Manuel Lago e Ana Giovanelli são os grandes campeões do 12º Desafio Praias e Trilhas

Por Redação - 20 Out 2015 - 09h18

Duas maratonas em dois dias com temperaturas e clima completamente diferentes marcaram o 12º Desafio Praias e Trilhas, neste final de semana em Florianópolis, na prova que consagrou o carioca Manuel Lago e a curitibana Ana Giovanelli como grandes campeões. Essa foi a terceira vitória do ultramaratonista, enquanto Ana colocou fim a hegemonia de Débora Simas, que vinha de oito títulos consecutivos.

Vento forte, temperaturas amenas e trilhas encharcadas marcam a primeira etapa do Desafio Praias e Trilhas neste sábado, em Florianópolis. Porém, nem mesmo as condições atmosféricas foram capazes de reprimir os ultramaratonistas desta 12ª edição do evento na cidade. Após largarem na Caeira da Barra do Sul, os atletas enfrentaram os quilômetros inicias antes da primeira trilha.

Passando por Naufragados e Lagoinha do Leste, duas paradisíacas praias que só são acessíveis por trilha, os atletas passaram por Pântano do Sul, Solidão, Matadeiro e Armação, antes de entrar para o Morro das Pedras e ganhar a Praia do Campeche. Com uma boa faixa de areia pela frente, os corredores tiveram como principal adversário o vento sul, bem conhecido na Ilha de Santa Catarina. E mesmo com todas as dificuldades os corredores se superaram estabelecendo novos recordes para a primeira etapa da prova.

A primeira equipe a cruzar a linha de chegada foi o trio masculino da Tribo do Esporte, composto por Giancarlo, Douglas e Augusto. Os catarinenses completaram os 42km do primeiro dia em 3h45min, estabelecendo nova marca na etapa. Pouco depois, chegou o carioca Manuel Lago, em 3h55min. Pela primeira vez em todas as edições do Desafio Praias e Trilhas um competidor fechou o etapa inaugural abaixo de 4h. Entre as mulheres, Ana Giovaneli fechou em primeiro, abrindo mais de 20 minutos para a segunda colocada após cruzar os 42km em pouco mais de 5h09min.

A segunda etapa de 42km da ultramaratona foi realizada neste domingo. Diferente do sábado, o sol abriu e presenteou os atletas com um lindo dia na capital catarinense. A prova seguiu rumo ao Norte da Ilha, largando às 7h do mesmo ponto onde finalizaram a primeira etapa, na Praia da Joaquina, passando pelas dunas da Joaquina e pelas praias Mole, Barra da Lagoa, Moçambique, Santinho, Ingleses, Brava e Ponta das Canas, local da chegada.

Novamente abaixo de 4h, o trio masculino da Tribo do Esporte foi o primeiro a fechar o percurso, completando a etapa em 3h59min e o percurso total em 7h45min. E novamente Manuel Lago foi o mais rápido entre os atletas da categoria solo. O carioca superou todos os adversários e após 8h31min, somando os dois dias, comemorou o tricampeonato do Desafio Praias e Trilhas. Daniel Meyer foi o segundo e Juan Pablo Salazar o terceiro.

"Podem falar o que for, mas não tem prova igual a essa. Eu já viajei para muitos lugares, já fiz todos os tipos de percurso, mas esse daqui é imbatível. A energia daqui é incrível. Eu sempre venho para cá e digo que essa prova me renova. Obviamente que sou competitivo e que ganhar é bom, mas aqui o que vale é o todo. Na última edição eu prometi que ia voltar com vários alunos aqui (Manuel também é treinador), pois essa prova merece", disse o grande campeão.

E Manuel não só trouxe seus alunos como suas equipes mostraram grande performance, assim como o treinador. Na categoria Trio Feminino, as cariocas Cintia, Ana Claudia e Martina foram as grandes campeãs e no Trio Misto, título para Juan, Camila e Pablo, ambos da equipe ML Mix Run.

Entre as mulheres, após oito anos consecutivos de vitórias da catarinense Débora Simas, foi fez da paranaense Ana Giovanelli comemorar o título em Florianópolis. Em pouco menos de 11h, a curitibana confirmou sua ótima fase e venceu o 12º Desafio Praias e Trilhas. Maria Clara Hilmmannn ficou em segundo e Andrea Carloni foi a terceira.

"Eu já conhecia o percurso e tinha o objetivo de fazer uma boa prova. Vencer o Praias e Trilhas é uma superação. Estou muito feliz. Uma vitória como essa é única, faz bem para a autoestima do atleta. Espero voltar na próxima edição", comemorou a campeã.

Campeões do 12º Desafio Praias e Trilhas

Masculino: Manuel Lago (RJ)
Feminino: Ana Giovanelli (PR)
Trio Masculino: Giancarlo, Douglas e Augusto – Tribo do Esporte (SC)
Trio Feminino: Ana Claudia, Cintia e Martina - ML Mix Run (RJ)
Trio Misto: Juan, Camila e Pablo – ML Mix Run (RJ)

 

Serviço
Desafio Praias e Trilhas 2015
17.10.2015
Redação
Por Redação
20 Out 2015 - 09h18 | sul | Trail Running
publicidade
publicidade
publicidade
publicidade
Cadastro
Cadastre seu email e receba as noticias automaticamente no seu email diariamente
Redes Sociais