Team USA é bicampeã do Rocky Man

Por Redação - 12 Nov 2013 - 09h25

O time comandando pela lenda nos esportes de aventura, Paul Romero, foi o campeão do Rocky Man 2013. O evento reuniu 20 equipes, sendo 15 brasileiras e 5 estrangeiras. A prova, que teve seis modalidades e durou mais de 12 horas, rolou nesta sexta (8) e sábado (9), em diversos locais do Rio de Janeiro, como Arpoador, Lagoa Rodrigo de Freitas e Alto da Boa Vista. A equipe americana repetiu o feito de 2012, quando também venceu a prova.

Esse ano, o Team USA foi formado pelo Capitão Paul Romero /Escalada: Joe Maier / Surf: Caio Vaz / MTB: Mike Kloser / SUP: Caio Vaz / Corrida feminina: Stevie Kremer / Corrida masculina: Marshall Thompson). Eles concluíram as provas em 10h51m07, com 40 minutos de vantagem em relação ao segundo colocado, o Team Nova Zelândia -11h31m16 (Capitã: Nora Audrá / Escalada: James Speirs / Surf: Daniel Kereopa / MTB: Ian Edmond / SUP: Daniel Kereopa / Corrida feminina: Jess Simson / Corrida masculina: Daniel Jones).

Canoa Havaiana no Rocky Man 2013 - Alexandre Cappi

Paul falou sobre a sensação que é comandar um time campeão sem competir. "É a primeira vez que eu assumo a missão de coordenar sem disputar. Vejo com a concretização de um caminho que eu sempre imaginei para a minha vida, algo pelo qual eu tenho trabalhado. É um grande prazer cuidar deles, estou muito orgulhoso, um time jovem com competidores incríveis", empolga-se o americano.

Após duras etapas de surf, mountain bike, stand-up paddle e corrida em trilha (feminina e masculina), as equipes ainda tiveram de remar a canoa polinésia e correr da Praia Vermelha (Urca) até o Posto 10, onde ficava a chegada. O time americano, formado por estrelas dos esportes outdoor, mostrou hegemonia em praticamente todo o evento.

O terceiro lugar do Rocky Man 2013 ficou com o Núcleo Aventura (SP) - 11h37m36 (Capitã: Cris de Carvalho/Escalada: Alexandre Manzan/ Surf: Pedro Scooby/ MTB: Abraão Azevedo/SUP: Alessandro Matero/ Corrida feminina: Cilene Sophya Santos/ Corrida masculina: Alexandre Manzan).

O pódio ficou completo com as equipes Quasar Lontra (SP)- 11h48m11 (Capitão: Rafael R Campos/Escalada: David Ribeiro/ Surf: Luiz Carlos Guida/ MTB: Matheus Ferraz Gil/ SUP: Luiz Carlos Guida/ Corrida feminina: Tessa Roorda/ Corrida masculina: Iazaldir Feitosa) e Iron Man (SP) – 11h52m47 e (Capitão: Eduardo Sarhan/ Escalada: Daniel Nogueira Mendes/ Surf: Daniel Nogueira Mendes/ MTB: Adriano Duarte Saccheto/ SUP: Vinicius Luz Sanches/ Corrida feminina: Beatriz Neres da Silva/ Corrida masculina: Thiago Dario Vinhal)

A prova de escalada foi disputada na sexta com vitória do Team USA. O sábado começou com a largada nas areias de Ipanema, às 7h. Os atletas correram mais de dois quilômetros, com a prancha embaixo do braço, para a disputa do surfe no Arpoador. Vitória de Caio Vaz, único brasileiro que competiu pelo time americano.

"Fiquei muito amarradão em participar do evento. Fiquei muito feliz com o convite. Eu soube do evento no ano passado e já tinha achado muito legal. Foi um desafio muito grande", empolga-se Caio Vaz.

A prova do MTB foi muito disputada. O tricampeão brasileiro Ricardo Pscheidt liderou a prova por quase todo o percurso e confirmou o favoritismo. Os atletas enfrentaram 45km de subidas, trechos de trilha, downhill e single track, com passagem pela Niemeyer, estrada das Canoas, distrito do Vale Encantado, próximo ao Alto da Boa Vista e Vista Chinesa. A prova terminou com uma volta no trecho de areia do Jóquei Club do Brasil.

"Fiquei muito feliz, fiz meu trabalho. Ano passado eu perdi por muito pouco. Confesso que cheguei com muita vontade de vencer. O Thiago Aroeira também é um grande atleta, correu bem, mas consegui me distanciar. O percurso evolui muito em relação ao ano passado. O nível foi bem alto", explica Pscheidt, que competiu pela equipe Sul Brasilis.

Repetindo o feito de 2012, o campeão da prova de 8km de stand-up paddle foi o paulista Luiz Guida, conhecido como Animal. O atleta da equipe Quasar Lontra falou sobre o esforço que é disputar uma prova multiesporte. "Vim cansado do surfe e a prova foi duríssima. Os adversários super fortes, mas graças a Deus deu tudo certo. Agora é descansar e preparar para a canoa e corrida", declara Luiz Guida.

A campeão mundial de skyrunner, Steve Kremer, do Team USA, mostrou que está em ótima forma. Ela completou a prova aproximadamente 20 minutos antes da segunda colocada, com o tempo de 2hrs42min. Considerado o trecho mais desafiador de todo o Rocky Man 2013, o percurso de 32km surpreendeu os competidores. O trajeto era idêntico para homens e mulheres. Entre os homens, o vencedor foi o neozelandês Daniel Jones, seguido do norte-americano Marshall Thompson e Alexandre Manzan.

"O percurso foi incrível, muito duro, mas eu amei. Estou completamente apaixonada pelo Rio de Janeiro e pelo Brasil. eu não conhecia, agora quero ficar aqui", disse a americana Steve Kremer.

Mantendo a tradição do Rocky Man as modalidades coletivas encerraram os trabalhos. O time BMS (DF) foi o primeiro a completar a prova na água. Após remar 12km, os atletas tiveram que correr mais 10km até cruzar o pórtico final do Rocky Man, localizado no Posto 10 de Ipanema. O time de Brasília também foi o primeiro a completar a corrida em equipe. Com o tempo acumulado de 12h08m06 o time do Distrito Federal conquistou o 7º lugar geral.

Resultado Final
1- Team USA (Estados Unidos) - 10h51m07
2- Team Nova Zelândia - 11h31m16
3- Núcleo Aventura (Brasil, SP) – 11h37m36
4- QuasarLontra (Brasil, SP) – 11h48m11
5- Ironman (São Paulo) – 11h52m47

Resultados por modalidades
Surfe

1- Caio Vaz – Team USA
2- Pedro Scooby – Núcleo Aventura (SP)
3- Daniel Kereopa – Team Nova Zelândia

MTB
1- Ricardo Pscheidt - Sul Brasilis
2- Thiago aroeira – Selva (SP)
3-Abraão Azevedo – Núcleo Aventura (SP)

Stand Up Paddle
1- Luiz Guida - Quasar Lontra (SP)
2- Paulo dos reis – BMS - Brasília Multi Sport (DF)
3- Vinicius Martins - Sul Brasilis (SC)

Corrida de Montanha Feminina
1- Stevie Kremer- Team USA
2- Beatriz Neres da Silva – Ironman (SP)
3- Tessa Roorda – Quasar lontra (SP)

Corrida de Montanha Masculina
1- Daniel Jones - Team Nova Zelândia
2- Marshal Thompson - Team USA
3- Alexandre Manzan - Núcleo Aventura (SP)

Canoa Polinésia
1- BMS – Brasília Multi Sport (DF)
2- Team USA
3- Start (RJ)

Corrida em Equipe
1- BMS - Brasília Multi Sport (DF)
2- Quasar Lontra (SP)
3- Núcleo aventura (SP)

Mais informações: www.rockyman2013.com.br

Serviço
Rocky Man 2013
09.11.2013
Rio de Janeiro (RJ)
www.rockyman2013.com.br
Redação
Por Redação
12 Nov 2013 - 09h25 | geral |
publicidade
publicidade
publicidade
publicidade
Cadastro
Cadastre seu email e receba as noticias automaticamente no seu email diariamente