Corrida de Aventura
Grande parte da logistica do AR World Championship Pantanal será feita pela água

Inscrições para o AR World Championship Pantanal serão abertas em 15 de Fevereiro

Por
15 Jan 2015
Corrida de Aventura

Em 2015 o Brasil será novamente anfitrião do AR World Championship, a final mundial de corrida de aventura, que reune os melhores atletas do mundo selecionados em uma série de corridas ao redor do mundo. Sete anos separam a corrida de 2008 baseada em Jericoacoara, no Ceará, num percurso que passou ainda pelo Maranhão e Piauí.

Este ano o cenário será a região do Pantanal - com a base montada na cidade de Corumbá - no oeste brasileiro e próximo à divisa com a Bolívia. Os participantes encontrarão uma região de extrema riqueza natural e abundante diversidade biológica

Estamos no meio de um importante triênio em que o planeta inteiro está de olho no Brasil. Em 2014 o pais recebeu os melhores jogadores de futebol; em 2015 será a vez dos melhores corredores de aventura e para finalizar, em 2016 teremos os melhores dos esportes olímpicos. É uma ótima oportunidade para mostrar que também temos um grande potencial nesse esporte relativamente novo (se compararmos com o futebol e esportes olímpicos).

Ter o mundial em terras tupiniquins é também uma oportunidade de dar mais visibilidade para o esporte, facilitar a participação das equipes brasileiras, conseguir novos apoios e patrocinadores e assim com nos outros mundiais esportivos, assistir de perto como esses atletas "trabalham" o esporte.

De acordo com a organização a prova será bastante remota e com aproximadamente 70% da logistica sendo feita por água. Isso significa uma grande complexidade em toda a operação do evento, com destaque no transporte de equipamentos e pessoas para os diversos postos de controle e para garantir a segurança dos participantes.

Os diversos rio, lagos e charcos serão bastante explorados e por isso a canoagem será muito importante - mas não decisiva - no desempenho das equipes. Serão no total 4 seções e mais alguns trechos de natação.

A modalidade decisiva ficará à cargo da navegação. "Essa será uma corrida nos moldes antigos, estilo Eco-Challenge, bem expedicionária e com muita orientação e estratégia, envolvendo trechos longos com muitas opções de rota".

Mas é bom não se esquecer das pernas. Apesar de ser uma região majoritariamente plana, existem montanhas ali próximo e os atletas terão pela frente 2.250 metros de subida acumulada em uma das seções. Isso não é nada comparado ao mundial do ano passado no Equador, mas são corridas diferentes e aliada à navegação, pode significar uma grande mudança na classificação final.

Outra questão levantada constantemente pelos participantes é sobre o perigo de ataques animais. Por ser uma região remota e bastante preservada existe muito vida selvagem na região, mas nada com que os atletas precisem se preocupar. A região é super equilibrada e os animais não tem interesse nenhum em humanos e fogem ao invés de atacar. Inclusive os felinos. "A verdade é que os maiores perigos do Pantanal são: as abelhas, assim como em outras regiões do Brasil, e as arraias de rio, que picam quando você pisa nelas. "Apesar da picada doer muito, a vitima não corre risco de morte", avisa a organização.

No total serão disponibilizadas 60 vagas, lembrando que a campeã, vice-campeã e melhor equipe nacional de cada etapa do AR World Series possuem seus lugares garantidos.

As equipes brasileiras terão 20 vagas à disposição (veja abaixo a tabela de divisão de vagas) no esquema "first come, first served", isto é, elas serão preenchidas de acordo com a ordem de chegada das inscrições e respectivos pagamentos. Além disso, as equipes deverão ter experiência comprovada para serem aceitas. Pelo menos 2 atletas da equipe devem ter o mínimo de 2 corridas de expedição completas. Todos os currículos serão cuidadosamente analisados.

As inscrições abrem no dia 15 de fevereiro e seguem o seguinte cronograma de desconto:
U$ 6.000,00 até 15 de abril
U$ 6.500,00 até 15 de julho
U$ 7.000,00 até 30 de setembro.

As equipes brasileiras podem dividir o valor em até 5 vezes, enquanto que as internacionais pagam em 2 vezes, sendo 50% de entrada para garantir a vaga.

Tabela de divisão de vagas de acordo com o regulamento do ARWS:
1. Campeões ARWC 2014
2. Vice-campeões ARWC 2014
3. GodZone - 1ª lugar
4. GodZone - 2ª lugar
5. GodZone - Melhor equipe do país (diferente do primeiro e segundo lugares)
6. Tierra Viva - 1º lugar
7. Tierra Viva - 2º lugar
8. Tierra Viva - Melhor equipe do país (diferente do primeiro e segundo lugares)
9. Raid Gallaecia - 1ª lugar
10. Raid Gallaecia - 2ª lugar
11. Raid Gallaecia - Melhor equipe do país (diferente do primeiro e segundo lugares)
12. Expedition Africa - 1ª lugar
13. Expedition Africa - 2ª lugar
14. Expedition Africa - Melhor equipe do país (diferente do primeiro e segundo lugares)
15. Expedition Alaska - 1ª lugar
16. Expedition Alaska - 2ª lugar
17. Expedition Alaska - Melhor equipe do país (diferente do primeiro e segundo lugares)
18. Cowboy Tough - 1ª lugar
19. Cowboy Tough - 2ª lugar
20. Cowboy Tough - Melhor equipe do país (diferente do primeiro e segundo lugares)
21. XPD - 1ª lugar
22. XPD - 2ª lugar
23. XPD - Melhor equipe do país (diferente do primeiro e segundo lugares)
24. Raid in France - 1ª lugar
25. Raid in France - 2ª lugar
26. Raid in France - Melhor equipe do país (diferente do primeiro e segundo lugares)
27 a 40 - Wild Cards (vagas para equipes estrageiras aprovadas por curriculo)
41 a 60 - País Anfitrião (Brasil)

 

Serviço
11.11.2015 - AR World Championship 2015 - Pantanal - Brazil
Corumbá (MS) - www.ligaoutdoor.com.br
Por Wladimir Togumi
15 Jan 2015 | geral | Corrida de Aventura
publicidade
publicidade
Cadastro
Cadastre seu email e receba as noticias automaticamente no seu email diariamente