Camila Nicolau se prepara para o Redbull Summit Quest 2016, competição que atingirá os 6.178m de altitude

Por Wladimir Togumi - 24 Mai 2016 - 08h04

Atleta Camila Nicolau estará na China em junho para participar do Redbull Summit Quest 2016, uma competição de corrida em alta montanha que atingirá os 6.178 metros de altitude, enfrentando o frio, ventos fortes, nível baixo de oxigênio e grandes nomes do trail run mundial. A prova acontecerá no dia 05 de junho no Monte Yuzhu.

Atleta experiente em diversos esportes de aventura e endurance, Camila aproveitou uma viagem para o Peru para um projeto pessoal de escalada de grandes paredes rochosas e entendeu melhor como seu corpo reagirá na altitude da prova.

Camila Nicolau no cume da parede chamada Esfinge, no Peru

Leia abaixo uma pequena entrevista com Camila e no final da página assista ao video de apresentação do evento.

O que é o Redbull Summit Quest? Como é o formato?
O RedBull Summit Quest é um desafio onde 5 atletas, todas mulheres, irão correr 20 quilômetros partindo de 4.300m de altitude, chegando a 6.178m e retornando aos 4.300m. Será a maior altitude para uma competição até hoje e a montanha escolhida chama-se Monte Yuzhu, na China.

Como surgiu o convite para participar?
O convite veio da Associação Chinesa de Montanhismo. Eles são os organizadores da prova e estavam atrás de 5 grandes corredoras para participar. Eu, apesar de não fazer parte desse seleto grupo, demonstrei interesse pelo desafio e assim fui chamada.

Escalada no Peru serviu de treino para o Redbull Summit Quest 2016

Qual está sendo sua rotina de treino para se adaptar?
A corrida tem características bem peculiares e é praticamente impossível ter uma boa preparação apenas com meus treinos diários, o percurso envolverá grande acúmulo de altimetria (1822+), terreno de cascalho e alpino e altitude.

Estou focando bastante em subidas por aqui. Em abril competi a KTR Serra Fina (a prova com maior altimetria acumulada do Brasil) e passei duas semanas no Peru escalando na altitude. Não fui somente focada em treinar para o RedBull Summit Quest. Gui (Guilherme Pahl) e eu temos um grande projeto com escalada de grandes paredes rochosas e a Cordilheira Branca, no Peru, abriga a maior parede do país com quase mil metros de desnível, a Esfinge, e esse foi o principal objetivo da viagem. Fizemos cume da Esfinge a 5.335m e de uma outra montanha nevada, a Ishinca a 5.540m. Isso foi essencial para entender como meu corpo vai se portar lá na China e quais equipamentos irei utilizar.

Confesso que sofri bastante para aclimatar, mas uma vez passando esse primeiro momento (foram 7 dias ruins), tudo fluiu e pude até correr um pouquinho!

Camila Nicolau e Guilherme Pahl escalando big wall no Peru

Qual a principal dificuldade que está esperando?
Sem dúvida é a altitude. Naturalmente perdemos muito da nossa capacidade respiratória e física a medida que subimos e não teremos muito tempo de aclimatação, portanto essa administração de ritmo durante a competição será fundamental para o sucesso.

E terá tempo para se adaptar na região da prova?
Teremos 7 dias antes da largada e nesse tempo faremos algumas viagens a altitude chegando a 5000m.

Nos eventos da Redbull sempre estão presentes alguns dos melhores do mundo. Qual sua expectativa?
Dessa vez não será diferente. Grandes nomes do trail run mundial estarão lá, como a Steve Kramer (campeã da corrida de montanha do Rockyman em 2013 e 2014). Me senti muito honrada em ter sido chamada para o evento, mas meu objetivo é completar o percurso e "experienciar" momentos únicos num lugar incrível! Após essa prova o Gui vai me encontrar lá e teremos uma outra competição de estágios em equipe, então tenho que estar 100% para não decepcionar meus parceiros!

Wladimir Togumi
Por Wladimir Togumi
24 Mai 2016 - 08h04 | geral | Trail Running
publicidade
publicidade
publicidade
publicidade
Cadastro
Cadastre seu email e receba as noticias automaticamente no seu email diariamente
Redes Sociais