Haka Race Holambra terá dupla de holandeses como favorita

Por Danilo Vivan - 06 Out 2017 - 09h49

Atletas se conheceram como comandantes de tanque de guerra ainda na Holanda

A cidade de Holambra estará bem representada na última etapa do circuito Haka Race de corrida de aventura, que será disputada em Holambra dia 28 de outubro. A dupla Holandês Voador, formada por Patrick de Block (morador da cidade) e Michael van de Burg e que corre na categoria Sport Master Dupla Masculina, é uma das mais competitivas do circuito e chega à etapa com chances de conquistar o título da temporada 2017. Como boa parte da população da cidade, ambos são um pouco brasileiros e um pouco holandeses. Nasceram na Holanda e se conheceram no exército do País, como comandantes de um tanque de guerra.

Holandeses Voadores no Haka Race

A paixão em comum pelo esporte levou de Block e Van den Burg a participarem juntos de provas de triathlon e de corrida. Quando se reencontraram no Brasil, resolveram participar de triathlon. Daí para as corridas de aventura e para o Haka Race foi uma questão de tempo.

Na temporada deste ano, a dupla possui dois primeiros lugares (nas etapas de Ubatuba e Itanhandu-MG) e um quinto lugar, em Itapetininga. Uma vitória em Holambra dá aos holandeses o título. Como eles vão lidar com a expectativa e a pressão de vencer ‘jogando em casa’?

Confira nesta entrevista com de Block:

Vocês nasceram ha Holanda? Estão há quantos anos no Brasil?
Nasci em Wieringerwerf (norte da Holanda) e estou no Brasil há 25 anos. O Michael é de Rotterdam e chegou no País há 9 anos. Nos conhecemos em 1990 quando servimos o exército holandês como comandantes de um tanque de guerra. Nessa época já fizemos muitos esportes juntos, como triátlon e corrida, etc. Aí, vim para o Brasil com minha família. O Michael conheceu uma brasileira em 2009 e emigrou para São Paulo. Começamos a fazer esporte juntos novamente, começando com triatlon e evoluimos para corridas de aventura.

A equipe, desde que começou a participar do Haka, tem sido muito competitiva. Como tem sido a trajetória do Holandês Voador?
Divido a participação do Haka em duas partes: antes e depois da cirurgia de hérnia de disco que tive em 2014. Antes, tivemos uma participação na etapa de São Francisco Xavier em 2014, com uma equipe formada por  Lorena Uberhausen, Bruno de Block (meu filho), Michael e eu. Terminamos em 2º lugar na categoria quarteto misto. Foi então que tive de passar pela cirurgia. Depois de recuperado, convidei o Michael a voltar a correr no circuito. Já na primeira prova em Passa Quatro (MG), no ano passado, ficamos em primeiro lugar. Sempre fazemos uma avaliação pós-prova para avaliar acertos e erros e melhorar na etapa seguinte. Este ano foram 2 vitorias (Ubatuba e Itanhandu-MG). Em Itapetininga, erramos na orientação em uma floresta, mas ainda assim conseguimos nos recuperar e chegar em 5º lugar.

Sentirão a pressão por disputar o título em sua cidade?
O fato que as outras duas equipes também podem levar o título (MataDentro e Recipalet, do Rio de Janeiro) traz uma pressão enorme, que pode ser prejudicial. O importante numa prova como essa é, além de estar em ótima condição física, manter a concentração e a calma na orientação, seguir a estratégia e saber lidar com o inesperado.

Quais as vantagens e desvantagens de correr em casa?
Como falei anteriormente tem uma pressão maior correndo na minha cidade. Corremos o risco de relaxar imaginando que teremos mais facilidade e acabar errando na orientação. A vantagem é ter a torcida a favor. Para mim, um fator extra de motivação é o fato de que meus dois filhos, Carlo (23) e Bruno (21) estarão na mesma prova, em outra categoria, mas com a mesma distância. Após a corrida, poderemos comparar os tempos.

Holambra é conhecida como uma cidade turística por conta das flores e de suas características holandesas. O que os atletas e amigos que irão à cidade podem esperar? Alguma dica de atração?
A cidade está de braços aberto para receber os atletas/amigos do Haka. O Portal da entrada e o Moinho de Holambra sempre impressiona e posso falar a mesma coisa em relação à própria cidade em si, com seus lagos, parques, paisagismo, construções e restaurantes, tudo em estilo holandês e da hospitalidade dos moradores. E, claro, os turistas poderão comprar plantas e flores de ótima qualidade para levar pra casa.

Haka Race
28 de outubro - Holambra
Largada às 09h - Centro de Exposições Moinho Povos Unidos

Categorias
Pró: 50 km
Sport: 35 km
Mini Race 15 km

Serviço
Haka Race 4ª etapa 2017
28.10.2017
Holambra (SP)
www.hakarace.com
Danilo  Vivan
Por Danilo Vivan
06 Out 2017 - 09h49 | geral | Corrida de Aventura
publicidade
publicidade
publicidade
publicidade
Cadastro
Cadastre seu email e receba as noticias automaticamente no seu email diariamente
Redes Sociais