Corupá conheceu seus campeões da Corrida de Montanhas

Por Redação - 18 Fev 2015 - 10h21

Disputada nas categorias 5K, 12K, 23K e 42K, aconteceu no dia 07 de fevereiro a Corupá Extreme Marathon 2015. Na condição de primeira grande prova do ano da TRC Brasil e usada por alguns atletas da elite brasileira como preparação para provas de maior percurso e duração, os atletas que foram até a pequena cidade de Corupá no norte catarinense não se decepcionaram com o que encontraram: asfalto, trilhas single-track, pasto, travessia de rios, cachoeira, montanha e lama, muita lama graças à chuva que caiu na cidade na véspera da prova.

Contando com alguns dos principais atletas da modalidade, como Ana Giovanelli, Carlos Magno Cruz, Chico Santos, Giliard Altair Pinheiro, Leonardo Meira e Manuela Vilaseca, além do vencedor de 2014, Cleverson Luis Del Secchi, contou também com a campeã paraolímpica Ádria  dos Santos, atleta deficiente visual, medalhista em provas de pista e por mais de dez anos detentora do record mundial, que participou da prova de 5K.

© Luiz Fabiano / TRC Brasil
© Luiz Fabiano / TRC Brasil

"Essa prova é casca grossa mesmo", foi a declaração da atleta Ana Giovanelli, 2ª colocada nos 42k, ao terminar o percurso em 6h:10m de corrida. Ela considerou a prova muito técnica, difícil, escorregadia, obrigando o atleta a alternar força, equilíbrio e agilidade durante todo o trajeto; ingredientes que, segundo ela, confirmaram a prova como de alto nível de dificuldade. A vencedora da prova, Manuela Vilaseca, que fez o percurso em 5h:14m, (quase uma hora a menos que a segunda colocada), encarou a prova com "a cabeça muito boa e preparada para o pior", esta condição aliada a alimentação e hidratação certas permitiu que ela fizesse uma prova boa.

O grande vencedor, Giliard Altair Pinheiro fez o percurso de 42k em 04h:01m e concordou com a opinião da Ana Giovanelli, considerando a prova realmente casca grossa, como são as provas organizadas pela TRC-Brasil. O atleta de Bombinhas, cidade do litoral catarinense, disse que apesar de liderar boa parte do percurso, só venceu a prova nos últimos 2km, ultrapassando o atleta Chico Santos graças à sua facilidade em correr no terreno plano oferecido pelo paralelepípedo que reveste as ruas centrais da cidade.

Já o vencedor dos 42k em 2014, Cleverson Luis Del Secchi terminou esta edição em 4º lugar e teve que adiar o bicampeonato para 2016 por conta de uma contusão que quase o tirou da prova.

Quem estava muito feliz era o corupaense Lindonei Correa Müller, que terminou na segunda colocação os 5k, e a explicação para esta felicidade era simples, pois com esta classificação ele superou suas expectativas e conquistou o pódio já na primeira participação em corridas de montanha. Apesar de não contar com apoio financeiro de nenhuma empresa, Lindonei participa de aproximadamente duas provas por mês, sempre provas de rua.

Camile Beraldi, diretora de marketing da TRC informou que nesta edição, além das distâncias de 23k e 42k, foram incluídas duas categorias para incentivar os iniciantes, a dos 5k e dos 12k. "Foram provas de alto nível técnico, com muitos atletas de alto nível correndo", destaca Camile, que juntamente com o marido Ricardo Beraldi, encabeçam a organização do evento pela TRC Brasil.

Ela conta que diferentemente da maratona convencional, disputada em terreno linear e plano, a Corupá Extreme Marathon é realizada em subida e descida de montanha, chegando a atingir entre 1400 e 1600 metros de altitude em meio a trilhas, mata, rio e lama. Entre os diversos "participantes anônimos" estava o prefeito do município de Baurú-SP, Rodrigo Antonio de Agostinho Mendonça que, além de participar da prova dos 12k, veio tomar conhecimento da organização e analisar a possibilidade de levar uma etapa para sua cidade.

A próxima prova promovida pela TRC Brasil é a Araçatuba Mountain Festival que acontecerá nos dias 28 e 29 de março.

 

Serviço
Corupá Extreme Marathon 2015
07.02.2015
Corupá (SC)
www.trcbrasil.com
Redação
Por Redação
18 Fev 2015 - 10h21 | sul | Trail Running
publicidade
publicidade
publicidade
publicidade
Cadastro
Cadastre seu email e receba as noticias automaticamente no seu email diariamente
Redes Sociais