Ernani Souza, o primeiro brasileiro a vencer o El Cruce Columbia

Por Redação - 19 Fev 2015 - 12h45

Ernani Souza é o nome do momento nas corridas de montanha. Primeiro brasileiro a se consagrar campeão geral Solo do El Cruce Columbia, o mineiro de Conselheiro Lafaiete deixou grandes nomes do esporte para trás, como o argentino Gustavo Reyes e o espanhol Chema Martínez. Seu objetivo ao viajar para a Argentina era terminar entre os 10 primeiros no geral, e o resultado final acabou sendo muito melhor do que o imaginado.

A primeira das 3 etapas do El Cruce 2015 teve 26km, sendo a parte técnica o grande diferencial para se conquistar um bom resultado. Uma grande montanha no início da etapa fez com que a maioria dos atletas chegassem nas descidas técnicas com as pernas queimando e assim dificultando ainda mais o trabalho de transpor pedra enormes e muitos trechos de cascalho nas descidas muito íngremes. Nesta etapa Ernani foi o quinto colocado geral ficando cerca de 4 minutos atrás do líder.

A segunda etapa foi a mais longa, com 42 Km. Ernani acordou tenso, pois em se tratando de montanha esta seria sua primeira vez correndo uma distância tão grande, mas o desejo de recuperar o tempo perdido fez com que o atleta não só fosse para briga como também abrisse nos primeiros metros de prova uma fuga com um espanhol e dois argentinos. Lá pelo km 21 ele já se encontrava sozinho e foi para um vôo solo em busca da vitória que acabou acontecendo com uma vantagem tão boa que além de levar a etapa, o levou para a liderança da prova.

Ernani durante o El Cruce 2015

Terceira e última etapa, 34km: quando largou Ernani tinha uma vantagem de quase 5 minutos sobre o segundo colocado e quase 6 na frente do terceiro, ambos argentinos, o que colocava uma grande pressão sobre seus ombros. Ernani novamente partiu para o ataque, se defendeu bem nas subidas e trechos mais planos porém em uma longa descida técnica um quarteto argentino conseguiu escapar e abrir uma pequena vantagem, que se manteve até o final da etapa. Sem saber ao certo como havia ficado a classificação final, os atletas comemoraram todos juntos a finalização da prova, mas a dúvida estava no ar... Já dentro de um ônibus da organização que iria levar os atletas de volta para a cidade, Ernani recebeu de seu adversário direto as felicitações pela vitória! Nesta hora o acesso a internet já era possível e os resultados já haviam sido publicados, assim Ernani de Souza tornou-se o primeiro brasileiro a vencer não só uma etapa mas também a classificação geral do El Cruce na categoria solo.

"Estou muito feliz de ter conquistado esta vitória, mostramos para o mundo que temos corredores de montanha de altíssimo nível, levar o Brasil ao lugar mais alto do pódio é de extrema alegria pra mim". assim relata Ernani. A edição do Cruce deste ano contou com 2600 atletas de 32 nacionalidades.

Ernani é auxiliar administrativo na Unimed Conselheiro Lafaiete, que além de empregadora, é sua patrocinadora desde 1999. O atleta, que passou a integrar a Kailash Team Neptunia, iniciou sua vida esportiva no mountain bike em 1997, mas como gostava também de correr, alternava as provas de MTB com as corridas de rua. Como consequência, posteriormente juntou as duas modalidades e se arriscou no duatlhon, onde obteve grande sucesso.

Entre seus resultados estão:
- Mountain bike: campeão brasileiro e medalha de bronze no mundial de 2011
- Duatlhon: campeão brasileiro e medalha de bronze no sul-americano de 2012, além de 7 vezes campeão carioca
- Corrida de rua - medalha de prata no mundial master de meia maratona
- Corrida de montanha: em sua primeira participação na modalidade em 2008, foi vice campeão brasileiro. Ao retornar no ano passado, foi campeão da KTR, Desafio das Serras 40km (20+20), APTR Pico do Itacolomi 25km e agora, o El Cruce na categoria solo

O atleta agradece aos seus patrocinadores Clube Dom Pedro II, Unimed Conselheiro Lafaiete, Plastipel Embalagens, CHB, Tênis Skechers, Kailash Team Neptunia, aos brasileiros que estiveram lhe dando força nos acampamentos do evento, aos familiares, amigos e anônimos.

Serviço
El Cruce Columbia 2015
05.02.2015
Villa Catedral, Rio Negro, Bariloche ()
www.elcrucecolumbia.com
Redação
Por Redação
19 Fev 2015 - 12h45 | geral | Trail Running
publicidade
publicidade
publicidade
publicidade
Cadastro
Cadastre seu email e receba as noticias automaticamente no seu email diariamente
Redes Sociais