Desafio El Cainejo dá início ao circuito Alpinultras 2017

Por Sergio Mayayo - 26 Mai 2017 - 17h10

Em seguida acontecerá a Ultra Trail Valls d´Aneu (29 Jul) e Ultra Canfranc Canfranc (10 Set) nos Pirineos, antes de finalizar com a Ultra Trail Scotland FYA na Ilha de Arran (07 Out).

Este fim de semana inicia o Circuito Alpinutras 2017, segunda edição da competição dedicadas a promover as grandes travessias de fundo em alta montanha. Novamente se mantém os três eixos do projeto Alpinultras, onde o selo atua como denominador comum de sete travessias de alta montanha alpinas, enquanto o circuito se amplia da Espanha ao Reino Unido para somar quatro provas muito exigentes. Além disso, no verão acontecerão os primeiros passos de dois centros permanentes Alpinultras nos povoados de montanha de Canfranc e Esterri d'Aneu.

Apenas 9 participantes superaram as três grandes travessias do circuito 2016, que somaram 330 Km de montanha por Emmona, Aneu e Canfranc, sendo Sara Codina e Ion Azpiroz os primeiros campeões. O circuito Alpinultras 2017 terá 4 etapas, sendo necessário completar ao menos 3 para poder conquistar o distintivo de "Alpino". O espirito do evento prima pelo valor das montanhas e suas pessoas, sob a mera competição desportiva.

O selo Alpinultras conta com sete percursos, de picos na Europa a ilhas escocesas, passando pelos Pirineos e o maciço de Teide. As travessias recomendadas todo o ano são: Desafío El Cainejo Ultra Trail Valls d'Àneu, Canfranc-Canfranc, Ultra Trail Scotland FYA, Emmona Ultra Trail, Rialp Matxicots e Faro a Faro Tenerife.

Os centros permanentes Alpinultras são a segunda grande novidade para 2017, junto à expansão internacional A partir da primavera no hemisfério norte, terá início os testes de serviços especiais em Esterri d´Aneu e Canfranc que irão operar durante todo o ano. A criação e balização de redes de trilhas para travessias andando e corrento; centro de informação local ao corredor e montanhista; eventos não-competitivos durante o ano e saídas guiadas com corredores locais são alguns dos serviços que serão oferecidos para promover durante todo o ano as regiões de montanha que acolhem Alpinultras.

Alguns dos objetivos desses centros permanentes são:
1. Aumentar o conhecimento e conservação de rotas de montanha alpinas;
2. Movimentar os entornos rurais de alta montanha, atraindo novas fontes de riqueza direta para os moradores da região de uma maneira completamente sustentável e respeitosa com o entorno.

Com esta parte do projeto se pretende manter o efeito positivo das corridas nos entornos naturais de maneira sustentável durante todo o ano e criar uma rede que permita informar e difundir essas rotas de alta montanha.

·        Web: Alpinultras.com
·        Facebook: https://www.facebook.com/Alpinultras/
·        Twitter: https://twitter.com/alpinultras
·        Youtube.com: https://www.youtube.com/channel/UCr9wFyjne1IFr60guZPGXmg

Sergio Mayayo
Por Sergio Mayayo
26 Mai 2017 - 17h10 | geral | Trail Running
publicidade
publicidade
publicidade
publicidade
Cadastro
Cadastre seu email e receba as noticias automaticamente no seu email diariamente
Redes Sociais