White Flow: projeto de Fernanda Maciel para ajudar as crianças com câncer

Por Redação - 19 Set 2012 - 17h21

Mais uma vez a organização do Ultra Trail du Mont-Blanc se viu obrigada a alterar o percurso devido às condições climáticas. Depois da onda de frio que fez com que os atletas da prova de 168 km tivessem que se reagrupar para uma segunda largada em 2010, a chuva e a neve voltam a dificultar a passagem dos corredores e força a modificação do percurso. Neste ano, o UTMB, uma das provas mais duras e disputadas de corrida de montanha do mundo, teve que ter seu percurso modificado, evitando a neve constante das altitudes superiores a 2.000 metros e a chuva que não deixava de cair e colocava em risco a integridade dos participantes.

A brasileira Fernanda Maciel no entanto, diferentemente da maioria dos outros corredores, não se queixou das más condições climáticas nem da redução do percurso. Na semana anterior, treinando pelos Pirineus espanhóis, ela contraiu um vírus que a debilitou profundamente. Fernanda ainda tentou sair forte e ao lado de suas rivais, mas com o organismo muito debilitado (com os hematócritos em 32 – o ideal é que esteja acima dos 40) ela foi ultrapassada por muitos corredores na segunda grande subida.

Fernanda Maciel

Fora do seu pelotão, ela teve que encarar a prova com outros olhos. Já não era mais uma disputa com as outras corredores, mas uma disputa com ela mesma. Para não abandonar, sua estratégia foi encarar a prova como um treino. "Muita umidade, frio e chuva são condições parecidas com as que vou encontrar no Caminho de Santiago em outubro" (seu próximo desafio e projeto, o White Flow against children with Cancer), ela pensou. “Vai ser ótimo já começar a enfrentá-las desde agora”.

O White Flow é o projeto da atleta Fernanda Maciel de correr os quase 900 quilômetros do Caminho de Santiago em 10 dias e como uma autêntica peregrina (dormindo em albergues e sem qualquer apoio), entre os dias 02 e 11 de outubro de 2012.

Há três anos, Fernanda conduziu um programa da ONG internacional Outward Bound com políticos de Israel e da Palestina pelo Caminho de Santiago. No final do programa, cada um dos participantes se comprometeu a fazer algo solidário ou pela paz. Foi assim que Fernanda definiu seu projeto, batizado de White Flow e que vai arrecadar doações para duas associações que ajudam crianças com câncer. A Afanoc, uma associação espanhola, e a Abrale, uma associação brasileira.

Mais informações: www.fernandamaciel.com

 

Redação
Por Redação
19 Set 2012 - 17h21 | geral |
publicidade
publicidade
publicidade
publicidade
Cadastro
Cadastre seu email e receba as noticias automaticamente no seu email diariamente
Redes Sociais