Grandes nomes do trail running se encontraram no Endurance Challenge Agulhas Negras 2015

Por Wladimir Togumi - 26 Mai 2015 - 12h01

Realizado pela primeira vez no Brasil, o Endurance Challenge é um dos maiores circuitos de corrida em trilha do mundo e o local escolhido para sua estréia foi o distrito de Visconde de Mauá, Rio de Janeiro, que ficou pequeno para os mais de 1.600 trail runners de todo o país, prontos para enfrentar os percursos de 80K, 50K, 21K e 11K.

O evento foi uma grande reunião de corredores de trilha. Atletas de renome nacional e internacional, como Fernanda Maciel, Manuela Vilaseca, Marcelo Sinoca e José Virginio - todos patrocinados pela The North Face - se misturavam com corredores anônimos, que não perderam a oportunidade de tirar uma foto com seus ídolos.

Foram poucas as oportunidades que tivemos reunido em um evento nacional um nível tão alto de competitividade. O assunto era o mesmo em cada loja, restaurante ou pousada, com pequenos grupos convesando sobre as expectativas da prova. Como a comunidade de corredores não é muito grande (ainda), cada passo pelas ruas era seguido de uma pausa para cumprimentar velhos conhecidos.

Em relação ao clima, São Pedro ajudou muito nestes dias de evento. Sol durante o dia e frio, já esperado, durante a noite. Bom para quem correu e também para os acompanhantes, que passaram o dia na arena à espera de seus amigos e familiares.

Coletiva de imprensa
Coletiva de imprensa com Max Meza, José Virginio, Fernanda Maciel, Diane Van Deren, Manuela Vilaseca, Marcelo Sinoca, Carlos Magno e Ricardo Beraldi

A programação teve início na sexta-feira (22) em uma coletiva de imprensa e em seguida, a atleta norte-americana Diane Van Deren contou sobre sua história inspiradora em Speaker Series. Ex-tenista profissional, Diane foi diagnosticada com epilepsia durante a gravidez de seu terceiro filho, e sofreu por 10 anos com crises debilitantes. Durante esse tempo, correr a ajudou a administrar as convulsões, e foi assim que deu início à sua relação com o esporte. Somente em 1997, quando passou por uma cirurgia que removeu parte do seu cérebro, parou de sofrer com a doença e desde então, a corredora se tornou atleta renomada, reunindo vitórias pela The North Face há 15 anos.

Diane Van Deren

Encerrando a palestra, Diane refletiu: "A corrida me deu um pedestal para falar sobre minha jornada e acho que o que eu aprendi sobre esta jornada, é nunca desistir e acreditar em você mesmo. Nós todos temos os altos e baixos na vida e a sensação é a mesma quando estamos correndo. Portanto amanhã, quando estiverem na montanha, faça sua corrida e acredite em você mesmo, porque não existe montanha muito alta que você não consiga conquistar com paixão e perseverança". E terminou com o slogan da marca, "Never stop exploring".

As atividades da noite de sexta feira encerrou com as apresentações técnicas de cada percurso pelo organizador Ricardo Beraldi. Dali a pessoas se apressaram para jantar e tentar descansar o máximo possivel, principalmente os participantes dos 80K que largariam às 04h00 do dia seguinte.

Briefing técnico

Na madrugada do dia seguinte, a movimentação na arena era apenas dos staffs fazendo os últimos acertos e saindo para se posicionar nos percursos quando os primeiros vultos começaram a surgir pela rua principal de Visconde de Mauá. O locutor Raphael Bonatto animava os madrugadores enquanto eles se aqueciam e eram checados se estavam com todos os equipamentos obrigatórios antes de entrar na área reservada de largada, rotina que se repetiria com os participantes dos 50K.

Largada na madrugada de sábado em Visconde de Mauá

Às 04h00 em ponto foi dada a largada com os participantes seguindo um carro madrinha. Em poucos minutos as aproximadas 250 lanternas desapareceram no horizonte e ao mesmo tempo alguns participantes dos 50K se adiantaram e chegavam na arena para sua largada 2 horas depois. Um pequeno café a poucos metros da largada se prontificou a abrir àquela hora e serviu de ponto de apoio na espera.

O sol começava a aparecer às 06h00, quando foi dada a largada dos 50K, e às 8h e 9h foi a vez dos participantes dos 21K e 11K, respectivamente.

Subida para a Pedra Selada

Ponte onde se dividiam os atletas dos 50K e 80k

Os percursos mais longos foram - obviamente - mais exigentes, com destaque para a subida do Pico da Pedra Selada pelos participantes dos 80K. Infelizmente eles não puderam apreciar a vista panorâmica de toda a região e a subida íngreme dispersou ainda mais o grupo. E estes atletas ainda fizeram parte do percurso em terras mineiras, cruzando a divisa dos estados de RJ/MG duas vezes.

Pedra Selado ao fundo, no percurso de 50K

Cruzamento do Rio Preto antes de chegar ao final da prova

A poucos quilômetros da chegada alguns participantes foram surpreendidos quando tiveram que sair da estrada e cruzar um rio antes de entrar numa trilha. O final que parecia estar bem mais próximo se transformou numa subida seguida por single tracks, antes de cruzar o rio Preto novamente e entrar na arena, onde os participantes seguiam por um corredor enquanto eram aplaudidos até cruzar o pórtico final.

Fernanda Maciel e Giliard Pinheiro foram os primeiros colocados dos 80 km. "Foi super confortável a prova, gostei demais. Eu fiquei feliz de poder estar no meu país e conhecer pessoas que acompanham meu trabalho, além de ajudar a divulgar o esporte no Brasil", comentou Fernanda Maciel.

Fernanda Maciel, vencedora dos 80K do Endurance Challenge Agulhas Negras 2015

Pintor de profissão, Giliard também não escondeu a satisfação com seu resultado. “Fiquei feliz demais. Sou corredor há mais de 18 anos, mas acho que cada conquista é sempre emocionante. Eu não queria cruzar a linha de chegada, porque não queria que acabasse!”.

Giliard Pinheiro, vencedor dos 80K do Endurance Challenge Agulhas Negras 2015

Os participantes relataram ao final do evento que os percursos estavam maiores que o divulgado pela organização. Além disso era sabido que os horários de cortes seriam bastante "apertados", com a maioria dos participantes sendo desclassificados logo no começo da prova. A união das duas situações acabou gerando uma grande discussão nas redes sociais logo após a prova, mas esse assunto será discutido em outro texto.

Veja a galeria completa de fotos no link abaixo:
www.adventuremag.com.br/fotos/image.browser.php?view=albm_view&albumid=1432551213&

80K Masculino
1. Giliard Pinheiro
2. Cleverson Luis Del Secchi
3. Guilherme Pahl

80K Feminino
1. Fernanda Maciel
2. Leticia Saltori
3. Manuela Vilaseca

50K Masculino
1. Ernani de Souza
2. Rafael Sodré
3. Marcio Souza

50K Feminino
1. Martina Leal
2. Paloma Godoy Vasconcelos
3. Maria Lucia

21K Masculino
1. Alexandre Manzan
2. Nelson José da Costa Neto
3. Thiago Marques

21K Feminino
1. Caroline de Faria Oliveira Ferreira
2. Carol de Faria
3. Eliane de Souza Resende

11K Masculino
1. Ramiro Nogueira Filho
2. Carlos Roberto Rodrigues
3. Carlos Alexandre da Silva

11K Feminino
1. Juliana Salgado
2. Olga Muritiba
3. Taynay Oliveira

Serviço
Endurance Challenge Ultra Trail Agulhas Negras 2015
21.05.2015
Visconde de Mauá, Resende (RJ)
endurancechallenge.com.br
Wladimir Togumi
Por Wladimir Togumi
26 Mai 2015 - 12h01 | sudeste | Trail Running
publicidade
publicidade
publicidade
publicidade
Cadastro
Cadastre seu email e receba as noticias automaticamente no seu email diariamente
Redes Sociais