Speed Mountain Running: cinco picos de 4000m em 7h45m

Por Redação - 20 Ago 2015 - 10h11

Em um momento em que diversos atletas estão buscando quebrar recordes de travessias em montanhas, o suíço Andreas Steindl (26) percorreu 30,66 quilômetros entre Zermatt e Saas Fee cruzando cinco picos com mais de 4.000 metros de altitude no tempo de 07h45m44s, incluindo a passagem pelo Dom, a montanha mais alta da Suíça.

O total foi de 4.014 metros de desnível vertical acumulado, passando por terrenos sem trilha, glaciares e cristas expostas. A partida aconteceu na praça central de Zermatt às 03h15 e em sua pequena mochila ele carregou apenas o necessário: um corta-vento, uma bandana, luvas, óculos de sol, crampons, um pequeno e leve piqueta, 3 barras de proteína e gels, e uma mochila de hidratação com bebida isotônica.

�?�© Michael Portmann/ adidas Outdoor
© Michael Portmann/ adidas Outdoor

Steindl nasceu em Zermatt, cercado por 38 picos com mais de 4.000 metros de altitude. Seu pai e guia de montanha e sua mãe, montanhista amadora. Aos 14 anos fez sua primeira ascensão no Matterhorn. Doze anos depois, agora como guia de montanha, alcançou o pico mais de 80 vezes e é o atual recordista de velocidade ao Zermatt (2h57).

No verão de 2013, o atleta da Adidas Outdoor fez essa mesma travessia pela primeira vez em 9h3m e sempre quis repetir o feito em um tempo menor. "Muitos fatores devem ser reunidos para a realização deste projeto", Steindl diz. "As condições na montanha devem estar perfeitas, significando que as cristas expostas não devem ter neve e ao mesmo tempo, a neve caida deve estar congelada, por isso comecei à noite; o clima deve estar bom e eu tenho que estar em ótima forma, tanto fisica como mentalmente."

"Claro que eu queria ser mais rápido que a última vez, mas eu sentia que não estava tão preparado como dois anos atrás. Eu apenas queria fazer o melhor, mas não esperava esse tempo. No começo achei que o relógio estava quebrado. Foi um dia incrivel para mim. Estou cansado, mas satisfeito e feliz."

 

Redação
Por Redação
20 Ago 2015 - 10h11 | geral | Trail Running
publicidade
publicidade
publicidade
publicidade
Cadastro
Cadastre seu email e receba as noticias automaticamente no seu email diariamente
Redes Sociais