Pedalando por bosques, lagos e montanhas nevadas na Villa Cerro Castillo, região de Aysén, Chile

Por Gabriela Pazos - 13 Jan 2016 - 09h12

A tranquilidade da Villa Cerro Castillo, na região de Aysén, Patagonia Chilena, distante 45 minutos da capital Coyaique pela Carretera Austral Sur, teve uma pausa durante quatro dias para que 130 competidores vivessem uma das maiores experiências de suas vidas, a Hi-Tec Outdoors Week.

A experiência cultural e esportiva não passou despercebido pela comunidade, cujas familias prepararam suas casas e comidas para prestar a melhor hospitadlidade às centenas de competidores provenientes, em sua maioria, de outras regiões do país.

Hi-Tec Outdoos Week

Com isso, os moradores locais e os esportistas tiveram a melhor desculpa para trocar estórias e desfrutra de um mate ao calor da estufa a lenha. Os relatos dos patagones maravilhavam os visitantes.

O organizador do evento, Philip Harboe, comentou que a Hi Tec Outdoors Week, que se realizou pelo terceiro ano consecutivo na Patagonia Chilena, buscar gerar turismo rural, envolvendo os competidores com os costumes locais e "eles tem a oportunidade de conhecer a essência dos habitantes do lugar", completa Harboe.

Cada etapa se iniciava às 08h30 e se estendia até as 14h00, para que os ciclistas tivessem a opção de passear pelos locais próximos e se envolver totalmente com a cultura aysenina.

E se o objetivo é estória e vivência, a Hi Tec Outdoors Week tem muitas. Uma delas é da atleta Marlene Sotomayor, ciclista paraplégica que descreveu as paisagens da Patagonia como "pinturas feitas com aquarela". Devido a um tumor na medula, Marlene perdeu o movimento das pernas, o que não a impediu de perseverar nos seus propósitos e seguir adiante ao "encontrar uma válvula de escape através da bicicleta", segundo comenta.

Por outro lado, Maria Paz Lizama e Eugenio Parra, casados a mais de uma década, participaram de todas as edições anteriores da Hi Tec Outdoors Week e sempre voltam ao encontrar na Patagonia um espaço que os permite abstrair-se da vida na cidade e desfrutar de uma biodiversidade natural que vai além da mera parte esportiva.

Maria Paz conta que já participou de outras corridas por etapas mais exigentes e a nível internacional, como a Cape Epic na África do Sul e a Transandes Challenge, no Chile, ambas com seis dias de duração, mas assegura que esta é "a mais linda de todas", ao fazer uma recapitulação de suas viagens anteriores.

Depois do mountain bike, a Outdoors Week continuou com a segunda parte do evento, o Trail Running.

Os ciclistas se dispidiram da Carretera Austral, comprometidos a retornar, cativados pela amizade surgida entre os esportistas e o cenário natural que os acompanhou durante todo o percurso entre bosques, lagos e montanhas nevadas, que por seu lado encheram os participantes de sensações e os fascinaram com a magia do Destino Aysén-Patagonia.

Gabriela Pazos
Por Gabriela Pazos
13 Jan 2016 - 09h12 | geral | Mountain Bike
publicidade
publicidade
publicidade
publicidade
Cadastro
Cadastre seu email e receba as noticias automaticamente no seu email diariamente
Redes Sociais