Penyagolosa Trails HG se prepara para viver um edição histórica com o 2018 Trail World Championship

Por Redação - 19 Mar 2018 - 19h12

A Penyagolosa Trails HG viverá uma edição histórica com a organização do Trail World Championship 2018. Os melhores corredores do mundo se encontrarão entre os dias 10 e 13 de maio na província de Castellón. Além desta prova principal, a Penyagolosa Trails terá também as corridas MiM (60 quilômetros) e a CSP (108 quilômetros).

penyagolosa-AndresNunez-Borriol.jpg

O Campeonato do Mundo segue a linha aproximada da edição de Badi Prataglia e as anteriores de Annecy e Peneda-Gêres. Consistirá numa prova de resistência em regime de auto-suficiência com saída em Castellón, ao nível do mar e chegada em Sant Joan de Penyagolosa, a 1.280m. Os competidores deverão completar 85 quilômetros e 5.000m de desnível acumulado, atravessando as localidades de Castellón, Borriol, Vilafamés, Les Useres, Atzeneta, Benafigos, Xodos, Villahermosa e Vistabella.

penyagolosa-andesNunez-lastracestudio2.jpg
penyagolosa-AndresNunez-CSP-2017.jpg

 

Esta é uma competição homologada pela IAU juntamente com a ITRA e co-organizada pelo Comitê Organizador Local (Penyagolosa Trail HG) e a RFEA (Real Federação Espanhola de Atletismo).

História da prova - A Penyagolosa Trail se iniciou nos anos 50 quando um grupo de montanhistas e excursionistas locais decidiram reproduzir a tradição de se chegar ao santuário de Sant Joan de Penyagolosa a partir de Castellón. Esse objetivo, somado ao trabalho de recuperação de trilhas e caminhos milenares, teve como resultado o Sender da la Lluna Plena, GR-33, que une Castellón com o pico a 1814m.

penyagolosa-DavidGil-SantJoandePenyagolosa.jpg

Nos anos 90 passou de uma caminhada de 2 dias para apenas 1 dia, o que levou ao nascimento da Pujada a Peu Castelló-Sant Joan de Penyagolosa. Daí surgiu em 1998 a MiM (Marató y Mitja - 63 Km).

Em 2013 nasceu a Penyagolosa Trail para representar sob uma mesma marca as duas corridas de montanha mais importantes da província de Castellón: Mim e CSP. Neste ano a Mim completa 20 anos e a CSP, 7 anos.

A CSP foi o Campeonato Espanhol FEDME de Ultratrail em 2013 e 2014. A corrida passou a fazer parte da Spain Ultra Cup em 2016 e do Ultra-Trail World Tour em 2017. Este ano a prova será também classificatória para a Western States Endurance Run.

penyagolosa-JOSEMIGUELMUnOZ.jpg

 

Serviço
Penyagolosa Trail HG | 2018 Trail World Championships
12.05.2018
Penyagolosa (Valencian Community)
penyagolosatrails.com
Redação
Por Redação
19 Mar 2018 - 19h12 | geral | Trail Running
publicidade
publicidade
publicidade
publicidade
Cadastro
Cadastre seu email e receba as noticias automaticamente no seu email diariamente
Redes Sociais