Fernanda Maciel completa o Caminho de Santiago de Compostela em 10 dias correndo

Por Redação - 19 Out 2012 - 08h35

Entre os dias 2 e 11 de outubro a brasileira Fernanda Maciel percorreu os 860 quilômetros do Caminho de Santiago de Compostela correndo. Seu projeto teve como objetivo arrecadar doações para duas fundações que ajudam a crianças com câncer – uma do Brasil e uma da Espanha, onde a atleta vive atualmente; e também abrir espaço para os corredores na famosa rota de peregrinos.

Caminho de Santiago de Compostela

"No dia 11 de outubro de 2012 conclui meu projeto 'White Flow' pelo Caminho de Santiago. Para imaginar sua importância, no ano de 2010 mais de 270 mil peregrinos o percorreram caminhando, pedalando ou cavalgando. Eu tive o prazer de percorrê-lo correndo (fazendo umas das coisas que eu mais gosto), dormindo em albergues, sem apoio, como mais uma peregrina. Foram 10 dias. Aqui estão as etapas, os quilômetros e o tempo que eu demorei para fazê-las:

02/10 Saint Jean de Pie Port – Pamplona (84,0 km) - 8h15.
03/10 Pamplona – Torres del Río (83,1km) - 10h15.
04/10 Torres del Río – Redecilla del Camino (89,2km) - 11h.
05/10 Redecilla del Camino – Rabé de las Calzadas (83,3km) - 10h30.
06/10 Rabè de las Calzadas – Carrión de los Condes (88,9km) - 11h15.
07/10 Carrión – León (97,8km) - 12h05.
08/10 León – El Acebo (89,7km) - 10h55.
09/10 El Acebo – Triacastela (91,5km) - 11h45
10/10 Triacastela – Melide (95,1km) - 11h00.
11/10 Melide – Santiago (55,0km) - 6h20.

Cada etapa tem sua história. A lua cheia e alguns amigos me acompanharam por muitos quilômetros. Mas também corri outros tantos desfrutando da solidão, da aventura e da minha introspecção. Tive a sorte do tempo ensolarado e a tristeza dos dois últimos dias chuvosos. Tive que superar diversas noites mal dormidas e lidar com uma alergia nos pés que me incomodou bastante.

Vivi muitos momentos mágicos, compartilhei histórias com peregrinos que pedalavam e que dormiam nos mesmos albergues que eu. Cada paisagem, vinhedo, igrejinha de arquitetura românica, gótica, cada amanhecer... levo tudo comigo.

A aventura maior desta peregrinação aconteceu às 04h40 da madrugada da nona etapa. No meio de um bosque fechado, entre o povoado de Triacastela e a cidade de Sarria, fiquei sem bateria na minha lanterna. Tive que usar o celular para conseguir chegar até a estrada e depois até Sarria. Durante este percurso lento, assustada, fui atacada por oito cachorros grandes que me perseguiram pela trilha. Não sabia quanto faltava até a estrada e tinha dificuldade para enxergar as flechas amarelas que indicam o caminho. Mantive a tranquilidade para seguir caminhando devagar e deixar os cachorros para trás...e logo, voltar a correr.

A parte mais triste aconteceu quando cheguei a Santiago de Compostela e à Oficina de Peregrinos para receber o último carimbo do meu passaporte de peregrina e a Compostela, o certificado de peregrina. Quando viram que tinha completado o Caminho em 10 dias, me perguntaram se tinha sido de bicicleta. Eu respondi que não, que tinha sido correndo, então me negaram a Compostela, dizendo que a Igreja não admitia que se fizesse o Caminho correndo, ela reconhece apenas as modalidades caminhada, bicicleta ou cavalo. Depois de muita conversa, eles entenderam meu projeto. Aceitaram que estive como peregrina e em reflexão durante os 10 dias, abriram uma exceção e me deram a Compostela de corredora peregrina.

Espero que em breve 'correr' também seja uma das modalidades que vêm marcadas no passaporte de peregrino! E espero ter contribuído para isso!

A alegria maior foi quando cheguei ao Monte do Gozo, 4,7 km antes de chegar à Catedral de Santiago. A sensação de que o impossível se tornava possível e o sonho uma realidade. As lágrimas gotejavam junto com a chuva sobre minha roupa suja. Paz, alegria e um sentimento de realização encheram meu peito. Como um fluxo branco, puro e poderoso ...White Flow tinha chegado ao fim."

Assista abaixo o video da chegada em Santiago de Compostela. Veja os videos diários em seu canal no Youtube - www.youtube.com/user/fernandamaciel1000

Redação
Por Redação
19 Out 2012 - 08h35 | geral |
publicidade
publicidade
publicidade
publicidade
Cadastro
Cadastre seu email e receba as noticias automaticamente no seu email diariamente
Redes Sociais