5ª Noite do Perrengue rastreada

Por Redação - 15 Mar 2017 - 10h52

Aconteceu neste fim de semana, 11 e 12/03/2017 a 5ª edição da Noite do Perrengue, prova válida pelo Campeonato Baiano de Corrida de Aventura, pelo RBCA e classificatória para a final do Brasileiro.

A prova teve sua largada e chegada no já conhecido de outras edições, Condominio Quintas Private em Sauipe/BA e pela primeira vez abriu vagas para quartetos, além de Duplas Mistas e Masculinas em pistas de 40km destinada aos menos experientes e de 100km para a turma mais preparada.

Ambas as pistas tiveram largada as 22:00h de bike num trecho pequeno que levava as equipes ao Rogaine, aliás este foi o grande diferencial desta edição e um componente que trouxe bastante adrenalina e disputa logo no inicio da prova.

Todos os quartetos e mais 15 duplas na pista de 100km foram monitoradas em tempo real pela SPOT Brasil, através dos aparelhos Spot Gen3, iniciando a parceria entre a CBCA e a SPOT Brasil que levará a mesma estrutura a 08 provas nacionais, sendo acompanhadas em tempo real.

Esta novidade também ajudou muito a organização na hora de resgatar as equipes desistentes e com problemas mecânicos identificando com rapidez e precisão sua localização, o Spot Gen3 permite que equipes com dificuldades acionem a organização para serem resgatadas.

Montada em um Campo de Golfe do Complexo de Hoteis da Costa do Sauípe, a pista de 6km tinha 13 PC's que poderiam ser alcançados de forma aleatória e que dependendo da estratégia de ataque poderia até duplicar a distância e o tempo previsto. A pista foi montada por Luis Agnaldo da Carcará, orientista experiente e teve um mapa bastante detalhado e com simbologia de orientação mas de fácil entendimento ao corredor de aventura menos habituado a este tipo de mapas.

O Quarteto Makaira foi a primeira equipe a completar o Rogaine e logo depois a dupla Bravus, outras seguiram praticamente com pouca diferença entre elas, vale destacar que nesta pista a Papaventuras Kids com o experiente Valmir Schneider correndo com sua filha Lavinia de 9 anos que iam fazer a prova de 40km já partiam para a bike no pelotão da frente.

Os que faziam a pista de 40km separava dos outros após uns 10km e no AT3 faziam um trekking de aproximadamente 4 km e 03 PC's e após uma travessia de balsa com as bikes no rio Sauipe, seguiam para um trecho de bike até a chegada no Condominio.

Na pista de 40km as equipes Gantua Sou+ (BA), seguida de Lebreiros Grenhold Aksa (SP) e Papaventuras Kids (RS) formaram o pódio nas duplas Mistas, na dupla masculina os três lugares do pódio foi tomado pelos mineiros da Advogados Aventureiros 1, 2 e 3.

Nos 100km o AT3 era mais longe e em outro caminho, antes de chegarem a Itanagra/BA as equipes mudavam de modalidade e encaravam um duro trekking de 14 km e 05 PC's com os quatro quartetos dominando a prova, Makaira (AL), Gantuá (BA), Krakatoa (RS) e Koru/AMS (SC-RS) que entraram para o trekking com pouca diferença, mas na saida a Krakatoa (RS) ja liderava com mais de 25 minutos para a segunda.

Nas duplas masculina a Bravus (BA) já se destacava e liderava com alguma folga a prova e na mista Kaaporas, Aventureiros do Agreste e Papaventuras feminina ja brigavam pelas primeiras posições.

Com um corte na chegada do remo marcado para 8:00h, quatro quartetos e quatro duplas conseguiram entrar na canoagem antes do corte, as duplas remavam por uns 8km descendo o rio Sauipe até foz, carregavam o caiaque por uns 300m e dali iam para a chegada num trekking de 3 km, a prova foi vencida pela equipe Bravus (BA), seguida da Caatinga Trekkers Resistere (BA) e Calangos (BA), já na Mista nenhuma passou do corte e chegaram de bike com a Papaventuras Feminina (RS) vencendo, seguida de Kaaporas (BA) e Aventureiros do Agreste (BA) em terceiro.

Nos quartetos a disputa se deu até o final na canoagem, dois atletas desciam o rio 5km até um certo ponto e os outros dois iam de trekking ao seu encontro, lá faziam a troca e voltavam até a entrada da canoagem onde pegavam as bikes e seguiam para a chegada.

Depois de uma boa disputa, a Krakatoa (RS) finalizou a prova em primeiro, seguida por Makaira (AL) e Koru/AMS (SC-RS) com a Gantuá (BA) chegando muito próximo em quarto lugar valorizando bastante a disputa em quartetos.

Como de costume as equipes foram recebidas no Condominio Quintas Private com com um revigorante café da manhã e logo depois foi feita a premiação com troféus, brindes da Kailash, Spot e Maisbike.

A organização ainda premiou com troféus de participação as quatro crianças que participaram da prova de 40km com seus pais e responsáveis, o Lucas (Raso), Alfredo (R2), Careca (Vidativa) e Lavinia (Papaventuras) levaram para casa uma lembrança da NP5 como reconhecimento a futura geração que se forma na prova.

A 5ª Noite do Perrengue contou com o patrocinio da Sudesb e Governo do Estado da Bahia, Cristal, Sindsaude, Academia Vidativa, Guebor/Toyota (Carro Oficial NP5), Kailash, Tia Sônia, Guaramix, Maisbike, BB Brindes, teve o apoio na segurança do C.O.E da Policia Civil do Estado da Bahia e do Quintas Private Residence.

Serviço
5ª Noite do Perrengue | 2017
11.03.2017
Costa do Sauípe (BA)
www.soumaisaventura.com.br
Redação
Por Redação
15 Mar 2017 - 10h52 | nordeste | Corrida de Aventura
publicidade
publicidade
publicidade
publicidade
Cadastro
Cadastre seu email e receba as noticias automaticamente no seu email diariamente
Redes Sociais