Relógio GPS pode?

Por Arnaldo Maciel - 26 Jul 2013 - 12h58

Na ultima prova de duplas na Bahia, 3ª etapa da CICA (Campeonato do Interior de CA) que tem como objetivo a inclusão de novos atletas ao esporte, surgiu uma discussão corriqueira na página do facebook do evento: Pode usar relógio com GPS, tipo estes que marcam distância e velocidade? bom, foi o suficiente para corredores e novatos darem opiniões em todos os sentidos, foi gente que diz que assim como o odômetro da bike a função é apenas marcar distância e que se um não pode o outro também não deveria ser aceito, outros alegam que assim como a tecnologia é liberada nas bicicletas e remos de carbono, o uso do relógio é apenas uma evolução tecnológica (lembrando que era consenso que os relógios não dão coordenadas geográficas), outros alegavam que aro 29 é uma vantagem sobre aro 26 e assim a discussão levou ao espantoso numero de 103 comentários e vários posts sobre o assunto.

Uma das questões levantadas era que mesmo que proibido, seu uso era perfeitamente possível, pela máxima que "o que não se controla, não se proíbe" a dificuldade dos organizadores fiscalizarem era enorme, assim como a facilidade de burlar e levar na mochila um relógio GPS para situações que lhe favoreçam a navegação é simples por parte de um ou mais atletas.

Relogio GPS
Atenção: imagem meramente ilustrativa. A prova, odômetros e qualquer outro aparelho visto na foto não está relacionado diretamente com os casos descritos no texto.

Houve até mesmo confissões de atletas que usaram ou viram usar em provas e nada fizeram ou reclamaram.

Sabemos todos que a essência do esporte Corrida de Aventura é de navegação por cartas e uso de bússolas, mas pergunto se realmente o relógio GPS para medição de velocidade e distância não seria realmente a mesma coisa do odômetro de uma bike.

E se meu odômetro de bike for um moderníssimo Cateye com GPS?

Em uma prova de treeking de aventura em Maceió de quartetos, com as mesmas características de uma corrida de aventura, com mapas e PC's realizada pelo grupo Terra dos Marechais, que vem também promovendo a inclusão de novos atletas ao esporte, houve uma mesma abordagem do tema no facebook e lá se vão até agora mais de 80 comentários, com opiniões favoráveis e contrárias, além das mesmas indagações de que o relógio e odômetro de bike cumprem as mesmas funções, remos de carbono, etc, etc.

Não seria hora de uma discussão mais profunda sobre o assunto entre organizadores, gestores, praticantes e atletas do esporte?

Muitos se sentem prejudicados por cumprirem as regras mas verem outros não fazerem o mesmo e pior, vendo a total falta de capacidade de organizadores de se fazer cumprir e fiscalizar esta regra.

Se em provas curtas é uma tarefa quase impossível esta fiscalização, que dirá em provas longas em que se passa 2 a 6 dias no mato.

Pode ser alegar que quem usa deste artificio proibido é desonesto, mas todos sabemos que em qualquer disputa, seja esportiva ou não, teremos pessoas que para atingir seu objetivo não medirá esforços e meios para isso.

Outro comentário recorrente nestas discussões citadas é que se liberado o relógio GPS, isto iria beneficiar quem tem mais recursos para ter um, mas isso já não acontece com quem tem melhores bikes e melhores remos?

E ai corredor de aventura? sem nenhum tipo de restrição na sua opinião, você acha que deveria ser permitido o uso de relógios GPS que medem distância e velocidade? Você já viu alguém usando em corridas que participa?

Se há uma grande discussão então não podemos fechar olhos para ela, todo esporte evolui, o Tênis tem o olho eletrônico, o Volei passou a não ter tomadas e vai ter sets de 21 pontos, ou seja, se a tecnologia nos trouxe novas ferramentas de aferir distância do trekking/corrida e não me dá coordenadas geográficas, assim como o odômetro da bike, não seria o caso de evoluir o esporte e aceita-las? não seria melhor que proibi-las e não ter como fiscalizar? boa discussão esta né?

Qual sua opinião?

Arnaldo Maciel
Por Arnaldo Maciel
26 Jul 2013 - 12h58 | geral |
publicidade
publicidade
publicidade
publicidade
Cadastro
Cadastre seu email e receba as noticias automaticamente no seu email diariamente
Redes Sociais