Desafio Aysén Verano 2013: sol, calor e muita montanha

Por Wladimir Togumi - 22 Jan 2013 - 19h47

As grandes montanhas, as subidas íngremes e a navegação exigente, aliados ao forte sol durante os dias de prova (mais de 30ºC), marcaram a 5ª edição do Desafio Aysén.

Mas o esforço era recompensado pelas belas paisagem com visuais panorâmicos não somente próximos a Coyhaique, mas também de locais distantes como o Cerro Castillo (2.675m de altitude) e o Monte San Valentin, o ponto mais alto da Patagonia Chilena, com aproximadamente 4.000m de altitude e distante cerca de 150 quilômetros.

Equipes do Chile, Argentina, Equador, Colombia, Uruguai e Brasil estiveram presentes na Carrera + hermosa do Chile, prontos para enfrentar o duro percurso montado pelo organizador Francisco Vio.

Os participantes puderam escolher participar das categorias Expertos ou  Aventureros, mas não se engane, a dificuldade foi grande para ambas. Mesmo com menos quilômetros percorridos, os Aventureros passaram praticamente os mesmos “perrengues” que os Expertos.

A largada aconteceu ao meio dia no Hotel Diego del Almagro e após um pedal curto e rápido, as equipes começaram a subida do Cerro Cordillerano, na Reserva Nacional Rio Simpson, saindo de 560m e chegando a 1710m.

Crédito Martin Papalia
Vista do caminho em direção do topo do Cerro Cordillerano - © Martin Papalia

E neste primeiro dia, mais curto, os navegadores já foram colocados à prova. Sem caminho demarcado, e passando por bosques com mata fechada, o trecho dispersou ainda mais as equipes e algumas delas ficaram perdidas por horas nas montanhas. Os brasileiros da AKSA – Valdemar Castro e Talita Margonari – terminaram a descida das montanhas ao escurecer e chegaram no acampamento no começo da madrugada.

Nesta região os dias são longos - começa a escurecer por volta das 21h30-22h00 - e isso ajuda na progressão da equipes. Aliado ao fato da corrida ser realizada em etapas (paradas noturnas obrigatórias), indiretamente a corrida se torna mais ecológica devido ao menor consumo de pilhas.

Infelizmente a dupla brasileira optou por abandonar a corrida. No dia seguinte às 5h00 o acampamento montado na Escola Rural do Lago Atravesado começou a se agitar, para mais um dia de subidas e descidas intermináveis, rotina que se repetiria no dia seguinte, com a largada para o último dia de prova.

A cada dia que passava as dificuldades gradualmente aumentavam, com os atletas enfrentando no terceiro e último dia as "paredes" d.os Cerros Divisadero e Mackay para fechar o Desafio Aysén Verano 2013 com chave de ouro. Apesar do PC montado no Centro de Esqui El Fraile estar a pouca diferença de altitude do Mackay, último PC antes da chegada (985m x 1159m) os atletas tiveram que descer até o PC seguinte que se encontrava a 322m, para começar a subir de novo.

 

Gym Equilibrio Bariloche
Fernado Aparo e Nicolas Alfageme entre os PC's 4 e 5 - © Wladimir Togumi

Defensores do título, a dupla Gym Equilibrio Bariloche, formada por Fernando Aparo e Nicolas Alfageme, confirmaram o favoritismo e venceram novamente, mas não sem um disputa direta com a equipe Travesia GoreAyén (Chile/Colombia), que acabou se perdendo no último dia de corrida, permitindo que o argentinos abrissem vantagem. Entre as duplas Expertos mistas, vitória absoluta da Aventura Aconcágua, formada pelos chilenos Jorge Cifuentes e Isara Soto (veja o depoimento abaixo)

O proximo Desafio Aysén acontece ainda este ano, no mês de agosto, com a edição invernal. São dois extremos que a região oferece e que muda completamente a paisagem, os caminhos e os obstáculos a serem superados.

Podium final
Expertos Masculino

1 - Gimnasio Equilibrio - Argentina
2 - Cochrane – IV División Ejercito de Chile - Chile
3 - Travesía GoreAysén – Colombia/Chile

Expertos Misto
1 - Aventura Aconcagua – Chile
2 - Team Giant – Uruguay
3 – Outdoors - Chile

Aventureros Masculino
1 - Time Out & Activa-T, Coyhaique – Chile
2 - Staff Andesgear – Chile
3 - Advogado Aventureiro - Brasil

Aventureros Misto
1 - Brethern Unlimited, región del Maule – Chile
2 - Espíritu Patagonia, El Chalten – Argentina
3 - Ansilta Source - Argentina

Mais informações: www.desafioaysen.com

Wladimir Togumi
Por Wladimir Togumi
22 Jan 2013 - 19h47 | geral |
publicidade
publicidade
publicidade
publicidade
Cadastro
Cadastre seu email e receba as noticias automaticamente no seu email diariamente
Redes Sociais