Paraty Multisport Spirit 2014 e Cinema ao ar Livre

Por Redação - 20 Ago 2014 - 15h17

O dia amanheceu nublado, mas a cidade estava pronta para receber a presença de canoístas, ciclistas, corredores de montanha - multiesportistas que compareceram para disputar a quinta edição do Paraty Multisport Spirit, evento que une diversas modalidades em percursos pela natureza. A largada aconteceu no centro histórico na Praça da Matriz. Os atletas correram rumo a praia do pontal ao som dos fogos de artifício para adentrarem em seus caiaques ou em pranchas de Stand Up, que este ano fizeram a estreia no evento, e partiram para contornar uma ilha e seguir rio acima, remando até o Parque Sport Aventura. De lá eles seguiram de bicicleta por trechos mistos de asfalto, de terra e single tracks até a cota 400 da Estrada Real – Paraty Cunha.

Nesta etapa a na liderança estavam o trio de revezamento Furação, de Paraty, seguidos de perto pelos atletas da Solo Stand Up Tales Camargo / Master Fit Paraty e na Solo Kayak o brasiliense Frederico Gall, atleta da equipe OsKalunga Multisport de Corridas de Aventura. No feminino Ariana Wang disputava entre os homens um espaço no ranking e de sua companheira Camila Nicolau, da mesma equipe.

Depois da subida íngreme os atletas entregaram as bikes na transição desceram  a serra correndo pelas pedras do Caminho do Ouro, atravessando rios e vales até chegar a Fazenda Muricana, onde pegaram novamente as bikes. A corrida de 10 quilômetros é certamente o trecho mais técnico da prova, com diversos tipos de terreno, subidas longas em meio a cenários incríveis. Neste trecho Tales torceu o pé e acabou abandonando a prova, deixando a liderança da prova para o também paratiense Filipe Ennes, que seguiu junto ao biker Moisés Barbosa na caçada pelo líder Frederico, conhecido como Lico no meio esportivo. O trio Paraty Racing / Espírito Livre Aventuras também forçava o ritmo na busca por diminuir a diferença de tempo contra os lideres da geral.

De volta sobre as bicicletas o percurso seguiu por um downhill técnico. Foi o momento do "bote" final do atleta solo Kayak Lico Gall que ultrapassou o trio Furacão no downhill e chegou na área de transição liderando a prova geral. Nas duplas mistas o domínio ficou com os atletas da Pedal Paraty, dupla masculina, seguida pela dupla mista Teiú / Integrale, de Ubatuba – Célia e Carlos de Paula. Nas duplas os atletas remaram juntos e revezaram os trechos de corrida e bike. O segundo trecho de bike percorre estradas e single tracks até retornar ao Parque Sport Aventura, local onde haviam todos deixaram os caiaques no começo da prova, a apenas quatro quilômetros para a conclusão da aventura.

Moisés Barbosa chegou em segundo lugar na solo kayak, seguido de Filipe Ennes em primeiro na Solo SUP e Vitão Teixeira, da equipe Quasar Lontra Master de Corrida de Aventura fechando o pódio no terceiro lugar. Nos trios SUP o pódio ficou completo com os atletas da Paraty Racing / Espírito Livre em segundo e o trio Ubatuba Outdoor Fitness, formado por Fabiana Ferreira, Luciana Silva e Kleber de Freitas. No feminino a vitória ficou com Ariana Wang / Padaria Integrale.

Mas o evento não terminou por ali... depois de concluída a premiação a equipe de staffs se sobressaiu em alto astral ao dar as boas vindas aos corredores da primeira Paraty Night Run, que contou com mais de 150 inscritos, que aos poucos preenchiam a pequena quadra localizada no Centro Histórico de Paraty. Em um clima de muita descontração foi dada a largada da prova, todos com suas lanternas de cabeça correndo pelas ruas de pedra e com passagem por trechos inusitados da cidade, nunca antes explorados em eventos esportivos, como a praia da Terra Nova e o trecho noturno da estrada de terra do Morro do Forte em plena escuridão.

A cena de centenas de lanternas ziguezagueando o morro e iluminando a cidade ficará marcada na memória de muitos, e as dificuldades do percurso, que surpreendeu os participantes desavisados, fizeram da chegada um momento especial.

Com a premiação devidamente realizada ainda havia tempo pra mais. Houve tempo para curtir o cinema ‘open air’, momento que possibilitou a integração dos atletas da prova. Foram exibidos filmes de esportes de aventura da cidade e dois documentários, um sobre o bodysurfing, ou mais conhecido popularmente como ‘pegar onda de jacaré’ e o outro sobre o atletas paraolímpico André Cintra, em história que conta sobre sua trajetória até os Jogos Paralímpicos de Inverno da Rússia.

RESULTADOS
Paraty Multisport Spirit

Solo Sport Kayak
1. Frederico Gall (Brasília – DF) – 3h16min
2. Moisés Barbosa (Paraty - RJ) - 3h35min
2. Victor Lopes Teixeira (São Paulo - SP) - 4h09min

Solo Sport SUP
1. Filipe Ennes (Paraty - RJ) – 3h44min
2. Eric Porto (Paraty - RJ) - 4h21min
3. Alexandre Salgado (São Paulo - SP) - 4h33min

Solo Feminino
1. Ariana Wang (Ubatuba - SP) - 4h39min

Duplas Sport
1. Pedal Paraty (Luiz Claudio Alcântara e Marcelo Vieira) - 3h47min
2. Integrale / Teiú (Carlos de Paula e Célia Nishio) - 4h02min
3. Momentum (Lucky e Juliana) - 5h24min

Trios de Revezamento SUP
1. Furacão (Paraty - RJ) - 3h19min
2. Paraty Racing / Espírito Livre (Paraty - RJ) – 3h38min
3. Ubatuba Outdoor Fitness (Ubatuba – SP) – 3h55min

Trios de Revezamento Kayak
1. EquipeZona (Paraty - RJ) - 4h16min
2. Tartarituba (Paraty - RJ) – 5h32min

RESULTADOS
Paraty Night Run

12km
Geral
1. Ademir de Godoi Silva – 52min48seg
2. Ariel Bruschette– 53min16seg
3. Jorge Alexandre – 54min23seg

Feminino
1. Ines Guerin – 1h08min45seg
2. Juliana Soldi – 1h09min05seg
3. Crislaine Rocha dos Remédios – 1h11min 39seg

6km
Geral
1. Ilson de Araújo – 25min04seg
2. Thiago Marques – 25min04seg
3. Jorge Luiz Neto da Conceição – 25min46seg

Feminino
1. Maria Abad – 32min07seg
2. Kazumi Onaga – 32min27seg
3. Suely Nascimento – 33min 31seg

Serviço
Multisport Spirit 2014
16.08.2014
Redação
Por Redação
20 Ago 2014 - 15h17 | sudeste |
publicidade
publicidade
publicidade
publicidade
Cadastro
Cadastre seu email e receba as noticias automaticamente no seu email diariamente
Redes Sociais