Brou Aventuras sagra-se campeã da Expedição Terra de Gigantes 2016 em prova com formato dinâmico e nível técnico exigente

Por Redação - 14 Jul 2016 - 19h20

Como esperado, a Expedição Terra de Gigantes 2016 não foi uma prova fácil. A região de Saquarema, conhecida como a Capital do Surf, reuniu mais de 130 atletas de 10 Estados diferentes do Brasil, incluindo as melhores equipes Nacionais.

Largada da Expedição Terra de Gigantes 2016

A sede do Evento esse ano foi o Restaurante Casa da Praia de Itaúna que além de receber os atletas com um delicioso café da manhã antes da largada, reservou uma paisagem de tirar o fôlego.

A entrega de mapas e briefing foi realizado na manhã de sábado algumas horas antes da largada e as equipes logo tiveram que se debruçar sobre os mapas. As duas categorias, Expedição e Race, largaram às 9hs da manhã e o clima não poderia ser melhor: céu azul, sem previsão de chuva. A largada foi na praia, como não poderia ser diferente, com uma breve corrida de menos de 2 km.

Visão de Saquarema

Já na primeira área de transição as provas se dividiam: enquanto a categoria Race deveria pegar suas bikes para quase 40km de mountain bike, a Expedição deveria pegar seus caiaques e escolher entre o mar aberto ou seguir pelas lagoas de Saquarema. A primeira opção, apesar da portagem, se mostrou mais produtiva pois as equipes chegaram cerca de 20 minutos na frente das que optaram pelas lagoas.

Por volta do meio dia as duas categorias estavam iniciando a transição para o trekking. Na Race, o trekking foi na região da Serra do Mato Grosso em trilhas bem marcada e com um rapel de 20 metros em uma cachoeira. A Expedição partiu para um trekking só conhecido por caçadores locais em uma serra sem trilhas, um verdadeiro vara mato. As equipes ainda estavam muito próximas umas das outras e essa parte seria decisiva da prova. O suspense tomava conta para saber quem sairia da Serra de Jaconé em primeiro... enquanto isso a prova Race já partia para seu trecho final com quase todas as equipes na canoagem de 11km até retornar a Praia de Itaúnas.

Por volta das 16 horas começaram a sair as equipes. A equipe Brou abriu uma vantagem de quase 30 minutos do grupo que tinha a Terra de Santa Cruz, Aroeira, Tubaína, AKSA, entre outras, embolados com menos de 20 minutos entre elas. Na Race, o solo Halan Medeiros já cruzara em primeiro geral e a prova se encaminhava para seu fechamento.

No trecho de mountain bike, após 8 km de refresco em uma estrada plana, começava uma subida em uma trilha até cruzar o Vale do Espraiado e chegar em uma vila chamada Tomas Car. Foram 60 km de bike brindada com uma subida final até a rampa de parapente local e um visual de tirar o folêgo. Por volta da 21 horas as equipes começaram a chegar na Serra do Mato Grosso para fazer a segunda perna de trekking, o vertical na cachoeira e seguir de bike para a pernada final de canoagem.

Como se não bastasse, na canoagem um presente para relembrar o Ecomotion Pró de 2007 no Rio, um empurra barco na lama de quase 30 minutos até começar a canoagem.

A equipe Brou terminou a prova antes das 3 horas, com 2 horas a menos do previsto pela organização, realizando uma prova impecável! Em segundo, a equipe Aroeira e fechando o pódio a equipe Tubaína.

Nas duplas, a equipe cearense completou a prova sem corte e venceu na categoria masculina enquanto a dupla mista somente a Advogado Aventureiro terminou. Completaram o pódio das duplas as equipes Olhando Aventura e ATM Esportiva.

Em relação aos nossos guerreiros solitários, o Sérgio Sean terminou a prova sem cortes e Erich Aby Zayan e Alexandre Recipallete completaram o pódio.

Vencedores da categoria Expedição na Terra de Gigantes 2016
Pódio categoria Race da Expedição Terra de Gigantes 2016

Expedição
Quarteto

1º - Brou Aventuras
2º - Competition Aroeira
3º - Tubaína Adventure

Dupla Masculina
1º - Goitacazes Terra Brasilis
2º - Olhando Aventura (corte)
3º - ATM Esportiva (corte)

Dupla Mista
1º - Advogado Aventureiro

Solo
1º - Sergio Sean
2º - Erich Aby Zayan
3º - Alexandre Recipallete

-------------------------

Race
Quarteto

1º - Mão de Pedra
2º - Trilha a Pé / FF-Sports
3º - T-REX

Dupla Mista
1º - Movimentar
2º - Lucy e Claudio
3º - Camelbak Team

Dupla Masculina
1º - Mantiqueira
2º - Dino Sauro
3º - Advogado Aventureiro 1

Solo
1º - Halan Medeiros
2º - Diogo Loretto
3º - Anderson Maverick

Serviço
Expedição Terra de Gigantes 2016
02.07.2016
Redação
Por Redação
14 Jul 2016 - 19h20 | sudeste | Corrida de Aventura
publicidade
publicidade
publicidade
publicidade
Cadastro
Cadastre seu email e receba as noticias automaticamente no seu email diariamente
Redes Sociais