Fantasmas no porão! Relato de Fernando Nazário, campeão geral da 1ª edição do Ultra Trail Torres del Paine

Por Fernando Nazário - 29 Set 2014 - 14h48

Não importa o quanto você bate, mas sim o quanto aguenta apanhar e continuar. O quanto pode suportar e seguir em frente. É assim que se ganha.

Esta frase poderia passar em branco como todas as outras, porém para mim e aqui na patagônia chilena ela fez toda diferença. A natureza aqui é bela e implacável ! Eu tinha tudo pra não estar aqui depois de duas tentativas frustradas de completar a Patagônia Expedition Race nesta região e quase morrer em uma delas na travessia de canoagem pelo Estreito de Magalhães no ano de 2012 ! Mas não! Deus tinha algo especial guardado pra mim! Voltei !

Com a primeira edição dos 67km de corrida do Ultra Trail Torres del Paine, no Chile, encontrei a oportunidade de exorcizar os fantasmas dessa região que tanto incomodavam dentro de mim !

Frio, possibilidade de chuva, neve e fortes ventos eram esperados para esta manhã do dia 26 de setembro. Assim, às 3:30 da manhã saímos de Puerto Natales rumo a Torres del Paine de ônibus. Antes da largada nos chega a informação de que não existiam marcações específicas da prova e sim estacas de trekking que deveríamos seguir ! O fantasma voltou a assombrar! Me recordo conversando com o Marcelo Sinoca antes da largada, "se ele (organizador) fez esta prova com o mesmo nível das corridas de aventura, estávamos fritos. E assim o fez !"

Às 7:30 em ponto largamos do Hotel Rio Serrano, dentro do Parque Nacional. A chuva não veio, muito menos a neve, porém nos primeiros 8 e únicos km de estradão, os ventos desta região castigaram de frente e lateralmente, existindo momentos que ele nos forçava a parar de correr.

Tínhamos a informação para seguir rumo ao mirante do glaciar Gray! Em um ritmo forte e terreno com 60 km, literalmente, de trilha e pedras, passamos por paisagens de tirar o fôlego. Fui para essa prova aproveitar tudo que podia, mas também fazer força. No Km 27 estava em terceiro e quando avistamos o imenso glaciar Gray foi inspirador ! Passei o segundo colocado e no km 37 assumi a primeira colocação. Daí em diante corri sozinho. Outro detalhe é que não existiam postos de água e muito menos comida no caminho!

Eu, conhecendo o lugar e estudando toda a prova, sabia que a alimentação correta definiria o pódio! Em vários pontos aproveitei e bebi água de degelo - a mais pura - e isso não me fez parar! No km 64 em trecho de bate e volta na montanha, passei ao lado do chileno segundo colocado.

Faltando 4,5 km fiz toda força que pude e a 200 metros da chegada, onde todos me esperavam, não acreditei! Quanta felicidade! Levantei as mãos para o céu, ajoelhei e agradeci a Deus por ter me dado força para estar ali !

Os fantasmas se foram! 68,5km, 5.700m de desnível, 1º lugar geral em 7h35min.

Acreditem, se preparem, tenham fé e esperança em tudo na vida! Acreditem, pois fé é acreditar na sua força, no seu Deus dentro de si, nas suas possibilidades. E esperança é o impulso que nós temos. Mesmo que a vida seja difícil, o melhor é nunca paralisar! Não pensem que são os fatos, as circunstancia da vida, os planos de Deus que nos atingem. Na verdade o que realmente nos atinge é a forma de enfrentar estes problemas!

Não podemos criar obstáculos para nossa própria vida, pois somos nós que a construímos. Se os criarmos, os enfrente ! Não chore pelas tristezas e barreiras que a vida te apresente, chore pela emoção de ter lutado e dado a volta por cima! Nada será maior do que nós!

Esta vitória não é só minha, é também da minha esposa que torce por mim e me ajuda sempre; é dos meus amigos atletas que se dedicaram a estar ao meu lado nos longões, fazendo força pelo meu objetivo; meus alunos, minha família, meus fisioterapeutas, todos os amigos, pessoas que torcem por mim e meus patrocinadores: Banana Boat protetor solar, Empório Divino, Drogalider e Crocs Uberlândia. Meu muito obrigado !

Fernando Nazário

Serviço
Ultra Trail Torres del Paine 2014
26.09.2014
Torres del Paine, Região de Magalhães ()
www.ultratrailtorresdelpaine.com
Fernando Nazário
Por Fernando Nazário
29 Set 2014 - 14h48 | geral |
publicidade
publicidade
publicidade
publicidade
Cadastro
Cadastre seu email e receba as noticias automaticamente no seu email diariamente
Redes Sociais