Viagem no tempo: e se você pudesse enviar uma dica para si mesmo antes de sua primeira corrida de aventura?

Por Wladimir Togumi - 13 Dez 2017 - 16h14
Corrida de Aventura

Em 2018 a Corrida de Aventura completa 20 anos em terras brasileiras. Foi em outubro de 1998 que alguns atletas - muitos sem idéia do que iria encarar pela frente - se reuniram em trios e desbravaram os 220 quilômetros da Expedição Mata Atlântica entre Paraibuna e Ilhabela.

Nesse meio tempo o mercado cresceu, surgiram provas médias e curtas em todo país, circuitos regionais e nacionais foram organizados, os equipamentos foram melhorando e novos apaixonados pelo esporte foram surgindo. E esses apaixonados também evoluiram fisicamente e estrategicamente. Com o passar dos anos, a experiência de ter enfrentados as mais diferentes situações os ensinaram a ser melhores corredores de aventura.

20 anos de corrida de aventura

E se eles pudessem usar essa experiência de quase 20 anos (nem todos estiveram na primeira competição) em sua primeira corrida de aventura?

Foi com essa idéia na cabeça que enviei para alguns dos mais experiêntes corredores do Brasil e do mundo a seguinte pergunta:
"Se você pudesse mandar uma mensagem para você mesmo, antes de sua primeira corrida de aventura, com alguma dica ou recomendação, qual seria o conteúdo?"

Veja abaixo algumas respostas. E você, qual seria sua dica?

Nathan Fa'avae

Nathan Fa'avae
Eu acredito que as equipes largam muito rápido e não se observam muito no primeiro dia, então minha dica para as pessoas é sempre "comece devagar, você sempre pode aumentar a velocidade. Mas se você começar rápido, você poderá apenas ficar mais lento."

 

 

Rafael Campos

Rafael Campos
"Uma dica que eu daria seria conter a ansiedade antes da largada. Ela consome uma energia que é importante ser usada ao longo da prova. Nas largadas, tentar sorrir mais e ficar mais relaxado, principalmente nas provas longas.

Outra dica que me daria seria de cuidar bem dos pés antes, passando em podólogo para deixa-lo limpinho. Em 18 anos de prova tive poucos problemas com bolhas nos pés, mas no inicio eu andava muito descalço e minha sola do pé por muitos anos sempre foi muito grossa, pois acreditava ser melhor para prevenir bolhas.
Nos últimos 7 ou 8 anos tenho ido a uma podóloga 2 ou 3 semanas antes de prova, e desde então passei a não ter nenhum a bolha nos pés (além de meias e tênis adequados)."

 

 

Guilherme Pahl

Guilherme Pahl

  • Quando experimentar a Corrida de Aventura, deixe as escolhas fáceis em casa e viva fora da sua zona de conforto. Não tenha medo de errar pois a maior recompensa do corredor de aventura é o aprendizado.
  • Você perceberá o tempo diferentemente e vai criar estratégias para tentar ganhar tempo. Vai procurar eficiência em todos os momentos para não perder tempo e ainda precisará se planejar para não desperdiçar este tempo.
  • Por melhor que seja o seu planejamento, a sua única certeza numa CA é de que você vai enfrentar imprevistos. Uma pane mecânica, uma ameaça à saúde de um dos integrantes da equipe ou um erro de logística podem te tirar da prova. Mas enfrentar com dignidade os imprevistos é o que te trará de volta.
  • Compartilhe suas forças e fraquezas com seus parceiros de equipe. Fale. Escute. Ofereça ajuda. Aceite ajuda. Peça ajuda.
  • Quando experimentar a CA não busque o 1º lugar ou a medalha de ouro. A cada competição procure ter uma performance memorável, prque toda vez que nós nos pusermos à prova, o esporte sempre dará uma oportunidade igual para todos de fazer desta experiência uma marca pessoal. E independente do ranking ou do número de curtidas nas redes sociais, este será um dia do qual você vai se lembrar para o resto da sua vida. Só depende da sua motivação.

 

 

Brbara Bomfim

Bárbara Bomfim

  • Tenha muita paciência, a prova é longa mas uma hora termina;
  • Sono é passageiro: se distraia conversando com seus parceiros - eles devem ser legais;
  • Ajude seus companheiros e também aceite ajuda - isso pode ajudar e muito toda a equipe!;
  • Cuide dos seus pés: use meias novas e tênis confortáveis;
  • Coma e hidrate-se constantemente - mesmo se a água estiver quente, faz parte da aventura;
  • Tire fotos! 

 

Gabriela de Carvalho

Gabriela de Carvalho
"Acho que seria sobre cuidados com os pés, para evitar bolhas e evitar inchaço. Acho que na época era o principal problema dos atletas.
E também sobre equipamentos. Não existia tanta tecnologia na época que comecei, mas outra dica seria evitar carregar peso desnecessario e não usar tecidos/ meias de algodão."

 

Tessa Roorda

Tessa Roorda
"Um dos grandes desafios da corrida de aventura é montar uma equipe que funcione. Para isso, amigos e familiares podem nem sempre ser uma boa escolha... O melhor jeito de se encontrar bons parceiros e evitar conflitos desnecessários é sendo sincera com você mesma sobre os seus objetivos nesse esporte. Você quer apenas se divertir, testar seus limites ou brigar por uma boa colocação? A resposta não é simples, já que você só vai descobrir isso depois de sentir na pele as dores e alegrias de algumas provas, mas ela é geralmente mais uma coisa do que outras. Esse processo pode ser mais lento e complicado do que você tinha imaginado, mas ele certamente valerá a pena, pois quando estiver correndo com uma boa equipe você finalmente descobrirá que a verdadeira aventura foi a busca de uma melhor parceira dentro de você mesma.

 

Caco Fonseca

Caco Fonseca
Dividiria em 4 pontos importantes da primeira corrida de aventura:

  • Cuidado com a hidratação, suplementação e alimentação, porque são muitas horas de atividade e se o corpo não tiver hidratado e nutrido (combustível) a equipe não vai para frente. Falo em equipe porque todos tem que tomar cuidado e às vezes um da equipe olhando pelos outros nesse quesito, se um da equipe sofre uma hipoglicemia (baixa de glicose no sangue) a equipe é comprometida.
  • A navegação é importante, mas não um fator limitador em prova. Tem que ter os conceitos básicos na navegação com carta e bussola o restante é pratica. E aprender com os erros e acertos. A equipe vai ficar perdida. Aprenda com o erro para não repetir.
  • O condicionamento físico da equipe iniciante se adequa ao mais lento da equipe. Dê uma ajuda e siga para a frente. Corrida de aventura suporta todos condicionamentos físicos, pois se a equipe não consegue correr, caminha!!! Se não consegue subir pedalando, empurra!!! E na próxima prova treina mais e vai evoluir com o tempo... e claro procure um profissional de Educação Física para orientar.
  • Equipamentos tem diversos níveis, do ruim ao excelente.. o diferencial é o valor. Não precisa do melhor para começar , mas conforme vai gostando da modalidade a tendência é melhorar o equipamento, mas isso é com o tempo.

 

Jos Pupo

José Pupo
"Opte pelo simples. Leve consigo apenas o considerado essencial, e faça todas as opções de rota mais seguras, com mais referências no mapa. Dê preferência para a orientação no caminho certo ao invés da velocidade".

 

Mikael Lidnord

Mikael Lidnord
"Relaxe. Vai demorar. E aproveite sua jornada."

Wladimir Togumi
Por Wladimir Togumi
13 Dez 2017 - 16h14 | geral | Corrida de Aventura
publicidade
publicidade
publicidade
publicidade
Cadastro
Cadastre seu email e receba as noticias automaticamente no seu email diariamente