Brasil Ride 2017 foi a mais equilibrada da história

Por Redação - 23 Out 2017 - 14h44

A oitava edição da Brasil Ride, encerrada neste sábado (21) como a mais equilibrada até agora, coroou os campeões das sete categorias - open, ladies, máster, grand máster, mista, nelore e corporativa -, além de duas camisas especiais para as melhores duplas de homens e mulheres das Américas. Se os 500 participantes dos sete dias de evento viveram mais uma etapa de suas vidas, o dia da decisão levou ainda outros 1.000 ciclistas às ruas e trilhas de Porto Seguro e região, que também puderam festejar o ciclismo e sentir o gosto de competir com os melhores mountain bikers do mundo.

Troféu Brasil Ride 2017

Na principal categoria, Henrique Avancini e o tcheco Jiri Novak fizeram bonito e levaram o título em uma disputa que só foi definida nos quilômetros finais da última etapa. Eles chegaram à sétima fase separados por apenas 21 segundos dos italianos Michele Casagrande e Fabian Rabensteiner, campeão de 2016. Quarto colocado em setembro no Mundial da Austrália, Avancini confirmou que está em sua melhor fase e Jiri escolheu a Brasil Ride para encerrar uma carreira vitoriosa.

A máster teve um resultado histórico. Bart Brentjens (HOL) e Abraão Azevedo conquistaram o penta, mas perderam uma invencibilidade de cinco anos em etapas. Foram superados em duas provas pelos tchecos Ondrej Fotjik e Robert Novotny, bicampeão da open em 2010/2011. Outra disputa que deu o que falar foi a mista, com o título dos norte-americanos Sonya Looney e Gordon Wadsworth, que bateram a parceria portuguesa Celina Carpinteiro e Valerio Ferreira

Na ladies, Raiza Goulão e Margot Moschetti (FRA) não tiveram adversárias e saíram invictas. Na grand máster, o título foi do argentino Pablo Rodriguez com o eslovaco Peter Vesel. Na nelore, Reginaldo Marques Moreira e Robson Mendes Magalhães triunfaram na categoria para ciclistas com mais de 95 kg, enquanto a corporativa foi vencida pelo trio Andre/Wagner/Rodrigo. Mario Veríssimo e Kennedi Sampaio e Ana Luisa Panini e Pilar Covalan, levaram o título de melhores homens e mulheres das Américas.

Altíssima performance - "Esse ano a Brasil Ride mostrou ser não apenas um grande desafio para todos os ciclistas, mas também que é uma competição de altíssima performance. Todas as categorias foram marcadas pela emoção e com disputas acirradas. Na open, por exemplo, tivemos cinco duplas vencedoras de etapas em sete corridas, com dias históricos. A Trek Selle San Marco e a equipe do Henrique Avancini e o tcheco Jiri Novak correram pelo título com um enredo perfeito para o cinema. Nem no exterior isso ocorre", avaliou Mario Roma, idealizador da Brasil Ride.

"Hoje, ganhar uma etapa da Brasil Ride é um feito grandioso. Ser campeão então, é algo como o Jiri Novak nos falou, uma condecoração da carreira. Ele aposentou-se aqui com chave de ouro. O ápice do ápice. Quando um atleta profissional como o Jiri, que disputou dezenas de maratonas e corridas por etapas ao redor do mundo, diz algo desse tipo, mostra que a principal ultramaratona de MTB chegou ao mais alto patamar de performance que poderia chegar", completou Roma.

Maratona dos Descobrimentos - Com a largada realizada 25 minutos após o início da etapa final da Brasil Ride, a Maratona dos Descobrimentos colocou mais 1.000 ciclistas para competirem nos mesmos 73,4 km que os melhores atletas de MTB do mundo estavam pedalando para definir a oitava edição da ultramaratona.

Com diversas categorias entre idades, os campeões no geral entre mulheres e homens foram os ciclistas Emiliana Mara Lopes e José Montoya, da Costa Rica, com os tempos de 3h50min45 e 3h03min45, respectivamente.

Campeões da oitava edição da Brasil Ride
Open :
 Henrique Avancini (BRA) / Jiri Novak (CZE)
Ladies : Raiza Goulão (BRA) / Margot Moschetti (FRA)
Master : Bart Brentjens (HOL) / Abraão Azevedo (BRA)
Duplas mistas : Sonya Looney (EUA) / Gordon Wadsworth (EUA)
Americas men : Mario Veríssimo (BRA) / Kennedi Sampaio (BRA)
Americas women : Ana Luisa Panini (BRA) / Pilar Bust (CHI)
Grand máster : Pablo Rodriguez (ARG) / Peter Vesel (SLO)
Nelore : Reginaldo Marques Moreira (BRA) / Robson Mendes Magalhães (BRA)
Corporativa : Andre/Wagner/Rodrigo (BRA)

Vencedores de cada etapa na open
Prólogo :
 Hans Becking (HOL) / Sebastian Fini (DIN)
Etapa 2 : Tiago Ferreira (POR) / José Silva (POR)
Etapa 3 : Henrique Avancini (BRA) / Jiri Novak (CHE)
Etapa 4 : Luis Leão Pinto (POR) / Soren Niessen (DIN)
Etapa 5 : Michele Casagrande (ITA) / Fabian Rabensteiner (ITA)
Etapa 6 : Henrique Avancini (BRA) / Jiri Novak (CHE)
Etapa 7 : Henrique Avancini (BRA) / Jiri Novak (CHE)

Serviço
Brasil Ride 2017
21.10.2017
Redação
Por Redação
23 Out 2017 - 14h44 | nordeste | Mountain Bike
publicidade
publicidade
publicidade
publicidade
Cadastro
Cadastre seu email e receba as noticias automaticamente no seu email diariamente
Redes Sociais