Sétima edição da Brasil Ride é lançada em Salvador

Por Redação - 11 Out 2016 - 07h27

A sétima edição da Brasil Ride, principal ultramaratona de Mountain Bike das Américas, marcada para 15 a 22 de outubro, com sedes em Arraial d'Ajuda, em Porto Seguro, e em Guaratinga, foi lançada na tarde desta segunda-feira (10), em evento realizado na Governadoria, no Centro Administrativo da Bahia, em Salvador. A solenidade contou com a participação do governador Rui Costa, do secretário de Trabalho, Emprego, Renda e Esporte (SETRE), Álvaro Gomes, e do fundador da competição, Mario Roma, de Andrea Roma e de Henrique Avancini, ciclista bicampeão brasileiro de MTB, os três representando a ultramaratona no evento.

© Carla Ornelas / GOVBA

"A Brasil Ride tem uma importância extraordinária, porque contará com 500 atletas de quase 30 países e no último dia um total de 1.500 ciclistas já que, além dos participantes dos sete dias da ultramaratona, há também mais 1.000 atletas na Maratona Brasil Ride. É uma das seis provas mais importantes do mundo no gênero", enaltece o secretário da SETRE, Álvaro Gomes. "Mas, ao meu ver, o principal resultado será estimular o esporte como fator de inclusão social e desenvolvimento humano", complementa o secretário.

"Além da movimentação da economia e fomento ao esporte, teremos também o aquecimento no turismo no Sul da Bahia durante o período da competição. Haverá, ainda, participação de ciclistas campeões mundiais, um campeão olímpico, campeões brasileiros, entre tantos outros", disse Álvaro Gomes, em referência a nomes como Tiago Ferreira (POR) e Roel Paulissen (BEL), campeões do mundo, Bart Bretjens (HOL), campeão olímpico de Atlanta 1996, e Isabella Lacerda e Halysson Ferreira, atuais campeões nacionais de Maratona MTB.

Fundador da Brasil Ride, Mario Roma conta o porquê de fazer a competição no estado baiano e o que muda com a troca de local, saindo da Chapada Diamantina para a Costa do Descobrimento. "A Bahia tem o tempero mágico do Brasil. É um estado que simboliza muito bem o País. Tem trilhas incríveis, clima fantástico e o calor do povo baiano. Tudo isso junto tem uma química que garantiu nos seis últimos anos realizarmos um dos maiores eventos do mundo no Brasil e nesta sétima edição não será diferente", avalia Roma. "Esta será a versão 2.0 da Brasil Ride. Tudo novo, para nós, os atletas e para as cidades-sedes, bem como para toda região. Muita gente pergunta se é mais fácil ou difícil, eu digo que o prato será diferente, mas a pimenta será a mesma", conclui Mario Roma.

Brasil Ride celebra parceria com a Bahia - Um dos principais responsáveis pelo sucesso e evolução da Brasil Ride, o estado da Bahia posiciona-se, cada vez mais como incentivador do ciclismo em suas diversas modalidades. No mountain bike, a realização pelo sétimo consecutivo da principal ultramaratona nas Américas, garante o desenvolvimento do MTB. Durante os sete dias, serão 538,8 km pedalados e cerca de 11.000 metros de altimetria acumulada

Por meio da SUDESB (Superintendência dos Desportos do Estado da Bahia) e da Bahiatursa (Superintendência de Fomento ao Turismo do Estado da Bahia), o Governo da Bahia se faz presente no evento. Com início e fim em Arraial d'Ajuda, a corrida transcorrerá ainda por Eunápolis, Itabela e Guaratinga, chegando a região de São João do Sul. Do município de Porto Seguro, quatro duplas locais tentarão fazer bonito na competição: na Open competirão Gilberto Santos e Daniel Costa, e Raoni de Micheli e Henrique Couto, na mista, Virgínia Setubal e Thiago Mendes, enquanto na Máster estarão em ação Cláudio Hackenhaar e Daniel Shnitzer.

"Tivemos para esta sétima edição 53 ciclistas do estado da Bahia inscritos na Brasil Ride. Ou seja, mais de 10% dos participantes são locais, algo muito significativo, que comprova a evolução do esporte no Estado", enaltece Mario Roma. "O lançamento do nosso evento nesta segunda-feira em Salvador, com a presença do governador Rui Costa, confirma a importância deste apoio que já dura sete anos. É uma satisfação realizar cada uma das edições convictos de que estamos contribuindo diretamente para o fomento do esporte e para o incentivo de novos atletas", complementa Mario.

Serviço
Brasil Ride 2016
15.10.2016
Redação
Por Redação
11 Out 2016 - 07h27 | nordeste | Mountain Bike
publicidade
publicidade
publicidade
publicidade
Cadastro
Cadastre seu email e receba as noticias automaticamente no seu email diariamente
Redes Sociais