Columbia Vidaraid vence o Untamed New England 2014

Por Redação - 25 Jun 2014 - 09h00

O AR World Series fez a primeira das duas parada na América do Norte com a realização do Untamed New England em Maine na semana passada, com um percurso aproximado de 300 quilômetros e participação de 39 equipes de todo o mundo, incluindo a Columbia Vidaraid, terceira colocada no ranking ARWS, e duas novas equipes formadas por atletas de alto nivel, Peak Performance e Team France.


© Juliana Povoação

As equipes foram presenteadas com um corrida old-school, com uma combinação de navegação complexa, escolhas estratégicas, exigência de resistência ao extremo e muito trabalho em equipe - todos os ingredientes de uma corrida clássica de expedição.

A corrida começou com um curto prólogo de orientação, seguida por canoagem em canoas canadenses no Lake Moosehead, com paradas para subir o Little Kineo Mountain e fazer um rapel de 100 metros do outro lado e um corrida de 6 quilômetros ao redor da Kineo Island.

O segundo trecho foi feito nas bicicletas, mas novamente com uma pausa, desta vez para uma seção de orientação em revezamente, onde cada integrante teve que completar um trecho de corrida com mapa e bússola.

Logo no início das equipes sueca e francesa conseguirem se posicionar à frente, com a Peak Performance liderando, mas o ponto alto da prova ainda estava por vir, com um trecho de 60 quilômetros de trekking e Pack-rafting.

Pack-rafting é utilizado ocasionalmente em corridas da América do Norte e foi um novo desafio para muitas equipes. As equipes carregaram um pequeno caiaque inflável para cruzar os lagos encontrados no "Lost World Trek".

Foi neste trekking que a Peak Performance perdeu a liderança para Columbia Vidaraid. A equipe formada por atletas espanhóis e brasileiros escolheu uma rota melhor pela densa mata e foi a única equipe que não parou para dormir, levando 14h30 para terminar a seção e sair da 5ª para a 1ª colocação.

"Tentamos passar pelo Dark Zone e estávamos muito cansados após 3 dias sem dormir", disse Marco Anselem. "Urtzi escolheu a melhor rota e apenas tentávamos ir atrás dele e seguir em frente".

Com todas as equipes "presas" no Dark Zone e podendo dormir antes do reinicio na manhã seguinte, era esperada uma chegada em sprint, pois em seguida haveria apenas uma curta mountain biking.

A Columbia Vidaraid manteve a liderança na água e Marco Anselem disse que o ponto alto da prova foram as corredeiras com o pack-rafting. Não foi o caso de outras equipes que viraram e tiveram que abandonar a corrida quase na chegada devido à exaustão e o risco de hipotermina.

Apesar de Barbara Bomfim sofrer uma queda de bicicleta próximo à chegada - a atleta lutava contra a fadiga e a dificuldade de pedalar com uma mochila pesada - a Columbia Vidaraid foi a campeã com o tempo de 64h8m.

A Team France terminou a corrida em segundo lugar, à frente da Peak Performance com apenas 3 minutos de diferença.

Serviço
Untamed New England 2014 - AR World Series
17.06.2014
Maine Central Highlands, EUA ()
www.untamedne.com
Redação
Por Redação
25 Jun 2014 - 09h00 | geral |
publicidade
publicidade
publicidade
publicidade
Cadastro
Cadastre seu email e receba as noticias automaticamente no seu email diariamente
Redes Sociais