Praia do Forte foi palco para mais de mil atletas no Running DAVENTURA 2012

Por Redação - 13 Jun 2012 - 18h08

Estradas de terra, trilhas, praias, areais e outros cenários exuberantes que compõem a Praia do Forte serviram de palco para a 4ª edição do Running DAVENTURA.

Além dos anfitriões baianos, aficionados pela combinação "esporte e natureza" vindos do Rio de Janeiro, São Paulo, Minas Gerais, Distrito Federal, Goiás, Pernambuco, Sergipe e Alagoas, e também atletas da Argentina e Espanha, participaram do evento.

A prova, regulamentada pela Federação Baiana de Atletismo foi organizada para todos os gostos e preparos físicos, e por isso contou com quatro percursos: 5km, 8km, 14km e ainda uma meia maratona, com 21km, novidade da edição deste ano.

A largada aconteceu na manhã do sábado, no Castelo Garcia D’Ávila, única fortificação com características medievais da América Latina. O mesmo local também foi o ponto de chegada para os corredores.

O cenário da corrida, entretanto, foi cambiante, para deleite dos competidores! O evento passou pela Reserva da Sapiranga, local de beleza singular, onde os resquícios de Mata Atlântica sobrevivem com o apoio do Projeto Floresta Sustentável. Nesse espaço natural, a fauna e a flora sempre enchem os olhos dos visitantes, e, especialmente a fauna reserva surpresas a quem ali passar: ao longo da reserva é possível se deparar com alguns habitantes da região, tais como: tamanduás, saguis e bichos-preguiça. Já nas proximidades do litoral, os atletas encontraram outro tipo de vegetação: restingas e coqueirais.

Running DAVENTURA - Fernando Maciel

As belas paisagens encontradas ao longo dos percursos do Running DAVENTURA 2012 foram motivo de desfrute dos atletas e também dos espectadores do evento; mas, em meio a essa diversidade, os diferentes tipos de terrenos naturais representaram um maior grau de dificuldade à corrida, o que tornou a prova ainda mais eletrizante e reservou surpresas nos resultados.

Uma dessas surpresas foi a vitória do soteropolitano Edson Barbosa da Silva, na modalidade de 21 km, masculino. Entre os homens participantes, muitos já tinham experiência com corridas em trilhas, mas foi o iniciante nesse tipo de prova quem roubou a cena e se consagrou campeão da meia maratona de natureza. Morador do Nordeste de Amaralina, Edson Barbosa é especializado em corridas no asfalto, mas conseguiu completar a aventura de 21km em 1h22m18s, tempo mais rápido dos 21 km entre homens e mulheres, e subir ao lugar mais alto do pódio.

Entre as mulheres, a convidada Fernanda Maciel chegou como favorita. Especialista e com um currículo de títulos internacionais nas ultramaratonas em montanhas de grande altitude, a mineira veio para a Bahia para uma espécie de treino de luxo e levou o troféu da prova. Fernanda completou o percurso em 1h46m18s, sete minutos à frente da segunda colocada, mas afirmou que nem tudo foi tão fácil assim. "Não estou acostumada com o calor e com a umidade. Isso foi o que mais dificultou. Costumo correr muito mais no frio. O ambiente aqui é totalmente diferente do que estou acostumada, mas adorei a prova", disse a atleta que vive na Espanha.

O evento ainda contou com a presença especial de Clayton Conservani. O jornalista da Rede Globo, conhecido pelas reportagens que misturam esporte e aventura (quadro Planeta Extremo do Fantástico), participou do evento junto à filha Gabriela de 16 anos e à esposa Carmem de Camargo. Gabriela e Carmen correram juntas na modalidade de 5km, enquanto Clayton trilhou os 21 km. Clayton realizou a prova em 01h56seg; Gabriela Conservani foi a campeã na categoria de 16 e 17 anos.

Running DAVENTURA 2012

Resultados
21km

Fernanda Maciel, 32 anos - 1h46min15seg
Edson Barbosa, 36 anos - 1h22min18seg

14km
Jairo Carvalho, 26 anos - 57min23seg
Miriam Santana, 29 anos - 1h07min40seg

8km
Helio Cassio, 27 anos - 27min52seg
Ludmila Santos, 28 anos - 43min05seg

5km
Masculino - Anaildo da Silva, 46 anos - 20min11seg
Feminino - Luana Pimentel, 28 anos - 26min04seg

A arena de largada do RD 2012 contou com uma programação especial de entretenimento e ócio. Nela, foram montadas diversas tendas das assessorias esportivas, dos clubes de corrida, academias e parceiros que abrilhantaram ainda mais o evento. A largada ainda foi marcada pelo vôo panorâmico do helicóptero da Millennium Inorganic Chemicals – patrocinadora master do evento – que ofereceu ao vencedor da promoção ''Millennium leva você para ver o RUNNING de um ângulo inesquecível'' a oportunidade de ver a corrida do alto!

Além disso, entre as atividades programadas e oferecidas pela arena estavam:

  • Slackline
  • Teatro de fantoche
  • Spa running com a parceria da Empresarial Quality
  • Oficina de desenho para confecção de brindes ecológicos
  • Loja de artesanato de produtos locais
  • Visita ao Castelo Garcia D’Ávila com condutor caracterizado de Garcia D’Ávila
  • Oficina de produção de mudas nativas da Mata Atlântica

Ações Socioambientais - Este ano, mais uma vez, a DAVENTURA contribuiu com ações socioambientais, já que, além de aumentar o turismo, o evento propõe gerar o desenvolvimento sustentável da região onde é realizado.
Entre as ações, destacaram-se:

  • Ação educativa de higienização bucal realizada pela dentista e corredora, Luciana Freitas, para 50 alunos da rede municipal de Mata de São João
  • Doação de livros de literatura infanto-juvenil por parte dos atletas para o Clube de Leitura Millennium, que atende aos distritos de Areias, Arembepe e Jauá, projeto realizado pela Millennium Inorganic Chemicals
  • Cortesia sustentável – todas as pessoas que foram contempladas com cortesias contribuíram com a preservação da Reserva da Sapiranga, adotando, pelo valor de R$ 8,00, uma muda de árvore nativa da Mata Atlântica. O plantio e monitoramento são feitos pelo projeto Floresta Sustentável, da Fundação Garcia D´Ávila, patrocinado pela Petrobrás.
  • Adoção voluntária - qualquer atleta pôde contribuir para a preservação do lugar que usufruiu no RUNNING DAVENTURA. A adoção foi voluntária e pôde ser feita no ato da inscrição, no valor de R$ 8,00 que foi integralmente repassado para o projeto Floresta Sustentável realizar a ação
  • Oficina de produção de mudas – no dia do evento, as crianças aprenderam como produzir uma muda de planta nativa da Mata Atlântica
  • Coleta seletiva e doação para reciclagem do lixo do evento para a CAEC (Cooperativa de Agentes Ecológicos de Canabrava)
  • Cortesia social – cortesias cedidas para atletas carentes do município de Mata de São João
  • Utilização de materiais e brindes ecológicos que substituíram parte do plástico por material orgânico como fibra de coco e madeira descartada.

 

Redação
Por Redação
13 Jun 2012 - 18h08 | nordeste |
publicidade
publicidade
publicidade
publicidade
Cadastro
Cadastre seu email e receba as noticias automaticamente no seu email diariamente
Redes Sociais