[2016] Conheça os tênis que alguns nomes do trail run brasileiro estão utilizando

Por Wladimir Togumi - 04 Ago 2016 - 09h14

Com que tênis você corre em trilha? E o porquê da sua escolha? Em um video publicado pelo pessoal da Entreno Del Dia, a atleta Fernanda Maciel mostrou os tênis que utiliza nas provas e em seus projetos pessoais, justificando suas escolhas. E então decidimos conversar com outros trail runners brasileiros para saber quais calçados estão utilizando ou utilizaram nas corridas e treinos.

Quais tênis os trail runners brasileiros estão usando

Mas antes é preciso lembrar que a escolha de um calçado é bastante pessoal. Não é possivel levar em conta apenas a questão técnica, porque uma pessoa pode preferir mais amortecimento enquanto outra pode relevar isso para ter um tênis mais leve. Em um ponto quase todos concordam: comprar com uma ou duas numerações a mais (essa também é uma decisão pessoal) para evitar o choque dos dedos e unha dos pés nas descidas e manter o conforto por mais tempo nas provas longas, quando o pé começa a inchar.

E como disse Ernani Souza, "A certeza é que para cada perfil de atleta, para cada tipo de pé, para cada tipo de pisada e por fim, para cada tipo de prova, teremos uma infinidade de opções e o que pode ser bom para um, pode não ser a melhor escolha para outro."

Veja abaixo as preferências, opiniões, observações e a variedade de marcas, seja por patrocinio, apoio ou escolha própria de alguns corredores brasileiros:

Manu Vilaseca

Manu Vilaseca

Adidas Adizero Boost
"Tênis leve e com polaina integrada, sola Continental. Excelente grip e indico para provas até 80km, todo tipo de terreno e ideal para provas com trecho arenosos ou com trechos de neve. Usei na Transvulcânia, Estrela Grande Trail, Trail Rocacorba, Cerdanya Skyline e Ultra Fiord. Tênis muito confortável."

Adidas Raven Boost
"Tênis leve, porém mais estruturado e ideal para ultras longas, de até 100 milhas. Tem sola Continental e um excelente grip. Tem o sistema boost e bastante amortecimento. Usei nas Lavaredo Ultra Trail. Tênis muito confortável."

Adidas Kanadia
"Me chamou atenção pelo grip, que não é Continental como os outros, mas que tem uma tração impressionante. Um tênis muito confortável e foi a minha opção na Buff Epic Trail deste ano."
 

Rosália Camargo

Rosália Camargo

The North Face Ultra Cardiac
"Eu uso o Ultra Cardiac da The North Face quando a prova é acima de 50km. Gosto de trocar pelo mesmo modelo quando tem 'special needs' na corrida. Foi o que fiz na Ultra de Videiras no início do ano.

The North Face Ultra Trail
"Quando a prova é menor eu uso os modelos mais leves, como o Ultra Trail da TNF, principalmente quando tem rios e praias. Ele seca super rápido e tem bastante aderência."

Chico Santos

Chico Santos

"Hoje só uso tênis de trilha e procuro dentro deles os menos pesados e travas mais baixas para terrenos como estradas de terra e asfalto. Geralmente uso um desses para treinos de estradas e asfalto quando a trava está mais gasta."

La Esportiva Akasha
Treinos e provas longas

La Esportiva Bushido
Treinos e provas médias

La Esportiva Anaconda
Treinos e provas com mais lama.

Ernani de Souza

Ernani de Souza

Skechers Go Bionic Trail
Utilizado em treinos de volume. "Quando no final de 2014 resolvi focar meus esforços na corrida de montanha eu já possuía o patrocínio da marca americana Skechers. Naquela época eles tinha esse modelo básico que eu me adaptei bem, sem contar que ele responde muito bem em todos os tipos de terrenos. Meus testes extremos foram nos 100 km do El Cruce 2015 e 2016, Maratona dos Perdidos 2015, KTR Campos do Jordão 2015 e Copa Brou Aventuras de Trail Run onde corremos em terreno muito seco com bastante cascalho solto e em todos ele se saiu muito bem. O meu grande problema com o Go Bionic Trail foi que ele saiu de linha, sorte minha ainda ter alguns pares para poder continuar a usá-lo."

Skechers Ultra 2
Utilizado em treinos regenerativos. "Apesar de não ser um tênis destinado ao trail run, tem um solado diferente que me proporciona um gripe razoável além de ser leve e confortável."

The North Face Ultra Trail 2
"Experimentei recentemente este modelo e o achei bem veloz. Um tênis rápido e extremamente respirável, porém um pouco duro. Para provas rápidas ele se comporta bem."

Fernando Nazário

Fernando Nazário

Adidas Adizero Adios
"Corridas de rua ou treinos em pista até 21k. Grande sensibilidade de terreno."

Adidas Raven Boost
"UltraMaratonas em trilhas e montanhas. Maior amortecimento e melhor proteção com tecnologia boost no calcanhar para descidas rápidas.
Ótima proteção articular. O tênis com solado firme e ótima tração aguenta terrenos secos desde estradão, trilhas escorregadias e barro."

Adidas Pure boost
"Grandes rodagens na rua ou ultras de asfalto. Ótimo amortecimento e proteção articular."

AdidasAdizero XT 5 Boost Trail
"Corridas em trilha e montanhas até 50k. Categoria minimalista com grande sensibilidade de terreno. Seja ele com lama ou seco."

Giliard Pinheiro

Giliard Pinheiro

Salomon Fellcroos 2
"Esse tênis eu utilizo em terrenos encharcados."

361°Ortega
"Muito bom para terreno igual ao encontrado em Bombinhas."

Iazaldir Feitoza

Iazaldir Feitoza

Asics Gel Fuji Lyte
"As provas em solo brasileiro menos técnicas tenho utilizado um tênis com grip mais baixo e cabedal mais maleável. Posso citar como exemplo a prova do XTERRA Porto Bello, onde utilizei o Asics Gel Fuji Lyte que trouxe da Europa, modelo que ainda não chegou ao Brasil."

Asics Gel Fuji Attack 5 / Asics Gel Trabuco 5
"Para provas e terrenos mais técnicos estou utilizando dois modelos com um cabedal mais forte e um grip mais alto. Os modelos são o Asics Gel Fuji Attack 5, que já pode ser encontrado no mercado brasileiro, e o Asics Gel Trabuco 5.
Estes dois modelos são meus preferidos para o UTMB deste ano."

Ivan Pires

Ivan Pires

The North Face Ultra Cardiac
Tênis bastante macio e confortável com grips baixos, que respondem muito bem em trilhas técnicas. Proporciona uma estabilidade excelente. Usei na Indomit (21km) e em treinos longos. Recomendo para distâncias acima de 21km em terrenos onde flua bem a corrida, lugares que são possíveis desenvolver velocidade.

La Sportiva Akasha
Tênis macio, confortável e com excelente grip. Proporciona excelente estabilidade e transmite segurança em lugares técnicos. Já usei em alguns treinos longos e será minha escolha para próxima prova de longa distância (42km ou acima).

La Sportiva Anakonda
Tênis mais minimalista. Tem os grips altos que proporcionam grande aderência no solo, além de não ficar encharcado com a água. Gosto de usar este modelo em provas mais técnicas e travadas, ideal para até 21km, mas se a prova for bastante travada dá para encarar os 42km com ele. Excelente para dias de chuva, terrenos com lama e rios.
Usei nas 2 KTR em Campos do Jordão.

Salomon S-LAB FellCross 3
Modelo também minimalista com grips altos que grudam no chão. A sola não é tão macia, tem uma "pisada mais dura". Trata-se de um tênis com acabamento mais robusto que o Anakonda. Já fiz alguns treinos em terrenos técnicos e o mesmo respondeu super bem. Ideal para provas mais curtas e técnicas.

Salomon S-LAB Sense Ultra 3
Tênis com grip e solado baixo. Também minimalista e excelente para provas em trilhas secas e pouco técnicas. Usei em distâncias com até 50Km e gostei bastante. É um calçado que vai exigir um nível de experiência alto do atleta, caso opte em usá-lo em terrenos técnicos ou molhados. Acredito que os tênis mais minimalistas são indicados para atletas que buscam performance (baixar tempo), além de ter mais experiência e bagagem de treino.

José Virginio de Morais

José Virginio de Morais

The North Face ULtra Trail II
"Eu uso e gosto muito do TNF ULtra Trail II. É um tênis baixo e macio que me atende na estrada e nas trilhas."

The North Face Ultra MT
"Mas se o terreno fica mais pesado devido à lama, chuva ou em terrenos com charcos o TNF Ultra MT é o que me passa segurança."

The North Face Ultra Smooph
"Em treinos e corridas onde o asfalto e estradas duras estão presentes o TNF Ultra Smooph é o melhor."

Weliton Carius

Weliton Carius

S-Lab Sense ultra 3
" Uso para terrenos mais rápidos e sem tantos desafios. E não me deixa na mão e quesito nenhum."

S-Lab Sense Ultra 5
"Quando penso em algo desafiante e intransponível (terreno com dificuldades das mais variadas) ele é sempre a minha escolha imediata. Tive a oportunidade de utilizá-lo até na neve durante a Ultra Fiord 2016, na qual me sagrei campeão dos 100k, e o resultado obtido foi fantástico."

"Tenho utilizado tênis da Salomon, pois eles têm me atendido e a cada novo modelo só tenho melhorado. Sempre procuro um bate-papo com meus amigos atletas sobre o terreno e as dificuldades que tiveram na prova que será alvo para mim, e com isso procuro utilizar o tênis mais adequado.
Uma vez que não possuo patrocínio e nem apoio de marca de tênis, sempre estou aberto a novos desafios. Estou sempre focado no máximo de conforto obtido, pois errar na escolha de uma tênis, de uma meia, etc.... numa ultra de montanha é crucial. Todavia temos que confiar nos equipamentos que estamos utilizando a cada treino e principalmente na corrida, que é a prova de fogo de tudo que foi planejado."

Deixe seu comentário com o(s) modelo(s) de tênis que está utilizando em suas provas e treinos.

Wladimir Togumi
Por Wladimir Togumi
04 Ago 2016 - 09h14 | geral | Trail Running
publicidade
publicidade
publicidade
publicidade
Cadastro
Cadastre seu email e receba as noticias automaticamente no seu email diariamente
Redes Sociais