Não confie nos trail e ultra runners

Por redação - 07 Nov 2017 - 13h04

Texto publicado originalmente no site Lift Heavy Run Long
Tradução livre do texto Trail & Ultra Liars, um crônica sobre os trail runners. Algumas situações envolvem o sistema de medida americano, diferente do métrico, utilizado no Brasil e decidi manter os formatos do texto original.

------------------------------------

"Você deveria ter vergonha de si mesmo. Você realmente deveria ter.

Se você é um trail e ultra runner, você não pode ser confiável.

Não sou um expert, mas estive em algumas corridas para saber que embora a maioria dos corredores de trilha serem boas pessoas... TODAS mentem para você.

Quero passar alguns fatos do Trail & Ultra Running. Eu sou um grande incentivador do trail running como hobby, mas gostaria de passar uma idéia do que você pode esperar.

Em primeiro lugar, uma corrida em trilha "vendida" para você como 10Km terá uma variação de 7 a 15 milhas; 25Km pode ser tão longa como uma maratona; 50Km é apenas um chute e qualquer coisa acima de 50 milhas é apenas um número arbitrário que não tem qualquer relação com a distância.

Ultra Liers

Não há um corredor de trilha americano que entende o sistema métrico. Os corredores de trilha falam em quilômetros para tentar confundí-lo e convencê-lo a correr com eles. A distância não significa nada para eles. Eles planejam correr até morrer ou até quando precisarem estar no trabalho, o que vier primeiro.

Se um trail runner te falar, "Está quase chegando", será uma grande mentira. Você nunca "estará chegando", porque essas pessoas correr sem parar... não há fim. No asfalto, o ritmo em relação à distância percorrida dará uma idéia de quantos minutos você correrá (ex: 45 minutos ou 2 horas). Na comunidade trail running as corridas são medidas por periodos do dia (ex: maior parte da manhã, metade do dia, final da tarde). Que horas do dia você vai terminar uma corrida geralmente é arredondado para o próximo nascer ou pôr-do-sol.

Se você tiver a sorte de correr ao lado de um trail runner honesto o suficiente para te avisar, com antecedência, que você precisará de uma lanterna... leve-a. Os corredores de trilha não são apegados à realidade quando se fala em "segurança". Eles acham que duas lanternas de cabeça com um jogo de pilhas é o suficiente. Eles acreditam que dois corredores compartilhando uma lanterna, em terreno irregular, na beira de um rio ou penhasco, está perfeitamente seguro. Eles acham que todos nós temos algum tipo de instinto interno que nos permite prever o terreno à frente, como o Predador ou algo parecido. Eu não tenho esse poder.

Estória verdadeira. Uma vez um corredor me disse que levaria as lanternas para uma corrida noturna. Quando as colocamos na cabeça (headlamps), a minha não tinha pilhas. Eu lhe disse "minha lanterna não liga." Ele olhou direto nos meus olhos e disse, "a minha funciona e você planeja ficar bem próximo, não?" WTF. Desconsiderando algumas noites passadas na cadeia ou na reabilitação, essa foi a pior da minha vida.

Um posto de reabastecimento que está "logo depois da curva" é mentira. Depois da curva existem apenas mais curvas e mais trilhas... nunca acaba. Acreditar que há algum tipo de alívio à frente é uma ferramenta que os corredores de trilha utilizam para que possam te fazer correr algumas milhas a mais de masoquismo enquanto sofre. Fui convencido a correr algumas milhas a mais na esperança de encontrar um cara chamado "Carl". Carl é uma pessoa, que nunca encontrei, que iria dar carona de volta para meu carro, o que me fez correr mais cinco ou seis milhas extras. Quando perguntei, "Quem é Carl? E como sei que Carl estará lá?"a resposta foi, "Não se preocupe, Carl está sempre lá. Ele está estacionado no final da trilha."

Todos os viciados em trilhas conhecem um Carl.

Os corredores de trilha arriscam suas vidas para correr ao lado de desconhecidos que podem ter um Gu, jelly beans ou algum tipo de comida, mesmo que isso signifique correr mais 5 milhas. Não estou acostumado com isso, eu não saio do sofá ao menos que tenha uma cama por perto. Eu prefiro segurança e certeza. "Larry provavelmente estará lá. Ele terá um Honeystinger ou algo parecido."

"O quê? Quem diabos é Larry?"

No mês passado cruzei com uma amiga nas 18 milhas de uma corrida de 50 quilômetros. Enquanto cruzávamos em direções opostas, e eu estava preocupado se era possivel meu quadril se partir em dois e cair do meu corpo, nos reconhecemos. Após nos cumprimentarmos, e eu mencionar que achava que estava morrendo de desidratação, ela me perguntou "Estamos pensando em participar das 100 milhas ano que vem, está interessado?" (Quem pergunta uma coisa dessas? Ainda mais num momento como esse?).

Mas não esqueça essa frase: "Você está muito bem!" Essas palavras são ditas para os corredores de trilha momentos antes deles entrarem em colapso e cairem mortos. Na época da faculdade alguns amigos dirigiram até o México e compraram um pouco de Quaaludes (espécie de droga sintética). Vi alguns deles no final de semana em uma festa que pedia para cada pessoa levar duas garrafas de Mad Dog 20/20 (vinho com diversos sabores diferentes). Meu amigo Peter passou a maior parte da noite andando em um ângulo de 45 graus, usando apenas as paredes para se manter em pé. Seu movimento para a frente combinado com a mistura de Mad Dog e sedativos o lançou pelas mesmas quatro paredes por pelo menos quatro horas. Tinha certeza que ele estaria caido de costas pela manhã. Eles essencialmente parecia com todo corredor de trilha após 3/4 de uma ultra pelas montanhas. Se fosse uma festa de trail runners, cada pessoa que passasse por Peter, apesar de seu rosto não ter mais cor, e cada passo pode ser o último, diria repetidamente... "Vamos, continue! Você está muito bem. Está quase lá."

Não ache que estou exagerando. Você deveria se envergonhar.

Neste final de semana eu e minha esposa fomos para um evento. Eu precisava acumular algumas milhas a mais após o evento por questões de treino. Perguntei a um amigo por indicações, já que não conhecia o lugar. Ele me falou de uma trilha aberta que seguia as margens de um lago de águas calmas. Pelo que eu saiba, a maioria dos corpos d´água são geralmente muito planos. Para minha surpresa, ele me mandou para uma trilha fechada que logo se transformou em uma região de pântano até me levar a uma escadaria de pedras sem fim. No topo seguia um caminho interminável de subidas e descidas que me levou a apenas mais trilhas e me deixou com nada além de músculos doloridos ... e um desejo honesto de nunca mais falar com o meu amigo novamente.

Ao voltar, minha esposa me disse que todos estavam preocupados comigo. Tinha apenas uma pergunta, "Se sabiam que o caminho era tão ruim, porque diabos me mandaram para lá?"

A razão? Porque eles também queriam correr algumas milhas a mais e acharam que formar um equipe de "busca e resgate" seria divertido.

E digo novamente. Eles não são confiáveis.

Enquanto "lambia minhas feridas", outro "amigo" disse que gostaria que eu fosse correr com um grupo. Dizia que queria "me mostrar alguns locais menos conhecidos do parque". Recusei rapidamente. Esse locais são "menos conhecidos" porque as pessoas não são loucas o suficiente para conhecê-los e não são "abertos" provavelmente porque são dificeis de chegar e inseguros.

"Te mostrar locais menos conhecidos do parque"
Tradução: "Quero te ver morrer lentamente, dolorosamente e legalmente."

Nunca confie num Trail & Ultra Runner se for algo relacionado à trilha ou corrida.

Encontre uma trilha e divirta-se hoje.

Peace, Love, and all things Beef related,
Beefcake"

redação
Por redação
07 Nov 2017 - 13h04 | geral | Trail Running
publicidade
publicidade
publicidade
publicidade
Cadastro
Cadastre seu email e receba as noticias automaticamente no seu email diariamente
Redes Sociais