CBAt filia-se à IAU, WMRA e ITRA e busca normatizar as corridas de montanha, trilha e ultramaratona no Brasil. Leia nota oficial.

Por Redação - 01 Jun 2017 - 17h57

A CBAt - Confederação Brasileira de Atletismo - , informa em nota oficial que se filiou à IAU- Associação Internacional de Ultramaratonistas, WMRA - Associação Mundial de Corredores de Montanha e ITRA - Associação Internacional de Corredores de Trilha.

bat_itra_wmra_aiu.png

Leia a Nota Oficial Nº 62/2017 abaixo:

I. Corridas de Montanha, Trilha e Ultramaratona

Considerando que a CBAt passou a ser a única entidade brasileira reconhecida pelas entidades internacionais que regem os segmentos do Atletismo de Corrida em Montanha, Trilha (Trail) e Ultramaratona no país, e que tais segmentos estão regidos pelas Regras Oficiais de Competição da IAAF, comunica-se que a CBAt se filiou a IAU – Associação Internacional de Ultramaratonistas, WMRA – Associação Mundial de Corredores de Montanha e ITRA – Associação Internacional de Corredores de Trilha.

Em função do exposto acima e para que a Confederação tenha uma maior proximidade com praticantes dessas modalidades do Atletismo, sejam, corredores, treinadores e demais profissionais, bem como com organizadores de eventos, a CBAt comunica que os profissionais abaixo serão os consultores junto à comunidade atlética dos segmentos indicados:

- Sidney Togumi – Corridas em Montanha e Trilha – sidney@cbat.org.br

- Oscar Prisco – Corridas de Ultramaratona – oscar@cbat.org.br

Os profissionais acima, devem nortear as ações da CBAt baseados nos pilares abaixo:

1. Alinhamento das ações com as instituições internacionais (IAU,WRMA e ITRA).

2. Normatização dos eventos nacionais.

3. Registros de equipes/clubes, atletas, treinadores e demais profissionais.

4. Organização do sistema nacional de classificação de atletas.

5. Processo de seleção e composição de delegações.

Em caso de dúvidas, deve ser feito contato com o Departamento de Alto Rendimento através do e-mail cbat@cbat.org.br.

II. Registros de Atletas e demais Profissionais

Comunica-se que atletas praticantes de Corridas em Montanha, Trilha e Ultramaratona já podem efetuar cadastro na CBAt, acessando a página de formulários no site da entidade e encaminhando o formulário através da Federação Estadual de Atletismo do seu estado de residência.

Para efetuar o registro, os interessados devem acessar a página de formulário no site www.cbat.org.br/formulários, escolher o estado em que o registro será vinculado, preencher, imprimir e assinar o formulário, anexar uma fotocópia da carteira de identidade e uma foto 3x4 e entregar o formulário na respectiva Federação Estadual de Atletismo que fará o

encaminhamento para a CBAt, juntamente com o valor da respectiva taxa de registro. Praticantes da Ultramaratona deverão realizar cadastro de Corredores de Rua.

Treinadores, médicos, fisioterapeutas, massoterapeutas, psicólogos, nutricionistas e fisiologistas que atuam nos segmentos acima, igualmente podem efetuar registro na Confederação.

Em caso de dúvidas, deve ser feito contato com o Departamento Técnico através do e-mail cbat@cbat.org.br.

III. Normatização de Eventos de Corridas de Montanha, Trilha e Ultramaratona

Um próximo passo será dado junto a organizadores e promotores de eventos de Corridas de Montanha, Trilha e Ultramaratona, afim de oficializar eventos na CBAt e federações Estaduais de Atletismo, dentro do mesmo protocolo já estabelecido para Corridas de Rua, observadas as particularidades de cada evento.

Redação
Por Redação
01 Jun 2017 - 17h57 | geral | Trail Running
publicidade
publicidade
publicidade
publicidade
Cadastro
Cadastre seu email e receba as noticias automaticamente no seu email diariamente
Redes Sociais