Pintor e pescador de Bombinhas quer o bi nos 100km da INDOMIT Costa Esmeralda

Por Redação - 14 Out 2016 - 16h33

Entre uma demão e outra de tinta nas casas e apartamentos de Bombinhas (SC), a pesca da tainha e as tarefas de casa, Giliard Altair Pinheiro encontra tempo para se dedicar aos treinos para os 100 quilômetros da edição 2016 da INDOMIT Costa Esmeralda, prova de corrida de montanha que acontece entre os próximos dias 28 a 30 em Bombinhas (SC) e Porto Belo (SC). Campeão da modalidade ano passado após mais de 10h de prova, ele se diz mais maduro e experiente para tentar o bicampeonato.

"Ano passado foi minha primeira prova de 100 quilômetros e não tinha ideia de como meu corpo ia reagir. Como o segundo colocado ficou para trás logo nos primeiros 40 quilômetros, pude seguir com calma", conta o atleta local que é heptacampeão da INDOMIT Bombinhas, prova de 42 quilômetros que acontece em agosto. "Largamos à meia noite e a madrugada passou rápido, mas quando amanheceu comecei a sentir sono e a ficar irritado", lembra Gili que pensou em fazer um pit-stop em casa para tomar um banho e despertar. "Também pensei em tomar um café na casa da minha mãe, mas desisti. Queria chegar logo".

foto: Adriane Carmignan

Apesar de se destacar nas provas de corrida de montanha, Giliard não é profissional e precisa dividir seu tempo com diversos trabalhos para complementar a renda. "Além de pintar as casas, também faço reboco e passo massa, tudo isso no intervalo entre um treino e outro nas praias e morros de Bombinhas e Porto Belo". E quando chega em casa ele também divide o tempo de descanso com a esposa, as filhas de seis e dez anos e um enteado. "Eles são meu incentivo e em alguns trechos da prova vão me encontrar. E se não os vejo fico até preocupado".

"Meu treinador monta os treinos de acordo com a rotina de trabalho. E acho que levo uma vantagem em relação a muita gente, pois passo o dia todo subindo e descendo escada, passando rolo de tinta nas paredes e preparando massa. O treino continua no trabalho", conta o ultramaratonista que leva de dez a 20 dias para pintar uma casa. Outra atividade do corredor é a pesca, principalmente entre maio e junho durante a temporada da tainha. "Também alugo guarda sol e cadeiras na praia para os turistas na temporada de verão", ressalta.

O "Rei de Bombinhas" costuma sair forte por já conhecer o percurso, mas dessa vez com algumas alterações no trajeto ele deve ser mais conservador. 'Incluíram um morro que eu não conheço e também não fui treinar por lá. Assim eu vou mais devagar e não me canso tanto no final", relata Giliard que terá alguns adversários fortes esse ano, entre eles Manuel Lago, diretor da primeira ultra trail de 100 km no Brasil, a IINDOMIT Costa Esmeralda 2014. "Ele é um cara resistente, não é rápido, então não posso bobear". Outro que promete dar trabalho é o atual campeão dos 100 km da INDOMIT Mendoza, o espanhol Jose Manuel Gasca Perez.

Há 20 anos correndo pelo Brasil e pelo mundo, Giliard elogia a INDOMIT Costa Esmeralda pela dedicação e preocupação com os corredores. "Diferente de muitas provas rústicas, a INDOMIT oferece conforto nos postos de abastecimento e segurança no percurso. Tem café, refrigerante, sopa e a gente pode até deixar com a organização um tênis e muda de roupa para trocar durante a corrida, sem precisar carregar na mochila".

Além da prova de 100 quilômetros, haverá ainda distâncias de 80, 50, 21, 12 e 5 quilômetros, essa última com parte da arrecadação sendo revertida para a ONG Oncoguia, que cuida de pacientes com câncer.

A INDOMIT Costa Esmeralda é uma organização e realização Bombinhas Adventure Runners e TMX, com chancela da International Trail Running Association e Hotel oficial Pousada Vila do Farol. A prova faz parte de um circuito internacional com etapas no Caribe (Venezuela, em janeiro de 2017), Pedra do Baú (São Bento do Sapucaí, em abril de 207), Bombinhas (Santa Catarina, em agosto de 2017) e Mendoza (Argentina, em maio de 2017).

Serviço
Costa da Esmeralda Indomit Ultra Trail 2016
29.10.2016
Bombinhas (SC)
www.indomit.com.br
Redação
Por Redação
14 Out 2016 - 16h33 | sul | Trail Running
publicidade
publicidade
publicidade
publicidade
Cadastro
Cadastre seu email e receba as noticias automaticamente no seu email diariamente
Redes Sociais