Atacama Crossing chega à 10ª edição em 2014

Por Redação - 06 Out 2014 - 14h06

Neste domingo, 05 de outubro, um grupo de 163 competidores de 36 países largaram na 10ª edição do Atacama Crossing, uma corrida a pé com percurso de 250 quilômetros em estágios diários.

"O Atacama Crossing se tornou uma das corridas mais adoradas do 4 Deserts Race Series pela locação impressionante e pelo percurso desafiador", disse Mary Gadams, fundadora do circuito que teve inicio em 2002. "Dificil acreditar que passaram-se 10 anos desde a primeira edição - isso é um marco na estória do 4 Deserts Race Series."

Atacama Crossing

Realizado nos platôs elevados do deserto do Atacama, o mais seco - não polar - do mundo, o Atacama Crossing é reconhecido pela altitude - sempre um milha acima do nivel do mar - , o terreno com trechos de sal e uma beleza lunar. A odisséia de sete dias se extende por rotas históricas de comércio Inca, dunas de areia, riachos, vales, lagos de sal, canions, oásis e santuários naturais com o Vale da Lua e o Vale da Morte. O percurso finaliza no domingo, 11 de outubro, na cidade de San Pedro do Atacama.

Entre os países participantes, os de maior representatividade são os Estados Unidos (35), Reino Unido (18), Canadá (13) e Coréia do Sul (12). Entre os participantes favoritos está o aclamado espanhol e duas vezes atleta olímpico, Jose Manuel "Chema" Martinez Fernandez. Com 42 anos, ele está na tentativa de completar o 4 Deserts Grand Slam - todas as etapas do 4 Deserts no mesmo calendário anual - e já venceu o Gobi March (China) e conquistou o segundo lugar no Sahara Race (Jordânia).

O polonês Andrzej Gondek é outro forte representante, também no Grand Slam, depois de conquistar a 4ª colocação no Gobi March. Ao todo são 23 competidores na disputa do Grand Slam este ano.

Há também uma grande diversidade de estórias pessoais nesta edição. O deficiente visual brasileiro Vladmi dos Santos, que tem um trabalho bem proximo do Comitê Paralimpico Brasileiro, estará participando pela terceira vez após vencer o Spirit Award do Atacama Crossing em 2013. Ele será guiado no percurso pelo bombeiro norte americano Erin Leighty.

O competidor Iraniano-Canadense e membro do 4 Deserts Club, Ashkan Mokhtari, estará em seu 17º evento da Racing the Planet - tendo completado o Atacama Crossing 5 vezes. As americanas Penelope e Keith Boettiger estarão correndo pela organização de caridade Mamush.org, que oferece treinamento para os orfãos etíopes que estão passando para a idade adulta.

Serviço
Atacama Crossing 2014
05.10.2014
Redação
Por Redação
06 Out 2014 - 14h06 | geral |
publicidade
publicidade
publicidade
publicidade
Cadastro
Cadastre seu email e receba as noticias automaticamente no seu email diariamente
Redes Sociais