Hi-Tec Outdoors Week, Villa Cerro Castillo: o desafio de correr na Patagonia

Por Gabriela Pazos - 13 Jan 2016 - 10h13

As paisagens patagônicas de Puerto Ibáñez e Cerro Castillo marcaram o Trail Running, a segunda etapa do Hi-Tec Outdoors Week realizada nos dias 11, 12 e 13 de dezembro de 2015.

Após dois dias de descanso ao final da etapa de Mountain Bike, os habitantes da Villa Cerro Castillo recarregaram suas energias para receber com ânimo os novos competidores que se incorporavam ao evento.

As paisagens patagônicas de Puerto Ibáñez e Cerro Castillo marcaram o Trail Running, a segunda etapa do Hi-Tec Outdoors Week realizada nos dias 11, 12 e 13 de dezembro de 2015

Durante o primeiro dia os corredores foram transportados até Puerto Ibáñez, local que colocou à prova os nervos dos corredores que tiveram que enfrentar as fotos rajadas de vento que em alguns momentos parecia impossível ficar em pé. A etapa se estendeu por 19 quilômetros passando peloa glaciar Cerro Castillo e parte da Carretera Austral, com paisagens como o Salto Rio Ibáñez, Lago Tamango, Paredón de las Manos e Camino Los Pioneros, entre outros. Além dos fortes ventos, os corredores tiveram pela frente trechos de barro que chegavam até os joelhos.

O segundo dia também não foi fácil. Um noite chuvosa e ventos gelados preocuparam alguns corredores, que viam com inquietudo a situação para o dia seguinte. "Vamos, assim é o clima na Patagonia", dizia Philip Harboe, organizador do Hi-Tec Outdoors Week, sem saber que vinham mais surpresas.

Os circuitos Hi-Tec sempre surpreendem os competidores e desta vez não foi exceção, que teve a largada do segundo dia feita em um curral cheio de cordeiros, que abriam institivamente o caminho para deixar passar os forasteiros. Dali os participantes puderam disfrutar da natureza em um trajeto de 13 quilômetros que bordeou o Lago Tamango. Os raios de sol que surgiram após a chuva criaram inesperados matizes de azuis, deixando a paisagem mais espetacular ainda e tendo como pano de funo o cordão montanhoso de Cerro Castillo.

De volta ao povoado de Villa Cerro Castillo à tarde, dois corderos al palo, preparação característica da Patagônia, esperavam os competidores. Exatamente o que precisavam para repor as energias para o terceiro e último dia de competição.

Após dois dias de descanso ao final da etapa de Mountain Bike, os habitantes da Villa Cerro Castillo recarregaram suas energias para receber com ânimo os novos competidores que se incorporavam ao evento.

O destino final foi o lago do Cerro Castillo, aos pés de seu imponente glaciar. A esta altura, os corredores exaustos precisavam de mais cabeça do que forças. A etapa teve uma extensão de 9 quilômetros verticais, desafio que nem todos puderam terminar, ficando vários atletas pelo caminho. Os primeiros metros foram no cimento e ripio, passando para uma trilha no interior de um bosque que exigiu muita atenção e para finalizar, ao menos três quilômetros em que foi preciso transpor algumas pedras e passadas em neve.

O primeiro lugar levou 1h10 para cruzar a linha de chegada. Cansado, mas feliz, não deixava de admirar a paisagem. Pouco a pouco foram chegando os atletas que superarm o clima e o cansaço, buscando um local para se proteger das fortes rajadas de vento.

Philip Harboe ficou satisfeito com a terceira jornada do Trail Running no contexto do Hi-Tec Outdoors Week, reiterando seu compromisso com o Cerro Castillo, onde os moradores se preparam a cada ano para receber os competidores, abastecendo seus pequenos armazéns para atendê-los e contar-lhes centenas de estórias que os cativam e enchem de sentidos para voltar sempre para o Destino Aysén Patagonia.

Gabriela Pazos
Por Gabriela Pazos
13 Jan 2016 - 10h13 | geral | Trail Running
publicidade
publicidade
publicidade
publicidade
Cadastro
Cadastre seu email e receba as noticias automaticamente no seu email diariamente
Redes Sociais