Gigante pela própria natureza, Atibaia recebeu a IV Etapa da Copa Curtlo de Corridas de Montanha

Por Redação - 28 Abr 2014 - 18h35

"Gigante pela própria natureza", não há expressão melhor do que esse trecho do hino nacional brasileiro para definir a Pedra Grande, uma montanha de quase 1500 metros de altitude localizada na Serra do Itapetininga, em Atibaia, no interior de São Paulo. O Monumento Natural Estadual foi o refúgio de 300 atletas, que, na manhã deste domingo, disputaram a IV Etapa da Copa Curtlo de Corridas de Montanha.


© Divulgação/SportsSpot

Com o número de inscrições limitadas - devido ao fato de ser realizada em uma área de conversação ambiental e patrimonial -, a etapa de Atibaia tinha tudo para ser uma competição "reservada" aos atletas que concorrem aos títulos individuais ou por categorias, mas a ausências de muitos competidores de ponta e a forte presença de aventureiros novatos deu uma cara um tanto quanto atípica ao evento.

A primeira surpresa veio minutos antes da largada, quando a organização anunciou que o percurso longo teria pouco mais de 10 km, e não 12 km, como costuma ser. Então, certos de que conseguiriam completar a prova, alguns atletas que desconheciam o nível técnico da Pedra Grande decidiram apertar o passo e desenvolveram uma velocidade respeitável nos quilômetros iniciais da disputa.

Cravados 7 km, percorridos em um pequeno trecho de asfalto e uma estrada de terra, já era possível observar na expressão de cada um a satisfação e a surpresa – acompanhadas de um pouco de certeza – de que conquistariam um bom tempo, mas a presença da Guarda Ambiental poucos metros à frente demarcava a entrada da trilha fechada e o início de uma reta final que parecia não ter fim.

Daí para frente o limite era o céu. Escalar, engatinhar, ou quaisquer outros sinônimos de se locomover com pernas e braços, simultaneamente, eram aceitos, e habilidades com equilíbrio e contorcionismo quase que se tornou um requisito mínimo. Alguns atletas classificaram a prova em antes e depois do sétimo quilômetro e relataram que a segunda etapa era tão íngreme, que parecia se tratar de uma corrida vertical.

No entanto, o desgaste físico e a perda de ritmo parecem ter sidos programados para garantir que todos os participantes contemplassem as belas paisagens que os rodeavam. Quanto mais alto, mais impressionante era o cenário. E já no cume da montanha, o clímax, uma visão digna da contemplação entre o homem e a natureza, recompensa que, para a grande maioria dos atletas, valeu como um título.

Quanto aos resultados, novidades nas categorias femininas, já que as atletas de elite não comparecem ao evento. No masculino, sem muitas surpresas, no Longo e no Curto a classificação se manteve entre os competidores que lideram o campeonato, com uma ou outra variação. Sendo assim, a destaque ficou para as disputas por equipes e por faixa etária, que a cada chamado do locutor faziam a festa.

Confira abaixo os resultados provisórios:

Geral Longo Masculino
1° Paulo Tadeu Moreira - 00:51:35 - E.A Natividense
2° Célio augusto da rosa - 00:54:39 - Curtlo Trail Run
3° Alexandre Akira Goia - 00:58:22 - Polyfisico

Geral Longo Feminino
1° Elizabete Aparecida Dias - 01:17:10 - Extrema Atletismo
2° Estela Maria M. Marcondes - 01:20:44 - sem equipe
3° Valéria de Cássia Cassiano - 01:26:01 - Radicais e Livres

Geral Curto Masculino
1° Luiz Edmar Caetano - 00:44:19 - São Bento do Sapucaí
2° José Naldo de Lira - 00:45:23 - Sem equipe
3° Julio Fabiano Sequi - 00:49:11 - Rexam

Geral Curto Feminino
1° Flávia Bonifazi Rodrigues - 01:08:29 - Pro Runner
2º Débora de Campos Vilas Bôas - 01:12:27 - Aquasport
3° Edijane Dias Ferreira - 01:14:05 - Sem equipe

Equipes Longo
1° Corre Corinthians - 92897 pontos
2° Águia da Montanha - 54776 pontos
3° Suisse - 47376 pontos

Equipes Curto
1° Polyfisico - 54378 pontos
2° Corre Corinthians - 37785 pontos
3° Rexam - 31889 pontos

Serviço
Copa Paulista de Corrida de Montanha 2014 - 4ª etapa
27.04.2014
Redação
Por Redação
28 Abr 2014 - 18h35 | sudeste |
publicidade
publicidade
publicidade
publicidade
Cadastro
Cadastre seu email e receba as noticias automaticamente no seu email diariamente
Redes Sociais