Veja como foi a abertura do Campeonato Catarinense de Corrida de Aventura 2015

Por Redação - 20 Mar 2015 - 16h16

No último fim de semana (14 e 15 de março) aconteceu a etapa de abertura da temporada do Campeonato Catarinense de Corrida de Aventura 2015. A prova aconteceu em Presidente Nereu, uma pequena cidade do Alto Vale do Itajaí com uma natureza generosa e paisagens maravilhosas, próprio para o esporte de aventura.

Esta etapa foi organizada pela Essa é Nossa Vida Corrida de Aventura/ Free Force Brasil e foram mais de 130 atletas inscritos de Santa Catarina, Rio Grande do Sul , Paraná e São Paulo. A categoria expedição teve percurso de aproximadamente 60 km com mouinta bike, trekking, canoagem, canyonning, natação, técnicas verticais e navegação com mapas e a categoria aventura, 30 km com mouinta bike, trekking e técnicas verticais.

Largada em Presidente Nereu durante a madrugada

A recepção dos atletas começou no sábado (14/03) às 16:00 horas e os participantes começaram a chegar em massa na base do evento montado no Recanto Olaria. Era visível a ansiedade pela prova do dia seguinte. Os atletas da categoria expedição em busca de uma grande aventura traçando suas estratégias nos mapas e os atletas da categoria aventura com sua curiosidade por saber o que os aguardava na manhã seguinte.

A base foi toda preparada para o conforto e a praticidade dos atletas, onde foi servido jantar, café da manhã e almoço. Também havia banheiros e chuveiros quentes e até um piscina para se refrescar. A maioria optou por acampar neste local, o que facilitou ainda mais sua logística.

Domingo, ainda escuro, às 4:30 da manhã foi dada a largada da categoria expedição com 60 atletas, iniciando com uma seção de 12,5km de bike onde as equipes tinham 3 opções de rota. A equipe Nossa Vida entrou na água para 13,5 km de canoagem em águas brancas do Indaial até o Theime com 6 minutos de vantagem do grande pelotão.

Rapel na cachoeira

"Uma pena que o rio estava com nível baixo, fazendo com que as equipes tivessem que sair do caiaque e carregá-lo por alguns metros nas corredeiras abaixo. Um mês atrás desci o rio num nível normal de água e ele é fantástico, muito divertido para uma Corrida de Aventura. Grande parte do rio é selvagem e não tem civilização alguma em certos trechos", explicou o organizador da prova Jonas Junckes.

Depois disso viria o AT2 com o Trekking de 15km voltando sentido rio acima por estradas rurais, caminhos, trilhas em meio a selva e também trechos de travessia a nado. Esse trekking havia muita navegação e estratégia pois haviam vários PCs facultativos valendo bônus no tempo final. Esse trecho foi a parte que praticamente definiu a prova.

Terminando o trekking , iniciava a segunda seção de Mountain Bike, onde havia duas rotas, uma de 12,5km sem PC bônus, e outra de 16km com 2 PCs bônus com um downhill em trilha alucinante, um canioning com natação para pegar outro PC Extra ao lado de uma cachoeira e logo após uma subida no sol escaldante de 32°C.

O próximo AT ficava 2km da chegada, porém havia um corte às 14 horas, onde metade das duplas não passaram e dos 8 quartetos somente um passou (Paz na Terra). Ali trocava para mais um trekking de 3 km, tendo no meio um rapel de 50m, muito bonito na Cascata São Francisco de Asis e ainda haviam mais 3 prismas com muita navegação para finalizar a prova. No último PC já se avistava as duas chaminés de tijolo a vista do Recanto Olaria, onde a alegria e o sentimento de realização e dever cumprido dos atletas veio à tona, tendo 11 equipes da Expedição fazendo esse percurso.

Troféus da etapa Essa é Nossa Vida, abertura do Campeonato Catarinense de Corrida de Aventura

Muitas equipes optaram por não ir em nenhum PC facultativo e tentar a sorte de nenhuma outra equipe passar o horário do corte ou também por estarem um pouco atrasadas. Outras tentaram pegar todos, mas se deram mal, pois pegaram o corte para a última perna da prova. A única equipe a pegar todos os PC's foi a dupla Nossa Vida onde acabou levando a prova terminando em 9:29 minutos. Descontando os bônus ficaram com apenas 5:43.

A segunda e terceira colocadas (Largatixa, do Rio Grande do Sul, e Chauá do Paraná, respectivamente) fizeram a estratégia de não pegar o PC 7 facultativo tendo diferença de apenas 1 minuto entre elas.

Dentre os quartetos a campeão foi a equipe Paz na Terra que usou a estratégia de deixar alguns facultativos e passar pelo corte finalizando a prova com 10:45. A segunda colocada Chivunk optou por pegar todos facultativos no trekking e acabou não passando pelo corte. A 3° colocada, RF Adventure, travou uma disputa bonita com a 4° colocada Couraça, ambas disputaram posições durante toda a prova e no trecho final a RF optou por ir somente até o PC 10 Facultativo e deixar o PC Extra e já a Couraça resolveu pegar os 2, onde esse último PC tomou-lhes muito tempo ficando atrás por apenas 22 minutos no tempo final.

Categoria Aventura - com largada às 8 da manhã, logo formou-se um grande pelotão de uns 15 atletas onde todos passaram reto da primeira bifurcação, mas logo se tocaram e voltaram para a rota certa. Fizeram a transição e foram para um trekking de 3km, onde se afastaram um dos outros por apenas 1 a 2 minutos de cada time.

A dupla masculina WB bike Shop (Rio do Sul-SC) se distanciou do pelotão e fez a transição com 14 minutos de diferença. Os atletas fizeram mais um trekking de 2km com um rapel no meio na bela Cachoeira São Francisco de Asis e foram logo para o abraço no Recanto Olaria. A segunda colocada foi a dupla Curupira de Jaraguá do Sul-SC e 3° colocada com Os Brother de Floripa.

Nas duplas Mistas foi uma disputa acirrada e quem levou a melhor foi a Bituin, de Rio do Sul. Segunda colocação com os gaúchos Corredores do Abaúna e 3° colocação com a Ecoadrenalina de Presidente Getúlio.

Alunos das escolas de Presidente Nereu

Quando os atletas da Corrida de Aventura estavam na competição foi a vez dos alunos das escolas de Presidente Nereu entrar em ação com uma corrida de 800m e um circuito de quase 5km de mountain bike. "A alegria nos olhos das crianças e adolescentes era uma imagem sem preço", falou uma mãe entusiasmada.

A biblioteca onde os alunos estudam, recebeu mais de 100 livros doados pelos atletas como ação social do evento.

A 1° etapa do Campeonato Catarinense de Corrida de Aventura foi realizada pela Essa É Nossa Vida e Expave, com parceria da Free Force Brasil, Diklatex, Recanto Olaria, Prefeitura Municipal de Presidente Nereu, Focca Jeans, SESI São José, Luciano Fotografias, Minas Outdoor, RBCA, CBCA, RBA (Rede de TV Bela Aliança), familiares, amigos e os atletas!

 

Serviço
Essa é Nossa Vida 2015
14.03.2015
Presidente Nereu (SC)
www.expedicaoeaventura.com.br
Redação
Por Redação
20 Mar 2015 - 16h16 | sul | Corrida de Aventura
publicidade
publicidade
publicidade
publicidade
Cadastro
Cadastre seu email e receba as noticias automaticamente no seu email diariamente
Redes Sociais