Programação e sinopse dos filmes do Rocky Spirit 2014 - São Paulo

Por Redação - 30 Ago 2014 - 09h19

Serão, ao todo, 28 filmes inéditos nesta quarta edição, divididos em: 23 produções internacionais – em sua maioria vindas da mais importante mostra do gênero, o Telluride Mountainfilm Festival dos EUA – e cinco nacionais. Dos documentários selecionados, doze são sobre montanhismo, seis sobre bike (com destaque para o brasileiro "Zé do Pedal"), cinco de surfe e dois de canoagem (com Pedro Oliva), além de produções sobre basejump, skate e esqui.

Rocky Spirit 2013 no Parque do Ibirapuera
© Alirio de Castro

Com expectativa de público de cerca de seis mil pessoas por dia para 2014 - o que representa 275% de crescimento desde a primeira edição - os destaques desse ano ficam com "When Dogs Fly" (EUA), "High Tension" (EUA), "Basikelly' (África do Sul), "Huayhuash" (EUA) e "Zé do Pedal" (Brasil).

O evento faz parte do calendário comemorativo do parque, que celebra esse mês 60 anos. A abertura será feita pela banda Bixiga 70 e contará também com a presença de dois protagonistas: o mineiro José Geraldo ou Zé do Pedal (no sábado, dia 30/8) e o Pedro Oliva (no domingo, dia 31/8), do filme "Kayak Nepal".

Em São Paulo o público está acostumado ao evento e já vai preparado para curtir os filmes da melhor maneira possível. Para facilitar, a organização disponibiliza uma cartilha com dicas para ninguém ficar desprevenido. Como o festival é ao ar livre, roupas de inverno para se proteger do sereno, cadeiras de praia, cangas e lanches são itens indispensáveis para a plateia. O meio-ambiente também está na pauta da organização, que pede para que o público entre no espírito e traga utensílios reutilizáveis e fiquem atentos para não deixar lixo nos locais após a exibição.

Confira a programação de SP e o resumo dos filmes:

Sábado (30/8)
* 17h30: Show com banda Bixiga 70
* 19h00:
- Sea Fever
- Sufferfest
- 64 mph
- Brian and Kaya
- Tyler Howell
- Dubai – A Skier’s Journey
- Karsts of China
- High Tension
* Intervalo
* 21h00:
- Go Riding (BRASIL)
- Red Bull Air Force (BRASIL)
- The Fortune Wild
- Off Width
- Sound of the Void
- Zé do Pedal (BRASIL)

Domingo (31/8)
* 19h00:
- 14c
- Comunidade Aldeia (BRASIL)
- Blink of an Eye
- Dream
- When Dogs Fly
- Catch It
- El Sendero Luminoso
- Baisikeli
* Intervalo
* 21h00:

- Step ‘n Sound
- The Questions We Ask
- Parking Lot Culture
- Desert Ice
- Huayhuash
- Kayak Nepal (BRASIL)

Sea Fever (Febre de Mar) - Reino Unido, 2013
Direção: Tim Davies
Quem disse que surf não é poesia? Nesta produção incomum e surpreendente, imagens icônicas de surf de mesclam com o poema “SeaFever”, escrito pelo britânico John Masefield, em 1916. Admiração e a devoção ao mar – desta vez em cima uma prancha afiada.

Sufferfest (Festa do Sofrimento) - EUA, 2013
Direção: Cedar Wright
Os escaladores Alex Honnold e Cedar Wright, que têm fama internacional por suas escaladas sem equipamentos de segurança, se uniram em um projeto diferente: escalar todos os picos com mais de 4.200 metros da Califórnia, porém indo de bike de uma até outra montanha. O resultado é um documentário divertido, com cenas surpreendentes de dois magos da escalada.

64 MPH - EUA, 2014
Direção: BrettSchreckengost
O Couloir San Joaquin é uma das rotas de esqui mais icônicas da região de Telluride, no Colorado (EUA). E Greg Hope é um dos esquiadores extremos mais conhecidos da pitoresca cidade cercada de montanhas. Em 64 MPH, o atleta decide encarar essa rota extremamente íngreme, chegando à velocidade que dá nome ao documentário (e que equivale a cerca de 100 km/h).

Bryan and Kaia (Bryan e Kaia) -EUA, 2014
Direção: Jonathan Kang
Lindo e leve, esse curta-metragem acompanha o mountain biker Bryan Gregory e sua cadela Kaia em um rolê veloz por um singletrack da Pacific Northwest, nos EUA. Mesmo quem não pedala vai sorrir ao assistir as habilidades caninas de Kaia pela trilha.

Tyler Howell - EUA, 2014
Direção: Jack Boston
O skatista de downhill Tyler Howell desce com estilo e muita velocidade as colinas perto de Santa Bárbara, na Califórnia (EUA), vestindo somente bermuda e camiseta.

Dubai: A Skier’s Journey (Dubai: A Jornada de um Esquiador) - Canadá, 2013
Direção: Daniel Irvine e Jordan Manley
Há anos os cineastas Jordan Manley e Daniel Irvine têm seguido esquiadores no mundo inteiro para realizar a série A Skier’s Journey (A Jornada de um Esquiador). Neste episódio, eles encontram uma locação um tanto estranha: a Ski Dubai é uma pequena colina com uma rampa de 60 metros construída dentro de um luxuoso shopping center no maior deserto de areia do mundo. Aparelhos de ar-condicionado gigantescos resfriam o ambiente, enquanto as temperaturas externas ultrapassam os 40ºC.

The Karsts of China (Os Karsts da China) - 2014 EUA
Direção: Keith Ladzinski
No sul da China, formações rochosas maravilhosas conhecidas como karsts atraem escaladores do mundo todo. Em meio a uma vegetação densa e mares de montanhas de formato singular, alguns dos maiores escaladores do planeta – como Cedar Wright, Emily Harrington e Matt Segal – conquistam rochas nunca antes escaladas, em um filme de absurda beleza.

High Tension (Alta Tensão) - EUA 2013
Direção: Zachary Barr, Peter Mortimer, Josh Lowell e Nick Rosen
O suíço UeliSteck e o italiano Simone Moro, dois dos mais famosos montanhistas da atualidade, vão para o Everest com uma equipe de filmagem. Lá, durante sua aclimatação antes de chegar ao cume, os dois se vêem envolvidos em uma briga feia com os sherpas, povo local contratado pelas expedições comerciais para ajudar a escalada de clientes. A treta, toda filmada pela equipe desse documentário, só piora, com direito a apedrejamentos e tapas na cara. Um exemplo da confusão que se tornou o Everest nos últimos anos.

Go Riding (Vai Pedalar) - Brasil, 2013
Direção: Fernando e Bernardo Biagioni
A linguagem da bike é universal. E pode mudar uma cidade, uma pessoa e até o mundo. É com essa certeza que um grupo de ciclistas urbanos apresenta um refinado registro de seus rolês diários em meio à cidade onde vivem, nos levando a refletir como o girar das rodas pode movimentar nossa consciência, libertar nosso espírito e aguçar nosso olhar.

Red Bull Air Force (ForçaAérea Red Bull) - Brasil, 2013
Diretor: Wiland Pinsdorf
Atletas consagrados de base jump mostram outra forma de conhecer os principais pontos turísticos do Rio de Janeiro: completando saltos insanos do topo das maiores montanhas da cidade. Muitos são devotos do wingsuit, a roupa de “morcego” que faz os atletas planarem no ar. A sensação de adrenalina, vertigem e recompensa acompanham esse alucinante filme.

The Fortune Wild (A Riqueza Selvagem) - Canadá, 2014
Direção: Ben Gulliver
Se Wes Anderson quisesse fazer um filme de surf, certamente seria parecido com The Fortune Wild. Com uma linguagem divertida e poética à la Anderson, o diretor Ben Gulliver realizou um filme bem-humorado sobre um grupo de surfistas que vai até a Colúmbia Britânica, no Canadá, explorar as ondas e curtir um estilo de vida auto-suficiente e intimamente ligado à natureza a seu redor.

Off-WidthOutlaw (Fora-da-Lei das Off-Width) - EUA, 2013
Direção: Celin Serbo
Off-width é o nome, em inglês, para escalada em fendas, uma vertente meio underground do esporte na qual os atletas se espremem em vãos estreitos formados por paredões rochosos. Nessa duríssima modalidade, o nome de Pamela Shanti Pack virou sinônimo de ousadia – poucos, entre homens e mulheres, têm sua coragem para escalar fendas perigosas, muitas delas nunca antes exploradas por alguém.

Sound of the Void (O Som do Vazio) - 2013 Alemanha
Direção: MartenPersiel
Sébastien de Sainte Marie é um esquiador extremo que enfrenta descidas tão íngremes que dá nervoso só de ver as imagens desse documentário. Em um esporte em que uma derrapada ou uma curva mal executada podem significar a morte, ele consegue manter a calma e desfrutar de um contato profundo com as montanhas e a neve.

Zé do Pedal- As Fronteiras do Mundo - Brasil, 2013
Direção: Bruno Lima e Fabricio Menicucci
O mineiro José Geraldo de Souza Castro decidiu conhecer o mundo a bordo de um triciclo movido com a força de suas pernas. Este filme acompanha a passagem dessa figura doce e inspiradora pela África do Sul, em uma celebração da vida e do espírito aventureiro.

14.C - EUA, 2014
Direção: George Knowles
O escalador norte-americano Kai Lighter tem apenas 14 anos, mas sua história já virou filme. Como Tiger Woods no golfe e as irmãs Williams no tênis, esse garoto de enorme talento pode mudar a história da escalada. O documentário tem como tema central suas conquistas esportivas e também sua família: a mãe de Kai, solteira, não apenas batalha para garantir que o filho vá bem na escola como faz a segurança dele em quase todas as escaladas, ficando na outra ponta da corda para garantir que nada aconteça ao menino.

Comunidade Aldeia - Brasil, 2014
Direção: Davi Boarato
A necessidade de se reencontrar com a natureza uniu brasileiros e estrangeiros em uma comunidade na Bahia que mistura a abdicação total do concreto com a convivência pacífica e uma porção de ideias bacanas. Aliar esse estilo de vida desapegado com modernidades, como acesso a internet, tem tornado cada dia mais feliz e equilibrado dentro da “aldeia”.

Blink of an Eye (Piscar de Olho) - Espanha, 2013
Direção: Niels Windfeldt
Quando assistimos a um prova de esqui pela TV, não dá para ter ideia da velocidade dos esquiadores, muito menos dos impactos que eles sofrem na pista. Esse curto documentário mostra um pouco do que há por trás dessas competições, tendo como personagem central AkselLundSvindal e sua incrível habilidade de vencer a pressão mental inerente ao esporte

Dream (Sonho) - EUA, 2014
Direção: Skip Armstrong
Esse não é apenas um curta-metragem sobre caiaque: é também a viagem meio surral do diretor Skip Armstrong. Nele, um canoísta amador faz remadas noturnas, enquanto um panda e outras criaturas imaginárias passeiam diante da câmera. Lindo e bizarro.

When Dogs Fly (Quando os Cães Voam) - EUA, 2014
Direção: Dean Potter
Dean Potter é um dos escaladores, base jumpers e slackliners mais emblemáticos de sua geração. Sempre envolvido em projetos polêmicos, desta vez o norte-americano decide saltar de wingsuit (macacão feito para planar) com sua cachorra. Neste filme singelo e provocador, ele e Whisper se lançam do topo do Eiger, famosa montanha suíça, rumo ao desconhecido.

Catch It (Pega Essa) - EUA e Noruega, 2013
Direção: Sarah Menzies
Apesar de ter crescido cercada pelas águas mornas do sul da França, a surfista Lea Brassy acabou deixando a vida levá-la para o norte da Noruega, onde gélidas ondas batem na costa acidentada e montanhas se elevam diretamente do mar. A bordo de sua van, Lea estaciona em diversos lugares para se misturar à paisagem local. Pesca, escala e surfa, mesmo rodeada de neve, mostrando como é possível viver de forma simples e absolutamente plena.

El Sendero Luminoso (O Sendero Luminoso) - EUA, 2014
Direção: Renan Ozturk
O escalador norte-americano Alex Honnold, conhecido mundialmente por suas escaladas sem a utilização de nenhum equipamento de segurança, vai ao México com a renomada equipe da produtora Camp4Collective para tentar um dos projetos solos mais difíceis de sua carreira.

Baisikeli – The Story of an African Cycling Team (Baisikeli – A História de uma Equipe de Ciclismo Africana) - África do Sul, 2013
Direção: James Walsh
Que tal dar uma bike para um maratonista do Quênia? Com essa ideia na cabeça, o projeto KenyanRiders começou a construir uma história inacreditável no país reconhecido pelos seus grandes corredores.

Step N’Soul (Passos e Alma) - Inglaterra, 2013
Direção: Toma Jablon
Se você achou que não havia mais nada para criar em filmes de surf, vale a pena conferir essa produção de Toma Jablon. O diretor inglês consegue perceber e registrar com sensibilidade como há sinergia entre o improviso do jazz e as rasgadas do surf.

The Questions We Ask (As Perguntas Que Fazemos) - EUA e Canadá, 2014
Direção: KalumKo
Uma meditação poética sobre a natureza da aventura, The Questions We Ask apresenta o canadense Bruce Kirby. Ele atravessou o canadense Estreito de Geórgia, de Vancouver a Victoria, em uma prancha de stand-uppaddle, na primavera de 2013.

Parking LotCulture (A Turma do Estacionamento) - EUA, 2014
Direção: Sam Giffin
Este curta-metragem mostra um pouco da rotina de quem abraçou o estilo de vida “van e esqui”. São pessoas, muitas delas com suas famílias, que moram em trailers, tomam banho gelado, fazem comida em fogareiro, pernoitam em estacionamentos, tudo para serem os primeiros a experimentar a neve virgem que se forma nas pistas de esqui.

Desert Ice (Gelo do Deserto) - EUA, 2014
Direção: Keith Ladzinski
Nos dias mais frios de inverno, o Parque Nacional de Zion, nos EUA, transforma-se em um alucinante destino de escalada em gelo, porém conhecido por poucos. A neve cobre suas torres de arenito, pintando de branco suas gargantas e vales. EmDesert Ice, os escaladores Scott Adamson e Jesse Huey vão para Zion escalar, mas sua jornada revela-se uma aventura repleta de trekkings duros e trilhas sem saída, antes de cravarem suas piquetas nos tão desejados paredões de gelo.

Huayhuash - EUA, 2014
Direção: Joey Shusler e Thomas Woodson
Um grupo de amigos do Colorado (EUA) se lança em uma aventura dentro da gigante cordilheira Huayhuash, no Peru, com picos acima dos 6 mil metros de altitude. A bordo de suas mountain bikes, carregadas com o mínimo necessário, eles desafiam (e se divertem em) um lugar onde pouca gente havia se arriscado dessa forma.

Kaiak Nepal - Brasil, 2014
Direção: Ricardo Quintela e André Pupo
Encarar as cachoeiras mais “tretas” do mundo já virou rotina para o canoísta brasileiro Pedro Oliva e sua trupe. Desta vez, eles desbravam as corredeiras do Himalaia, com direito a imagens inéditas captadas durante a passagem do programa Kayak do Canal Off pelo Nepal. Uma verdadeira aventura épica. Respire fundo e abra bem os olhos.

 

Redação
Por Redação
30 Ago 2014 - 09h19 | geral |
publicidade
publicidade
publicidade
publicidade
Cadastro
Cadastre seu email e receba as noticias automaticamente no seu email diariamente
Redes Sociais