O trabalho da ITRA em conjunto com a IAU e os países sedes dos Mundiais de Trail Running 2017 e 2018

Por Redação - 26 Out 2016 - 09h31

O próximo Campeonato do Mundo de Trail Running (Trail World Championship - TWC) acontecerá em Gerês, Portugal, no dia 29 de outubro de 2016 e será organizada com a chancela de duas associações internacionais: IAU (International Association of Ultrarunners) e a ITRA (International Trail Running Association).

Durante o Mundial realizado em Annecy em 2015, a IAU tomou a decisão de organizar o TWC a cada ano e em novembro do ano passado o Comitê Diretor da ITRA decidiu apoiar a IAU na organização da prova em Portugal em 2016 e iniciar um debate com todos os envolvidos na disciplina para encontrar as melhores formas de organização dos futuros Mundiais.

Tran Peneda- Ger�ªs

De fato, restam ainda muitas dúvidas em relação da frequência dos eventos e coordenação com o calendário internacional, o formato de prova, a seleção dos atletas. Para isso, a ITRA enviou um questionário a toda a comunidade (organizadores, corredores de elite, membros de associações e federações, marcas especializada e midia) e obteve aproximadamente 900 respostas que foram utilizadas para definir um conjunto em comum de objetivos, mas também encontrou muita idéias contrárias.

O anúncio pela IAU em janeiro de 2016 dos pedidos apresentados para sediar os próximos mundiais na Itália (Badia Prataglia) em 2017 e Espanha (Penyagolosa) em 2018 veio antes desses resultados serem conhecidos.

A proposta da ITRA
Uma vez analisados os resultados, o comitê diretor da ITRA votou uma série de propostas para definir sua posição oficial:

  • ITRA quer encontrar soluções para um formato de corrida mais aberto para os valores do trail, incluindo uma largada em massa com a presença da elite e os outros corredores juntos. Este é um ponto importante para a comunidade que está em discussão no âmbito do Comitê Misto.
  • ITRA quer a organização de campeonatos mundiais a cada dois anos com duas distâncias de cerca de 50 Km e 80 Km.

As decisões tomadas em consulta com a IAU
Uma reunião de coordenação entre a IAU e ITRA aconteceu em Lisboa no dia 11 de março e foram tomadas as seguintes decisões:

  • Um processo claro e transparente foi definido e que deve ser implementado a partir da fase de candidatura. Tem como objetivo estabelecer um período de dois anos entre o anúncio de uma nova edição do TWC e a data relevante. A edição de 2019 (se aplicável) será oficializada com dois anos de antecedência, no outono de 2017 e o pedido de candidaturas começará no Outono de 2016;
  • A criação de uma comissão conjunta de quatro pessoas: dois da IAU e dois ITRA que será responsável por acompanhar o processo de implementação e oferecer uma escolha para cada edição do TWC. Estas decisões serão agora aprovada pelas duas comissões diretivas da IAU e ITRA;
  • Continuar as discussões com as federações, organizadores, atletas de elite e também as marcas para encontrar as melhores soluções possíveis para um formato de corrida mais aberta e estudar a possibilidade de aumentar o impacto na mídia e interesse de atletas no TWC a cada dois anos, com duas distâncias em diferentes continentes;
  • Introdução em 2017 na Itália de uma nova distância de cerca de 50 Km. Haverá portanto dois títulos separados de Campeão do Mundo de 50 km e 80 km alternadamente a cada dois anos;
  • A divisão de papéis entre a IAU e ITRA foi definido e será efetiva a partir do próximo Mundial em 2016, em Portugal. A IAU será responsável por todas as questões administrativas e financeiras, alojamento e transporte. ITRA será responsável pela organização técnica e comunicação.

"Acredito firmemente que o nosso encontro em Lisboa foi um trampolim para o desenvolvimento sustentável do nosso esporte. Estou certo de que a IAU, com seu forte conhecimento do mundo das federações, e a ITRA, com a sua proximidade com a comunidade trail, podem alcançar grandes objetivos juntas. Os próximos Mundiais serão exemplos perfeitos", disse José Carlos Santos, Vice-Presidente de ITRA e responsável pelas relações internacionais.

Dirk Strumane, presidente da IAU, acrescenta: "O próximo Campeonato do Mundo em Gerês será o primeiro co-organizado pela IAU e ITRA. Como uma associação internacional, nós acreditamos fortemente nessa colaboração. Ambos estão envolvidos com o trail running. Embora aconteça de temos pontos de vista divergentes, há uma vontade comum e sincera de unir forças para o bem do nosso esporte e para apoiar o desenvolvimento destes Campeonatos Mundiais. E também estamos conscientes de que é necessário incluir a IAAF nestas discussões, afim de chegar a uma política desportiva mais ampla".

Esta colaboração com a IAU permite que a ITRA, em paralelo com o Campeonato do Mundo, continuar seu trabalho em várias frentes. Os recentes acontecimentos na Patagônia mostra que a segurança continua a ser a prioridade. A ITRA também concentra esforços na política de saúde para todos os corredores, o programa QUARTZ para os atletas de elite, percursos de qualidade e maior representação direta dos corredores na ITRA.

Serviço
Trail World Championships 2016
29.10.2016
Parque Nacional Peneda-Gerês ()
carlossanatureevents.com
Redação
Por Redação
26 Out 2016 - 09h31 | geral | Trail Running
publicidade
publicidade
publicidade
publicidade
Cadastro
Cadastre seu email e receba as noticias automaticamente no seu email diariamente
Redes Sociais