Falta pouco para o Endurance Challenge Agulhas Negras

Por Redação - 20 Mai 2015 - 12h52

Falta pouco para uma das provas mais esperadas do trail running nacional, o Endurance Challenge Agulhas Negras, etapa do circuito latino-americano composto por provas no Chile, Argentina, Perú, Colômbia e Costa Rica. Patrocinada pela marca de roupas outdoor North Face, se depender dos comentários e da expectativa dos atletas, essa promete ser a prova do ano.

Apesar da organização ter sido obrigada a alterar o percurso dos 80Km na última hora por restrições do Parque Nacional de Itatiaia, os participantes estão contando as horas para largar em Visconde de Mauá, um pequeno distrito de Resende, localizado próximo a divisa de São Paulo, Rio de Janeiro e Minas Gerais. Aliás para passar do Rio de Janeiro para Minas Gerais basta cruzar o Rio Preto, que banha o distrito ao norte.

A competitividade será grande, com a confirmação da presença dos principais nomes do trail running brasileiro presentes nos percursos de 80 Km, 50 Km, 21 Km e 11 Km. Mas isso não quer dizer que a corrida será dificil apenas para aqueles que estarão na disputa da premiação em dinheiro e o titulo de campeões. Os horários de corte (Hard Cutoff) estão bem "apertados" e quem não conseguir manter um ritmo mínimo será obrigado a abandonar a corrida.

Os cortes (Hard Cutoff) são horários máximos que os participantes devem chegar em determinado ponto de reabastecimento (Aid Station) oou horário limite de prova. Quem não chegar nesses pontos dentro do tempo pré-estabelecido será desclassificado e obrigado a sair do percurso. A organização terá transporte desses atletas para a arena do evento. No percurso de 80Km, por exemplo, serão 4 pontos (incluindo a chegada), com a organização estimando que a diferença entre o primeiro e o último colocado seja de aproximadamente 4h15.

Em relação à premiação, os participantes dos 80K estarão na disputa dos R$ 6.400,00 distribuídos entre os 5 primeiros colocados geral. Os 50K disputarão R$ 5.100,00, também para os 5 primeiros colocados geral.

A região é normalmente bastante fria, sensação que será potencializada pelo fato de estarmos nos aproximando no inverno. Pior para quem estará nos percursos mais longos, que terão largada às 04h00 e 06h00 da manhã.

 

Serviço
Endurance Challenge Ultra Trail Agulhas Negras 2015
21.05.2015
Visconde de Mauá, Resende (RJ)
endurancechallenge.com.br
Redação
Por Redação
20 Mai 2015 - 12h52 | sudeste | Trail Running
publicidade
publicidade
publicidade
publicidade
Cadastro
Cadastre seu email e receba as noticias automaticamente no seu email diariamente
Redes Sociais