Circuito Haka Race tem estreia com chuva em São Francisco Xavier

Por Redação - 13 Mar 2014 - 16h35

Numa prova marcada pela chuva - que voltou com força após um longo período de seca em todo centro sul do País - e por longas subidas nos trechos de bike, que obrigaram as equipes a fazer muita força, o circuito Haka Race abriu a temporada 2014 em São Francisco Xavier-SP, na Serra da Mantiqueira.

A prova foi a primeira de uma nova categoria lançada pelo Haka, a Estreante, formada por três atletas novatos mais um corredor experiente (tutor) e que tem como objetivo promover o contato de atletas que nunca participaram de corrida de aventura com o esporte.

Correndo aventura pela primeira vez aos 58 anos, Carmen Silvia Carvalho era uma das atletas da categoria Estreante e se surpreendeu com os desafios do Haka. "Foi mais difícil que imaginávamos, com um paredão logo no início e subidas muito íngremes. Mas também foi uma experiência riquíssima de vida", disse Carmen, que junto com Carmen Lígia Nobre (61 anos) e Silvia Salmaso (56 anos) e com o tutor Rodrigo Kaveski, formou a equipe Maduras – confira depoimento abaixo.

Outro estreante na corrida de aventura, Estevan da Rosa, da equipe Recanto dos Pássaros São Francisco Xavier, competiu na categoria Sport e mostrou que leva jeito para o esporte. Mesmo nunca tendo corrido, a equipe venceu na Sport Masculina, com uma diferença de uma hora para a quinta colocada, um resultado expressivo.

"Essa primeira corrida de aventura foi um mosaico para mim, unindo várias modalidades que já praticava separadamente", explicou Estevan, que já venceu provas de Corridas de Montanha e de Áqua Raid, além de ser montanhista. "Agora, vamos participar das quatro etapas do circuito Haka Race".

Mais íntimo com o esporte, o atleta Maurício Morceli, da equipe Saci - terceira colocada na categoria Elite Dupla Masculina - elogiou a chuva que caiu durante a corrida. "Deixou a prova mais pesada, por causa da lama, mas também serviu para refrescar".

Já um dos mais experientes atletas de corrida de aventura do País, Rafael Campos, da Quasar Lontra (segundo colocado nos quartetos), considerou a etapa desafiadora. "Normalmente, completamos provas de 50 quilômetros em quatro, cinco horas, mas a prova de São Francisco Xavier teve quase sete horas! Tivemos longas montanhas, com inclinação desafiadora, mas passamos por lugares com vistas inesquecíveis. As montanhas deixam a prova mais dura, mas também mais bonita."

Para as próximas etapas, Campos espera as mesmas características: "Que continue nessa 'pegada'. Prova dinâmica, com troca de modalidades, razoável desafio e com trechos de navegação mais exigentes. Aventura de verdade."

A segunda prova do Haka Race está marcada para os dias 07 e 08 de junho, em Ribeirão Pires-SP.

Resultados
Sport Dupla Mista

1 - Lost AKSA
2 - Lebreiros
3 - K2 Race

Sport Dupla Masculina
1 - Canto dos Pássaros SFX
2 - Batráquios/Selva Aventura
3 - Keep Walking

Pró Quartetos
1 - JuruBikers
2 - Selva Trek Kailash
3 - Quasar Lontra Kailash

Pró Elite Masculina
1 - GO Crazy AKSA
2 - Equipe Então
3 - SACI

Mais informações: www.hakarace.com

Serviço
Haka Race 2014 - 1ª etapa
08.03.2014
São Francisco Xavier (SP)
www.hakarace.com
Redação
Por Redação
13 Mar 2014 - 16h35 | sudeste |
publicidade
publicidade
publicidade
publicidade
Cadastro
Cadastre seu email e receba as noticias automaticamente no seu email diariamente