Equipe Brou Aventuras na XK Race Patagonia Argentina 2016

Por Zé Elias - 10 Fev 2016 - 13h41

Mais uma vez a equipe Brou Aventuras foi até a Patagônia Argentina para participar do sensacional Circuito XK Race, maior e mais divertido de Corridas de Aventura do país de "nuestros hermanos".

Fomos em dupla, eu e o Brou, e foi com imensa alegria que o reencontrei no aeroporto de Bariloche para irmos juntos para Lago Puelo, pequeno povoado incrustado nos Andes Patagônicos e com cenário de sonhos!

Eu estava no norte da Argentina e fui de carona até a corrida com a galera mais que gente boa de San Juan, mais uma das grandes amizades que fazemos nesse esporte fascinante.

Prova de 200km, expectativa de mais de 24h e depois dos preparativos regados a um pouco de vinho e muito suco de framboesa, estávamos prontos pra largada de bike. Todos alinhados na praca de Lago Puelo, coracao batendo forte e partimos!

Eram apenas 10km de bike até a 1ª transicao e a galera largou num ritmo alucinado. Chegamos em primeiro para comecar o trekking de montanha, rumo ao Cerro Lindo (realmente faz jus ao nome!). Um pequeno erro logo na saída nos deixou um pouco pra trás e no começo da subida de 250 m até 2.050 m estávamos em 18º na classificacao geral.

Nem deu tempo para ficarmos arrasados. Logo imprimimos um ritmo forte seguindo uma dupla chilena e mais uma vez ficamos meio perdidos. Reencontramos a galera de San Juan e seguimos juntos até o Refúgio Cerro Lindo, a 1600m. Dali saímos da área de florestas de pinheiros e entramos na alta montanha!

De cara uma escalada muito legal numa cachoeira, e depois de passarmos por lagos de altitude de águas com um azul incrível, continuamos subindo e ultrapassando equipes.

Cume do Cerro Lindo, visual fantástico da Patagônia e na descida soltamos os "freios" e escorregamos nos trechos com neve e de volta ao Refúgio estávamos em 6º na Geral. Mais 1300m de descida alucinada, um pouco de tempo perdido para "explorar" uma cachoeira perdida e chegamos para pegar as bikes outra vez, ainda em 6º.

Pedalamos em estradinhas com framboesas e ameixas nas beiradas e num single track muito top acabamos encontrando 3 equipes! Passamos por elas na brutalidade e assumimos a 3ª posicao geral, 2º entre os "caballeros".

De volta na pousada Sol de Puelo, onde eram as principais transições, íamos ficar uma hora parados, pois tínhamos 2h de stop obrigatório. Mas quando chegamos a 2ª equipe (o quarteto misto Ansilta, com quem já disputamos várias provas) estava saindo, então para aproveitar um restinho de luz do dia e para tentarmos ir no ritmo da Ansilta, acabamos saindo depois de nos reabastecer com comida.

Bike ultra rápida, em pouco tempo estávamos no Lago Epuyen, onde seriam os 15km de canoagem. Noite fria, mas céu estrelado e lago parecendo calmo, entramos na água. O 1º PC era numa prainha, achamos rápido e seguimos pra extremidade sul onde estava outro PC. Neste trecho encontramos a equipe Outdoor, a 1ª colocada, fazendo a volta no sentido contrário.

Logo depois começaaram as ondas e o vento! Literalmente surfamos rumo ao PC e na volta tivemos que encarar as ondas de frente. A água ia batendo na frente do caiaque e logo estávamos ensopados.

Fizemos força de volta à transição e saímos de bike 30 min atrás dos líderes. Era uma bike teoricamente simples, mas conseguimos nos complicar e perdemos um tempo grande na prova. Chegamos na transição final em 3º geral e mais de 2h atrás dos líderes. Comemos uma pizza, tomamos banho (espetacular!!) e dormimos 1 hora antes de encarar o trekking final!

Saímos sonolentos e com sono às 6h da manha da 2ª feira de carnaval! Bloquinho das montanhas estava em ação outra vez :).

Um trecho de uns 7km de asfalto e depois mais uma escalada rumo a uma antena. Dali seguimos pela crista uma linda serra, rasgando mato e curtindo o visual ao redor! Chegamos na cruz, onde estava o último PC a quase 1000m e nos faltava apenas uma descida brutal até a praca de Lago Puelo.

Depois de 24h30 de prova, chegamos às 10h em 3º geral e 2º entre os caballeros.

Nos divertimos muito e nas tantas vezes em que nos perdemos, rimos e fomos felizes como há muito não acontecia. Coisas das montanhas!

Agradecemos a todas as empresas e pessoas que nos apóiam:
Água Mineral Viva, Kailash, Suum, Diniz Pneus, Cannondale, Maxxis!

Valeu galera!! Em breve mais aventuras e brutalidade, afinal, NINGUÉM QUER SER FEIO!

Serviço
XK Race Patagonia 2016
06.02.2016
El Bolsón (Río Negro)
www.xkrace.com.ar
Zé Elias
Por Zé Elias
10 Fev 2016 - 13h41 | geral | Corrida de Aventura
publicidade
publicidade
publicidade
publicidade
Cadastro
Cadastre seu email e receba as noticias automaticamente no seu email diariamente
Redes Sociais