Corrida de Aventura

Aventura San Lorenzo mostrou as belezas de Cochrane, na patagônia chilena

Por Wladimir Togumi - 08 Abr 2015 - 11h53
Corrida de Aventura

Neste feriado de Páscoa, os corredores de aventura chilenos se encontraram para a segunda edição do Aventura San Lorenzo, uma corrida de aventura com percurso de 200 quilômetros em Cochrane, região de Aysén, Chile.

Vis???£o a partir do mirante de Cochrane

O evento fez parte do calendário de atividades de comemoração do aniversário da jovem comuna, que completa em 2015 seus 61 anos de fundação.

As duplas participantes percorreram estradas, trilhas, bosques e lagos no entorno do Monte San Lorenzo, imponente montanha com 3.706 metros de altitude (a segunda mais alta da região, perdendo apenas para o Monte San Valentin) na fronteira com a Argentina.

Javier Mu???±oz faz o briefing da segunda edi???§???£o da Aventura San Lorenzo

No mirante da cidade é possível ter uma idéia da beleza da região, com a cidade em primeiro plano e montanhas com picos nevados ao fundo.

As atividades pré-prova começaram no dia 02 de abril no Mercado Municipal Tamango, com a recepção dos atletas, checagem de equipamentos e o esperado briefing. Com a largada programada para as 07h00 na ponte San Lorenzo, distante cerca de 1 hora da cidade, a noite foi curta para todos os envolvidos na corrida.

Ainda estava escuro quando as bicicletas cruzaram a ponte em direção às margens do lago Calluqueo, formado pelo degelo do glaciar de mesmo nome e que se estende desde o alto do monte San Lorenzo.

Nesta primeira transição as duas categorias – Avanzado e Intermedio – se dividiram, com os primeiros partindo para um trekking e os outros, para uma canoagem até o glaciar.

Este foi um ponto decisivo para a corrida, com os competidores levando muito mais tempo que o esperado para buscar os postos de controle do trekking.

O visual neste ponto era de tirar o fôlego. Da estrada era possível ver quase toda a extensão do lago, o glaciar ao longe subindo o monte San Lorenzo e o seu pico, que é praticamente dividido com o país vizinho.

As águas do lago são tranquilas, mas em determinados momentos do dia o forte vento gelado  soprava contra os caiaques, exigindo um esforço maior dos competidores. Mas a recompensa de se aproximar do glaciar era grande, com o posto de controle colocado bem à frente da sua grande “boca”.

Já era noite quando a maioria das equipes chegou no acampamento. Algumas terminaram o primeiro dia de prova somente na madrugada de sexta para sábado, que aliás, foi bastante gelada. Poças de água amanheceram congeladas e uma fina camada branca de gelo era vista em todos os lugares, inclusive bicicletas e equipamentos de ficaram do lado de fora das barracas.

No segundo dia de prova a categoria Intermediário largou novamente às 07h00. Ainda estava escuro quando a poucos metros da largada tiveram que cruzar o congelante rio Tranquilo com suas bicicletas.

Aliás, essa foi uma prova em que dificilmente se ficou com os pés secos. No primeiro dia os competidores também tiveram que cruzar um rio logo cedo para chegar nos caiaques. Mas isso não parecia atrapalhar os atletas – apesar de não haver outra opção, a não ser respirar fundo e seguir adiante, suportando as dores causadas pela água gelada.

Devido ao ritmo de prova, um belíssimos trekking pelas montanhas próximas à cidade foi cancelado. Posteriormente a organização informou que havia pelo menos 20cm de neve neste trecho de prova.

A chegada foi montada na Plaza de Armas de Cochrane, onde os participantes foram recebidos por amigos e familiares. À noite, os participantes se reuniram novamente no Mercado Municipal para a cerimônia de premiação e posteriormente, um asado oferecido pela Municipalidad.

Para Patricio Ulloa, alcalde de Cochrane, "a idéia é promover a beleza natural que temos em Cochrane como o Monte San Lorenzo e o glaciar Calluqueo e posicionarmos em Chile e no resto do mundo para que as pessoas possam vir participar desta aventura e conhecer essas belezas naturais que temos na região de Aysén e Cochrane."

Os vencedores da categoria Avanzados - misto e masculina - ganharam, além do troféu e brindes dos patrocinadores, passagens da empresa aérea Sky para o Brasil.

Vencedores:
Avanzado Misto: Chiloé
Avanzado Masculino: Fuga
Intermedio Misto: Amanecer
Intermedio Masculino: Manque Weichafe

Para quem busca lugares diferentes e mais tranquilos da Patagônia Chilena, Cochrane é uma ótima opção. Os picos de algumas montanhas lembram um pouco de Torres del Paine, sem toda aquela movimentação de turistas.

Como chegar:
Avião até Balmaceda e depois aproximadamente 5 horas de carro por estrada de asfalto e rípio.
Mais informações sobre a comuna em www.cochranepatagonia.cl/

Agradecimentos a Javier Muñoz, representando toda a organização do Aventura San Lorenzo; Sernatur - Ministério de Economia, Fomento e Turismo do Chile; Municipalidad de Cochrane; Café e Restaurante Martica.

 

Serviço
Aventura Monte San Lorenzo 2015
03.04.2015
Wladimir Togumi
Por Wladimir Togumi
08 Abr 2015 - 11h53 | geral | Corrida de Aventura
publicidade
publicidade
publicidade
publicidade
Cadastro
Cadastre seu email e receba as noticias automaticamente no seu email diariamente