Renovação traz novo fôlego aos principais órgãos regulamentadores das Corridas de Aventura no Brasil

Por Redação - 19 Out 2015 - 15h32
Corrida de Aventura

No ano em que teremos mais um vez o AR World Championship, a final mundial de corrida de aventura, no Brasil, alguns dos órgãos regulamentadores do esporte no país tiveram suas diretorias renovadas, buscando novos caminhos e o desenvolvimento sustentável.

No âmbito nacional, a nova diretoria da Confederação Brasileira de Corrida de Aventura (CBCA), assume com o propósito de continuar desenvolvendo o esporte e aumentar o número de praticantes. Os diretores tem plena consciência das dificuldades que irão encontrar, principalmente no que se trata em trazer empresas patrocinadoras.

Segundo o novo presidente, Mauricio Santi, "não serão medidos esforços para fortalecer todas as Federações afiliadas para que o esporte cresça uniformemente no Brasil."

Mauricio ainda ressalta a importância das redes sociais para a divulgação da Corrida de Aventura e a importância da CBCA, atletas, federações e organizadores fazer um trabalho intenso nas redes para cada vez mais o esporte ter visibilidade nacional. Tem muita coisa boa acontecendo pelo Brasil afora que pode ser duplicadas para todos os Estados.

Uma das maiores preocupações da nova diretoria segundo Francisco Perez (Diretor Técnico), é continuar fortalecendo a regulamentação do esporte pelas Federações com a unificação dos regulamentos em todas as competições do pais, garantindo assim uma padronização nacional nas regras e a máxima segurança dos atletas.

No final do ano (12 e 13 de dezembro), aconterá a Final do Campeonato Brasileiro 2015 que será realizado em Petrópolis/RJ, no mesmo formato dos anos anteriores onde os melhores 120 atletas do Brasil participam da prova gratuitamente com inscrição, alojamento e transporte ida e volta para o aeroporto.

Para 2016 a nova diretoria está buscando novos patrocínios e parcerias para fazer o Campeonato Brasileiro com um novo formato mais competitivo e atrativo com seletivas estaduais e uma prova final reunindo todos os campeões estaduais do país.

Outros projetos em pauta são a realização da 2° Copa América de Corrida de Aventura; o 1° Brasil Adventure Meeting, um fórum sobre esportes e corridas de Aventura com palestras e cursos para a melhoria do esporte e um debate sobre como empresas podem investir nas Corrida de Aventura; Escolas de aventura e Bolsa Atleta.

O fortalecimento das Federações Estaduais também está na pauta da CBCA para 2016, tanto para auxilia-las no desenvolvimento como também na capitação de recursos para as Corridas nos estados.

Por fim a nova diretoria está trabalhando no desenvolvimento do novo site da CBCA, interativo e moderno para atletas, organizadores, federações, patrocinadores e mídia terem todas as informações nacionais reunidas. Para isso firmou parceria com uma agência de publicidade especializada em projetos com Lei de Incentivo e ações para chamar atenção da mídia e público.

Mais informações: www.cbcaventura.org.br

A Federação Baiana de Corrida de Aventura está renovando seu site (www.fbca.com.br), mas os trabalhos podem ser acompanhados pelo facebook https://www.facebook.com/federacaobaianaca.

Federa?§?£o Baiana de Corrida de Aventura

Segundo Diana Gomes, a nova presidente da federação, "Nosso principal objetivo é profissionalizar a entidade para possibilitar investimentos no esporte. Estamos começando pela questão burocrática, regularizando a documentação da FBCA para que fique apta a firmar convênios. Ao montar a equipe busquei pessoas que tivessem aptidões para cada funções. Foi uma equipe montada com pessoas que já conheço trabalhando e que estão motivadas para trabalhar em prol do esporte. A escolha das pessoas não se deu por questões políticas ou de representatividade de regiões."

Entre os objetivos da nova diretoria da FBCA, além de profissionalizar a entidade e deixar transparentes duas ações, estão os de:

- Tornar atraente aos atletas o ato de se federar. Tem alguns anos que a Bahia não tem atletas federados regularizados e este ano houve um primeiro passo através da iniciativa do site Sou Mais Aventura que vinculou as inscrições nas provas com a federação dos atletas.

- Estamos montando um site para a FBCA www.fbca.com.br com informações importantes para quem está começando no esporte, estamos resgatando a história da corrida de aventura na Bahia para colocar no site, vamos disponibilizar informações sobre as etapas do Baiano, rankings e disponibilizar também lista de federados e informações sobre tomadas de decisões em assembleias, para tornar clara toda a ação da FBCA.

"Tornando a FBCA regularizada, nosso objetivo é estabelecer critérios para firmar convênios para organizadores que tenham seus projetos aprovados em órgãos públicos e que precisem da entidade para assinar convênios. Estamos estabelecendo um percentual dessa captação que será destinado à FBCA para investimento no esporte. O percentual será como uma contrapartida ao esporte do organizador que irá captar verba pública através da entidade."

Rercursos para a premiação do Campeonato Baiano e a possibilidade de compra de caiaques e de chips pela FBCA estão na pauta também, tudo isso para melhorar a estrutura dos eventos realizados atualmente no Estado.

"E outro ponto que vamos trabalhar este ano, é uma reunião com todos os organizadores da Bahia para fazer um calendário equilibrado e que possibilite a participação dos atletas em todas as provas. Este ano tivemos problemas com muitos eventos acontecem um final de semana após o outro, o que fez os atletas escolherem provas. Esta ação queremos fazer com todas as provas, independente de serem válidas pelo campeonato baiano ou não."

FPCAv (Federa?§?£o Paulista de Corrida de Aventura)

Em São Paulo, os corredores de aventura agora tem sua própria federação. Fundada em outubro de 2014, a FPCAv (Federação Paulista de Corrida de Aventura) é constituída na forma de associação. A presidência, toda a diretoria e o conselho são constituídos por voluntários eleitos em assembléia, que por amarem o esporte, dedicam o seu tempo a Federação.

Atualmente o principal objetivo da FPCAv é organizar e difundir as corridas de aventura no Estado de São Paulo, e para isso possui as seguintes metas para serem cumpridas a médio e longo prazo:

-Promover e incrementar anualmente o Campeonato Paulista de Corrida de Aventura, a principal forma de classificação para o Campeonato Brasileiro das equipes paulistas;
-Difundir o esporte, aumentando a cobertura da mídia, o número de atletas praticantes, a área de ocorrência das provas e profissionalizando as equipes do Estado;
-Manter e incrementar as relações amistosas e desportivas entre as organizadoras a fim de evitar competição e equivalência de datas;
-Organizar oficinas, congressos, festivais, torneios, demonstrações, simpósios, cursos, estágios e demais atividades de âmbito estadual a fim de divulgar o esporte.

A gestão 2014-2018 tem como seu presidente Enrico Frigeri e você pode encontrar mais informações no site www.fpcav.com

ACAERJ

O Rio de Janeiro tem o esporte nas mãos da ACAERJ, com a presidência de Warley Costa. "A ACAERJ vem buscando reativar a prática das Corridas de Aventura através do Campeonato Estadual. Alguns modelos já foram testados pela Associação buscando aumentar o número de atletas nas provas, como etapas próximas da capital, redução de custos logísticos dos atletas e modalidades inovadoras, porém a baixa adesão segue sendo um desafio a ser vencido.

Para 2016 algumas idéias estão sendo discutidas, como por exemplo focar os esforços na formação de novos atletas, promovendo clinicas das modalidades e treinos coletivos que permitam o contato de novos praticantes com o esporte. "

O site da ACAERJ é o www.acaerj.com.br

 

 

Redação
Por Redação
19 Out 2015 - 15h32 | geral | Corrida de Aventura
publicidade
publicidade
publicidade
publicidade
Cadastro
Cadastre seu email e receba as noticias automaticamente no seu email diariamente