Trilha do Caveira desvenda Serra do Matoso no Rio de Janeiro

Por Redação - 07 Out 2016 - 00h56

A região histórica de Itaguaí - Piraí, vizinha ao Vale Paraíba Fluminense, será palco de uma prova única: o Revezamento das Trilhas e Praias Caixa, etapa Trilha do Caveira. A corrida trail run acontece no dia 9 de outubro na belíssima Serra do Matoso, com mais de mil participantes. O evento contará com distâncias de 5km, 10km e 29km.

"Organizamos eventos esportivos de grande complexidade logística como a Maratona do Rio, Corrida da Ponte e outros. Trouxemos a nossa expertise técnica em corridas de rua para outro tipo de terreno. Temos certeza que será uma grande experiência para todos os inscritos pois fazemos as provas pensando no corredor", explica Carlos Sampaio, sócio-diretor da Spiridon, empresa que organiza o evento.

Um dos principais colaboradores na criação do percurso foi Sérgio Dantas, subtenente da Polícia Militar do Rio que já serviu por 20 anos no BOPE. O convite foi feito pela Spiridon Eventos, empresa responsável pela Trilha do Caveira. No currículo, Dantas conta com mais de 30 anos de participações em corridas e treinos em muitos lugares do Brasil e do mundo. Ele falou sobre a inspiração para criar os trajetos e deu dicas para os corredores.

"Os 5km serão tranquilos, por terreno em terra batida. Já nos 10km, teremos o mesmo terreno, mas com desafios iniciando no 3,5km", avisa Dantas. E complementa com dicas ainda mais valiosas para os corredores da prova longa. "Quem faz os 29km tem um percurso desafiador nos até o Km 10, depois o trajeto vai ficando plano e com algumas descidas e subidas, com dificuldade moderada. Passando pela fazenda do Bope, no Km 24, há uma descida muito técnica de pedras. Os últimos 1,5km são planos e em terra", conclui.

O percurso da Trilha do Caveira passa pela histórica "Estrada Calçada", construída há mais de três séculos pelos padres jesuítas, ligando hoje Itaguaí ao município vizinho de Piraí. Por lá passou D. Pedro I quando partiu do Rio de Janeiro, em 14 de agosto de 1822, rumo a São Paulo a fim de proclamar a Independência às margens do rio Ipiranga, no dia 7 de setembro daquele ano.

"Certa vez fui a um sítio na Serra do Matoso e quando vi a estrada de terra decidi que voltaria ali para desbravar aquelas trilhas. Voltei e nunca mais deixei de ir lá. Atualmente, pelo menos duas vezes por semana vou até lá para treinos longos com subidas e também treinos de ritmo. Para os atletas dos 5km e dos 10km, preparamos um percurso um pouco mais suave. Esperamos que todos curtam a possibilidade de correr em meio à natureza. Mas prepare-se para as dificuldades peculiares do terreno", conta Sérgio Dantas, um dos idealizadores do percurso.

A Trilha do Caveira integra o Revezamento das Trilhas e Praias CAIXA, evento de corrida que conta com cenários deslumbrantes e percursos desafiadores. A prova é patrocinada pela CAIXA, conta com apoio da APPAI, elaboração e organização da Spiridon Eventos.

Serviço
Revezamento das Trilhas e Praias Caixa 2016
09.10.2016
Redação
Por Redação
07 Out 2016 - 00h56 | sudeste | Trail Running
publicidade
publicidade
publicidade
publicidade
Cadastro
Cadastre seu email e receba as noticias automaticamente no seu email diariamente
Redes Sociais