Corrida do CT Gantuá abre o calendário de provas de aventura na Bahia e irá inovar nas regras

Por Redação - 27 Jan 2014 - 10h52

No dia 8 de fevereiro será realizada a segunda edição da Corrida do CT Gantuá de aventura. A prova que abre o calendário 2014 de eventos de aventura na Bahia, acontece na região da Reserva da Sapiranga, em Praia do Forte, no Litoral Norte da Bahia, uma linda área de Mata Atlântica com mar, rio, lagoa e cachoeira. A largada da Corrida do CT será na sede do Projeto Floresta Sustentável, um programa mantido pela Petrobras que é responsável pela preservação e manutenção de uma reserva de mata atlântica com 533 hectares.

Gantu�¡ CT
© Cassio Nagato

A Corrida do CT terá mais uma vez as categorias Light e Power para atender tanto os iniciantes quanto os veteranos e será nas modalidades trekking, mountain bike, canoagem e orientação com mapa e bússola.

A novidade deste ano é que a disputa será por tempo e os atletas poderão escolher o roteiro a fazer dentro do tempo estipulado para cada prova: a Light terá 2 horas e a Power terá 4 horas. Neste tempo os atletas escolhem os Postos de Controle (PC's) que irão passar, com isso, poderão decidir se vão praticar todas as modalidades ou se irão focar naquela que possuem mais aptidão.

Haverá uma zona de PC's de trekking, outra de canoagem e uma zona de PC's de mountain bike. A única modalidade obrigatória durante toda a prova é a orientação com mapa e bússola. Os PC's terão pontuação diferenciada a depender da exigência física e da dificuldade de navegação. Vence quem somar mais pontos dentro do tempo limite de prova. A Corrida do CT pode ser disputada em dupla masculina ou dupla mista/feminina.

Outra novidade é que este ano os atletas usarão um chip para registrar a passagem nos PC's. O sistema já é utilizado nas provas de corrida de orientação e agora estará disponível também na corrida de aventura, com a diferença de que cada atleta da dupla irá carregar o seu chip para garantir que o PC seja alcançado pelos dois atletas.

Corrida do CT
© Cassio Nagato

"O principal objetivo nessa inovação nas regras é possibilitar a participar de atletas que nunca fizeram uma corrida de aventura, pois além das duplas terem a chance de escolher os PC's, optando pelas modalidades, todos irão concluir a prova, mesmo que não consigam alcançar um determinado PC. Queremos atrair novos atletas para a corrida de aventura e uma prova que não exige tantos equipamentos e habilidade em várias modalidades, facilita a adesão de novos praticantes. A única regra que não vamos mudar é a necessidade de navegar para chegar nos PC's, pois o uso de mapa e bússola é a essência da corrida de aventura", disse Alan Pedreira, diretor técnico da Corrida do CT.

A facilidade para participar da prova tem atraído muita gente nova. Em 2013, a Corrida do CT teve a participação de 63 duplas. Para 2014 o número de vagas foi ampliado e a previsão é que as vagas se esgotem mais uma vez, com 75 duplas na disputa.

A Corrida do CT de corrida de aventura Gantuá conta com as parcerias da Cristal, Maxie, Tia Sônia, Red Bull, Hidro 2, Explorer, Marco Dórea Advogados Associados, Fio Restore, TAC Comercial de Alimentos, Projeto Floresta Sustentável, Federação Baiana de Corrida de Aventura e a cobertura do Adventuremag.

Aula de navegação para iniciantes
Para os que ainda não sabem navegar a Gantuá oferece um curso de orientação nos dias 1 e 2 de fevereiro, que será gratuito para os inscritos na Corrida do CT de corrida de aventura. O curso será na sede da Floresta Sustentável, que funciona na Reserva da Sapiranga, em Praia do Forte (BA).

Inscrições online
O prazo de inscrição na Corrida do CT 2014 encerra no dia 2 de fevereiro. A ficha é preenchida online no site da Gantuá (www.gantua.com.br) e o pagamento é feito pelo link do PagSeguro com boleto bancário, débito em conta ou cartão de crédito.

Mais informações no e-mail gantua@hotmail.com ou pelo telefone (71) 8388-2550/(71) 9710-2728 ou no site www.gantua.com.br

Valores
R$ 140,00 (a dupla) do dia 20 a 26 de janeiro
R$ 160,00 (a dupla) do dia 27 de janeiro a 2 de fevereiro

Serviço
Corrida do CT Gantuá 2014
08.02.2014
Praia do Forte (BA)
www.gantua.com.br
Redação
Por Redação
27 Jan 2014 - 10h52 | nordeste |
publicidade
publicidade
publicidade
publicidade
Cadastro
Cadastre seu email e receba as noticias automaticamente no seu email diariamente
Redes Sociais