Patagonia Run é um dos eventos mais procurados pelos brasileiros no exterior

Por Redação - 10 Mar 2014 - 11h22

Disputada na bela província de Neuquén, na Argentina, a Patagonia Run conseguiu, em apenas um ano, tornar-se um dos eventos no exterior com mais participantes brasileiros. Em 2011, apenas 11 atletas nacionais viajaram até San Martin de los Andes para disputar a corrida em uma das regiões mais inexploradas do continente. No ano seguinte, 150 brasileiros se inscreveram para as disputas e, em 2013, foram nada menos que 589 inscritos, representatividade maior que a registrada em eventos tradicionais e populares entre os brasileiros, como a Maratona de Buenos Aires, que reuniu 576 participantes nos 42 km, no último ano.


© Christian Kittler

A edição 2014 da Patagonia Run está agendada para o dia 12 de abril, novamente na pequena San Martin de los Andes, que se mobiliza para receber os atletas.

Com várias distâncias como opção, o evento recebe no total 3 mil atletas de diversos países. Do Brasil, São Paulo foi o Estado que mais enviou corredores para o evento no último ano, totalizando 224 participantes, 38% do total. Em seguida vem o Rio de Janeiro, com 143 atletas, somando 24%. A terceira colocação fica com o Estado de Minas Gerais (10%), a quarta com o Paraná (7,1%) e a quinta com o Rio Grande do Sul (4,7%). O percentual de todos os participantes da região Sudeste é de 74,7%, seguida pela região Sul com 14,3%. A região Centro-Oeste somou 5,5% dos atletas inscritos no evento.

"A Patagônia é uma região mítica e todo ano recebemos atletas do mundo todo, mas tem surpreendido o grande interesse dos brasileiros pela prova. É um sinal da popularidade da corrida no Brasil e também do interesse dos brasileiros em praticar o esporte em lugares diferentes. Correr em uma área inexplorada, em plena Patagonia, porém, com boa infraestrutura, é um grande atrativo para os atletas-viajantes", diz Mariano Álvarez, da TMX, organizadora da Patagonia Run.

A principal razão da preferência dos atletas brasileiros por esta prova é justamente a oportunidade de conciliar a prática esportiva com o turismo em um dos locais mais cobiçados do mundo. Outro fator importante é que a prova é democrática, abrangendo distancias que possibilitam a participação desde atletas iniciantes até ultramaratonistas. Em 2014, a Patagonia Run terá novamente corridas nas distâncias de 10 km, 21 km, 42 km, 63 km, 84 km e 100 km.

A Meia Maratona, com 21 km, é a distância preferida dos brasileiros, e atraiu no último ano 260 corredores, 44% do total de atletas nacionais inscritos no evento. Em segundo lugar nas preferências está a distância de 10 km, reunindo 30% do total de brasileiros. Na sequência está a Maratona, com 42 km, que contou com 81 corredores do país. A surpresa está na ultramaratona, com 100 km, que atraiu 42 super corredores dos estados de São Paulo, Rio de Janeiro, Paraná, Rio Grande do Sul, Distrito Federal, Minas Gerais, Espírito Santo, Maranhão e Ceará.

As duas ultramaratonas – 84 km e 100 km – valem pontos que podem ajudar os atletas a se credenciarem para uma das provas mais famosas do mundo, o Ultra Trail Du Mont Blanc, na região dos Alpes, cruzando as fronteiras da França, Itália e Suíça. Os 100km da Patagônia Run também dão direito a uma vaga na loteria da Western States Endurance Run, que é realizada na Califórnia (Estados Unidos).

San Martin de Los Andes - A pequena cidade de San Martin de los Andes, com apenas 25 mil habitantes, é o cenário da prova na Patagônia argentina. Distante cerca de 1.500 km da capital Buenos Aires, San Martin está envolvida por áreas preservadas, como o Parque Nacional Lanín, aos pés da Cordilheira dos Andes. Os percursos são compostos por trilhas montanhosas com diferentes níveis de inclinação, com passagens por planícies, vales, rios e mirantes da belíssima área da região da Patagônia, dentro do Parque Nacional Lanín.

Mais informações: www.patagoniarun.com

Serviço
Patagonia Run 2014
12.04.2014
San Martin de los Andes ()
www.patagoniarun.com
Redação
Por Redação
10 Mar 2014 - 11h22 | geral |
publicidade
publicidade
publicidade
publicidade
Cadastro
Cadastre seu email e receba as noticias automaticamente no seu email diariamente
Redes Sociais