Ecomotion leva os amantes de aventura para um desafio na Serra da Mantiqueira, a Volta do Baú

Por Redação - 27 Set 2013 - 13h06

Ainda com muitas lembranças do Ecomotion/Pro 2013, maior corrida de aventura das Américas que ocorreu no sul da Bahia, a organização do evento prepara a Corrida de Montanha - Volta do Baú, em São Bento do Sapucaí (SP), no dia 5 de outubro. No entorno de um dos maiores ícones da Serra da Mantiqueira, os participantes poderão optar entre as versões de 12 km ou 30 km e também uma versão de 3 km para crianças a partir de 5 anos.

Será uma prova técnica e linda, ao mesmo tempo um excelente desafio para os corredores profissionais que buscam superar suas marcas, e uma bela experiência esportiva para aqueles que buscam na corrida de montanha explorar seus feitos esportivos em meio à natureza, em uma região ícone do Estado de São Paulo – o Monumento Natural Pedra do Baú.

Volta do Baú 2013 - Alexandre Cappi
© Alexandre Cappi

O complexo da Pedra do Baú faz parte da Serra da Mantiqueira. É um importante conjunto de rochas, famoso por abrigar as mais importantes rotas de escalada esportiva do Brasil. O complexo é formado por três grandes rochas: Bauzinho, Pedra do Baú e Ana Chata. Sendo que estas duas últimas fazem parte do percurso da prova. Por se tratar de uma floresta preservada, apresenta uma grande variedade de espécies, destacando–se a presença da Araucária Angustifólia.  O clima na região é subtropical de altitude e apresenta temperaturas que nos meses mais quentes não ultrapassam 22°C e nos meses mais frios caem abaixo de 0°C.

No alto dos 1950 metros de altitude é possível avistar várias cidades do Sul de Minas e do Vale do Paraíba. "Acreditamos que a integração com a natureza por meio do esporte é uma importante ferramenta de conservação das nossas florestas e da identidade cultural dos locais onde promovemos estas experiências. Quem conhece, protege. Quem percebe valor, defende e se mobiliza", pontua Tiago Guimarães – diretor da Ecomotion.

No caso das crianças, diferente das provas tradicionais onde correm alguns metros apenas para ver quem chega primeiro, o objetivo do Ultra Trail Kids é educacional. Elas farão uma trilha, conduzidas por monitores que irão explicar sobre a fauna, flora e geografia, assim como a importância dos cuidados com alimentação e hidratação nas atividades físicas.

"Quanto mais cedo essa relação íntima com a natureza começar, maiores são as chances de um adulto se tornar consciente. Por isso, queremos que as crianças participem do Ecomotion juntamente com os adultos", explica Shubi Guimarães, diretora da Ecomotion.

As provas ocorrem no sábado pela manhã, com largada às 08h30 para as provas de 12km e 30km. O Ultra Trail Kids larga alguns minutos antes dos adultos, às 08h25. As inscrições podem ser realizadas diretamente pelo site da Ecomotion – www.ecomotion.com.br até 30/09. Ou no local no dia da prova (sujeito a disponibilidade de vagas).

Serviço
Volta do Baú 2013 - Ecomotion Corrida de Montanha
05.10.2013
São Bento do Sapucaí (SP)
www.ecomotion.com.br
Redação
Por Redação
27 Set 2013 - 13h06 | sudeste |
publicidade
publicidade
publicidade
publicidade
Cadastro
Cadastre seu email e receba as noticias automaticamente no seu email diariamente
Redes Sociais