Fim de semana agitado no calendário de trail running

Por Redação - 23 Jun 2016 - 11h24

O final de semana será bastante movimentado no mercado de corridas fora do asfalto. De corridas totalmente em estradas de terra, outras em percursos mistos e as mais exigentes nas montanhas, haverá eventos para todos os públicos, mas todos com o mesmo propósito: sair da cidade e usufruir do esporte em meio à natureza, enfrentando as dificuldades e imprevistos do terreno e clima.

Em terras brasileiras teremos as seguintes provas:

- Mountain Do Costão do Santinho (SC);
- 3ª etapa do Circuito Brasileiro 42K, no Jalapão (TO);
- 50 Milhas da Chapada, Chapada dos Veadeiros (GO);
- Naventura Serra da Bodoquena, Bonito (MS);
- XC Run Itaipava (RJ);
- KTR Campos do Jordão (SP).

E no exterior, duas provas se destacam (ambas são referências no esporte e fazem parte do UTWT - Ultra-Trail World Tour - o circuito mundial de trail running):
- The North Face Lavaredo Ultra Trail
- Western States 100-Miles Endurance Run.

História - A corrida a pé Western States foi criada a partir de uma prova à cavalo. Em 1955 cinco homens percorreram a trilha de mesmo nome de Taho a Auburn, provando que os cavalos poderiam percorrer 100 milhas em um dia e foi então criado uma competição anual que percorria o mesmo trecho entre as duas cidades.

Em 1974 um veterano da competição se colocou à prova para ver poderia completar o percurso a pé e 23h42m depois, Gordy Ainsleigh provou que um corredor também poderia fazer 100 milhas em um dia.

A prova foi oficializada em 1977, quanto 14 homens de 4 estados participaram da 1ª Western States Endurance Run, que aconteceu em paralelo a corrida de cavalos, chamada Tevis Cup Ride. No ano seguinte houve um aumento no interesse pela corrida a pé, causando a separação das duas competições.

Em 1979 a Western States reuniu 143 participantes de 21 Estados norte-americanos e desde então as vagas são preenchidas rapidamente, sendo que a participação não é fácil. É preciso participar de provas qualificatórias e entrar num sorteio, assim como o UTMB.

Serviço
KTR Campos do Jordão 2016
25.06.2016
Campos do Jordão (SP)
www.ktrseries.com.br
Redação
Por Redação
23 Jun 2016 - 11h24 | sudeste | Trail Running
publicidade
publicidade
publicidade
publicidade
Cadastro
Cadastre seu email e receba as noticias automaticamente no seu email diariamente
Redes Sociais