Equipes traçam estratégia para vencer o Rocky Man

Por Redação - 24 Out 2012 - 14h51

Como montar uma equipe que disputará uma corrida inédita, com sete modalidades diferentes? Qual a melhor estratégia? A resposta para estas perguntas será dada no próximo dia 3 de novembro, durante a disputa do Rocky Man, uma prova totalmente diferente que reunirá 20 equipes numa corrida de 100 km, no Rio de Janeiro. Para vencer a competição, os times terão que ir bem nas provas de surfe, mountain bike, corrida em trilhas, asfalto e areia, stand up paddle, parapente e canoa havaiana.

Rockyman

Para enfrentar esta maratona radical, algumas das melhores equipes do país montaram estratégias diferentes. Algumas delas estão apostando em especialistas em certas modalidades. Este é o caso da Ecomotion, de São Paulo, que terá entre seus integrantes os surfista profissional Pedro Scooby e o paraquedista campeão mundial de skysurf e várias vezes recordista mundial de queda livre, Gui Pádua, que fará a prova de parapente. Os dois atletas nunca participaram nem de provas de corrida de aventura, formato que se assemelha ao Rocky Man.

"Montar a formação para esta competição foi um quebra-cabeças, não queria montar uma equipe muito experiente nas provas de corrida e bike, pois acho que os atletas teriam as pernas muito fortes, mas remariam mal. Acho que a prova de corrida, parapente e canoa polinésia serão decisivas, principalmente esta última. Também não queria fazer feio no surfe, por isso escolhi um profissional", comentou Shubi Guimarães, capitã da equipe Ecomotion.

"É bom lembrar também que tanto o Scooby quanto o Gui Pádua são atletas que vivem do esporte, por isso com um bom preparo físico. O Scooby precisa estar com saúde muito boa para encarar aquelas ondas e o Gui é um corredor de longa data. Eles e o resto da equipe sabem que é uma competição, mas todos querem se divertir também", finaliza Shubi Guimarães.

Diferente da equipe Ecomotion, vários times estão adotando um planejamento focando em atletas versáteis. A Quasar Lontra, também de São Paulo, por exemplo, apostou em nomes conhecidos da corrida de aventura, como Mateus Ferraz, bi-campeão da Brasil Ride na categoria Mista, que fará a prova de mountain bike. Outro nome de peso do time paulista será o carioca Iazaldir Feitosa, um especialista em corridas de montanha, que apensar de não ter a experiência de provas de aventura é um atleta muito resistente, já tendo vencido várias corridas de ultramaratona e enduro.

"O formato desta prova é muito interessante, pois não prioriza apenas a força, mas também a estratégia de cada time. Ao mesmo tempo, não foi fácil montar a equipe, principalmente escolher um atleta do parapente, modalidade que sou leigo", observa Rafael Campos, capitão da Quasar Lontra.

"Acho que estamos bem em todas as provas, exceto na canoa, onde temos apenas dois atletas com experiência, o Luiz Carlos Guida, campeão brasileiro de SUP e o Mateus Ferraz, que já remou em algumas corridas de aventura. Nossa estratégia é garantir uma boa vantagem antes desta etapa e depois só administrar. A intensão é brigar pela liderança, acredito que temos uma boa formação", comemora Rafael Campos.

O Rocky Man contará com a participação de 15 equipes nacionais:
- Quasar Lontra (SP)
- Brasília Multisports (DF)
- Sulbrasilis (SC)
- Núcleo Aventura (SP)
- Ecomotion (SP)
- Start (RJ)
- Selva (SP)
- SOS Mata Atlântica / Canoar (SP)
- Alexandre Ribeiro (RJ)
- XTERRA (RJ)
- Ironman (SP)
- 4ANY1 (SP)
- Brou Aventuras (MG)
- ABRAME Ceará (CE)
- Gantuá Millennium (BA).

A prova terá ainda a presença de 5 times estrangeiros:
- Meridiano Raid Espanha (ESP)
- Nova Zelândia
- Estados Unidos
- TREK Uruguai (URU)
- Argentina XK Race (ARG).

Todas elas estarão na briga pela premiação total (com prêmios individuais e por etapas) de U$ 30 mil.

Mais informações: rockyman2012.com.br

Redação
Por Redação
24 Out 2012 - 14h51 | geral |
publicidade
publicidade
publicidade
publicidade
Cadastro
Cadastre seu email e receba as noticias automaticamente no seu email diariamente
Redes Sociais