TRC Brasil 2015: informações sobre Corupá, Endurance Challenge Agulhas Negras e Mountain Festival

Por Wladimir Togumi - 02 Fev 2015 - 12h23

Fundada em 2012, a TRC Brasil surgiu com uma proposta diferente nas corridas de montanha. Desde o começo a empresa buscou explorar as montanhas mais altas da região, proporcionando um desafio mais técnico e exigente para os participantes, um formato bastante explorado em outros países. Em conversa com o Adventuremag, Ricardo "Tourinho" Beraldi fala também sobre o Endurance Challenge Ultra Trail Agulhas Negras, uma das provas mais esperadas do ano e os novos projetos de 2015.

Adventuremag - O que é a TRC Brasil? Uma empresa organizadora e um clube?
Ricardo "Tourinho" Beraldi - A idéia inicial da TRC Brasil era ser um clube de corredores de montanha, com uma base, benefícios, treinamentos,etc. Quando fizemos o primeiro evento todos os atletas nos pediam mais provas, mas não era nossa intenção. O negócio foi fluindo naturalmente e quando vimos estávamos totalmente envolvidos com a organização de eventos. Tivemos algumas experiência também com mídia impressa quando lançamos a Revista TRAILRUNNING, mas trabalhar com eventos requer muita dedicação e com as provas de alto nível técnico que organizamos fica difícil conciliar com outros negócios.

O calendário da TRC Brasil 2015 começa o ano em Corupá. Pode falar um pouco dos desafios que os participantes enfrentarão?
Corupá é um lugar especial. Muito mato, muita montanha, trilhas inexploradas mas acima de tudo um povo muito acolhedor. A região é muito úmida e mesmo em dias quentes e seco a lama é um obstáculo certo. Os percursos são bem pesados e possuem trilhas bastante técnicas mesclado com estradas de chão bem enlameadas.

Em 2014 tivemos 250 inscritos nos percursos de 23K e 42K. Para este ano temos 470 inscritos compercursos de 5K, 12K, 23K e 42K.

Na parte de segurança temos o apoio do Bananalama, maior encontro de trilheiros do mundo, que nos ajudam com cerca de 25 pessoas em motos, quadriciclos e jipe, além da nossa equipe de segurança com socorristas e enfermeiros. Ainda temos o apoio do Corpo de bombeiros com 3 ambulâncias e 12 Bombeiros Voluntários.

A estrutura da prova irá contar este ano com o Seminário, um lugar ímpar com uma estrutura gigantesca cravado entre as montanhas onde será a entrega de kit, feira, congresso técnico, premiação e jantar, que todos os inscritos tem direito. Na praça central serão as largadas que começam as 7:00. Este ano iremos ter correndo os melhores do Brasil: Chico Santos, Cleverson Dell Secchi, Giliard Pinheiro, Carlos Magno e Manuela Vilaseca.

Semin�¡rio de Corup�¡

E sobre o Endurance Challenge Agulhas Negras? Além da beleza do local, o que pode falar do que os atletas encontrarão no percurso?
O Endurance Challenge Ultra Trail Agulhas Negras veio para ser a principal prova anual em nosso país. Temos um local com estrutura para suportar até 2.500 atletas, muitas opções de restaurantes e diversos atrativos naturais de fácil acesso. A região de Visconde de Mauá é muito montanhosa o que favorece o esporte. A região é um grande pólo do Mountain Bike, Mountain Board e agora Trail Running.

Conseguimos criar percursos desafiadores onde os 10K e 21K serão de grande beleza, com trilhas rápidas e com um ótimo desnível em comparação as demais provas na mesma distância. O 50K terá uma dificuldade elevada, com muita trilha de serra, subidas longas e íngremes e travessias de rios. Esse será realmente um grande desafio aos atletas.

A principal prova do evento é o 80K, onde o principal atrativo é o Parque Nacional do Itatiaia. Os atletas irão enfrentar grandes travessias em trilhas técnicas e irão se surpreender com a parte alta do Parque, realmente o lugar é incrível. Neste percurso teremos 4.000m de desnível positivo. Mas o grande desafio será cumprir o percurso em 16 horas, que é o tempo limite.

Outro fator que chama a atenção são os valores das inscrições que estão sendo comercializados abaixo do preço de mercado.

Quanto pesa a responsabilidade de organizar uma prova integrante de um circuito de renome internacional?
A responsabilidade é imensa pois o evento já é um sucesso em diversos lugares do mundo. Mas esse é o nosso trabalho, somos 100% focados em eventos trail e já temos procedimentos que são muito semelhantes aos do Endurance Challenge. O fato de realizarmos diversas provas de alto nível técnico nesses últimos 4 anos nos deu essa credibilidade, mas claro, todo novo evento é um desafio e uma incógnita e vamos trabalhar redobrado e com uma equipe muito focada para que tudo saia como planejado.

E as novidades para 2015?
Nosso próximo evento será mais uma novidade no país. Iremos realizar o primeiro Mountain Festival do Brasil, o Araçatuba Mountain Festival. Será um final de semana com diversas atrações como Mostra de filmes, acampamento, campeonato de slackline, tobo-água e claro, o nosso mais clássico evento de trail, o Araçatuba Half Marathon.

O no dia 18 de Julho acontecerá a 3ª edição da Maratona dos Perdidos. Esse é o evento de maior carinho nosso, realmente um percurso de muita dificuldade e superação tanto para a organização quanto para os atletas. São aproximadamente 3.000m de desnível positivo em um percurso 100% trail!

 

Serviço
Endurance Challenge Ultra Trail Agulhas Negras 2015
21.05.2015
Visconde de Mauá, Resende (RJ)
endurancechallenge.com.br
Wladimir Togumi
Por Wladimir Togumi
02 Fev 2015 - 12h23 | sul | Trail Running
publicidade
publicidade
publicidade
publicidade
Cadastro
Cadastre seu email e receba as noticias automaticamente no seu email diariamente
Redes Sociais