Curta e Grossa - assim foi a 3ª etapa do Circuito Catarinense de Corrida de Aventura

Por Redação - 05 Jun 2014 - 08h08

O Campeonato Catarinense de Corrida de Aventura 2014 veio mesmo pra reerguer o esporte em Santa Catarina. A primeira etapa foi em Rio do Sul com uma prova dura por causa do extremo calor que fez na região em Fevereiro. Em abril foi a vez da estréia do grupo Ecorace, organizado em Guabiruba com uma prova muito técnica e com muita natureza passando pelo gigante Parque Nacional do Itajaí, onde os atletas adoraram o percurso. E no final de semana (Domingo,1 de junho de 2014) aconteceu a prova em Gaspar, organizado pelo grupo Essa é a Nossa Vida, com Jonas Junckes como diretor de prova. A prova foi "Curta e Grossa", mas com belas trilhas, córregos e Morros do Baú  e do Cachorro como paisagem.

Canyoning na 3ª etapa do Circuito Catarinense de Corrida de Aventura

Os aventureiros se alinharam às 6:35 da manhã no pórtico montado na Fundação Municipal de Esporte de Gaspar. Quando chegaram na Cascata Bem-bem os atletas se dividiram em dois, pois haviam duas categorias de percurso, uma pra iniciantes (Aventura) com 30km, e outra para atletas mais experientes (Expedição) com 42km onde havia as modalidades de trekking (caminhada/trote), Mountain bike, Canyonning (caminhada no leito do rio) e navegação com mapas de 1:50.000 e 1:20.000.

A categoria Aventura passou por trilhas antigas dos anos 70, single tracks, gasodutos, córregos e charcos de uma antiga arrozeira. Entre as duplas masculinas a disputa aconteceu durante toda a prova, finalizando com um sprint final alucinante, com a dupla Adventure Floripa levando a melhor vencendo por 1 segundo a Life Adventure Gigante Bike de Passo Fundo - RS com 3 horas e 57 minutos.

Na categoria Solo nesse percurso, também houve algo semelhante onde o atleta Joelso Cordeiro de Brusque venceu o atleta Jarbas Fisher de Pomerode por 1 segundo num sprint final terminando a prova com 4 horas e 58 minutos.

Já no percurso de 42 km, além da distância as dificuldades também eram maiores. Os atletas subiram por um córrego com pedras expostas, cachoeiras e uma cratera gigante feita pela natureza com avalanches de terra em 2008. Depois usaram uma trilha para pegar alguns pontos de controle numa plantação de palmeiras, onde tirar o olho do mapa era ficar perdido na certa, pois haviam encruzilhadas com até 5 entradas.

A primeira equipe a chegar foi o quarteto misto Audax, de Curitiba, com 9 horas e 2 minutos de prova. O capitão Fernando Marquete, relatou que foi uma prova bem técnica, muito legal e bonita por ter muitas trilhas na bike e no trekking, também a escalaminhada foi num local selvagem.

Em segundo lugar geral ficou a dupla masculina brusquense Da Limeira/Eco Race com Fabiano Zimermann e André Ristow.

A 4ª etapa do Campeonato Catarinense de Corrida de Aventura será organizada novamente pelo grupo Essa é a Nossa Vida em Pomerode no dia 27 de julho de 2014.

Para quem tem interesse em iniciar na modalidade entre em contato com Jonas Junckes (Profissional de Educação Física, técnico e treinador oficial da Confederação Brasileira de Orientação) pelo e-mail jonas.aventura@hotmail.com ou pelo telefone (47)8828-1898. Já tem agendado dois cursos de Navegação para Corrida de Aventura para os dias 22 de junho e 6 de julho.

Categoria Aventura
Dupla Masculina

1 - Adventure Floripa;
2 - Life Adventure Gigante Bike;
3 - Acara
4 - Bad Carneiros
5 - Os Pamonhas
6 - Desajustados
7 - Curupira
8 - Life Adventure Hotel Vila Vergueiro
9 - Os Últimos

Dupla Mista
1 - Papas-Junior
2 - Ecoadrenalina
3 - Leandro e Jackie
4 - Corpo Ativo
5 - Vida Ativa Power 

Solo
1 - Joelso Cordeiro
2 - Jarbas Fisher.
3 - Gabriel Sestrem

Daymon (Pronto Para)
Fabio Demétrio (Pada)

Categoria Expedição
Quarteto Misto

1 - Audax
2 - Vida Ativa 
3 - Kraft 
4 - Paz Na Terra 

- Chivunk
- Time Incompleto- Kraft 2

Dupla Masculina
1 - Da Limeira/Eco Race 
2 - Guartelá / EQUIPAFÁCIL

Corte
3 - Selva

Não Completou
- Keep Walking 
- Gralha Azul Expedições
- Trip Adventure 
- Gapianos 
- Guartelá 2

Dupla Mista
1- Chauá
2- Azimultimissão

Corte
3- Sananduva Team 
4-Canela Pro

Serviço
Camp. Catarinense de Corrida de Aventura 2014 - 3ª etapa
31.05.2014
Redação
Por Redação
05 Jun 2014 - 08h08 | sul |
publicidade
publicidade
publicidade
publicidade
Cadastro
Cadastre seu email e receba as noticias automaticamente no seu email diariamente
Redes Sociais