1ª edição da TratoRace movimentou Aldeia da Serra no final de semana

Por Lilian Araujo - 02 Out 2012 - 17h01

Aldeia da Serra, entre Santana de Parnaíba e Barueri, recebeu no último fim de semana de setembro a primeira etapa da TratorRace Corrida e Caminhada. A proximidade com a capital paulista e proposta de um circuito misto - entre asfalto e estradas de terra – fez com que a prova atraísse cerca de 600 competidores, muitos deles estreantes em corridas de montanha.

O Sol e o desnível de quase 1.000 metros de altitude acima do nível mar desafiaram os atletas da categoria 11 km. O calor e o cansaço foram compensados pelo visual incrível de lagos, montanhas e o verde da mata. Van Johnson Ribeiro, da equipe Antílope, foi um dos atletas que sentiu os efeitos do clima. Vindo de uma prova de revezamento na véspera da TratorRace e ainda acompanhado de uma indisposição estomacal, o competidor precisou diminuir o ritmo a poucos metros da chegada por conta das câimbras e mal-estar. Mesmo arrependido por ter se alimentado com um caldo de mocotó na noite anterior, Ribeiro comemorou a segunda colocação geral: "Vim para ganhar, mas acabei cometendo o erro de deixar de me alimentar direito. Sou maranhense e não resisti ao caldo de mocotó. Mas tudo bem, gostei da prova, do lugar, do visual e consegui segurar o segundo lugar", comentou Ribeiro, ainda sem saber que havia conquistado a primeira colocação da categoria Máster, com o tempo de 44´31.

O vencedor da geral, Damião Nunes de Souza, da equipe Superação Esportiva, fechou o percurso em 41’41. Embora Ribeiro tenha sido o único atleta da Máster a se classificar entre os três primeiros da geral, a separação entre as categorias Geral (até 44 anos) e Máster (a partir de 45 anos) surpreendeu os atletas que não se atentaram ao regulamento.

Correndo em terreno conhecido, o pódio feminino foi composto pelas donas da casa Miriam Paulino, da Corra Orientado Barueri, com o tempo de 48’36; pela moradora de Aldeia da Serra, Andreia Miranda, da Planet Assessoria, com 52’33; e pela aluna de Miriam, Patrícia dos Santos, que percorreu os onze quilômetros em 55’35.

Diversão - Enquanto boa parte dos atletas do pódio conversava entre si para contabilizar os tempos da corrida e comemorar a classificação, outros competidores formavam rodas com os amigos, familiares e companheiros de assessorias esportivas presentes, cada um contando suas experiências na prova. Depois de meses descansando das corridas, a atleta Adriana Lopes Barreto estava feliz com o retorno às competições. No início do ano, ela havia participado de uma prova de 100 quilômetros na Patagônia Argentina. "Adoro provas com bastante desnível. Apesar do asfalto, a TratorRace teve algumas subidas e descidas bem legais e uma vista linda".

Realizada pelos atletas de corrida de aventura, Rodrigo Martins (Trator) e Elaine Pichiliani, a TratorRace também uniu famílias em torno do esporte. Enquanto pais corriam na categoria 11km ou caminhavam na versão 4km, crianças de quatro a onze anos brincavam na versão corrida infantil.

Além deles, o entretenimento foi garantido também a um grupo de atletas portadores de necessidades especiais. Nos quatro quilômetros da caminhada, os competidores se divertiam entre si e ainda paravam para brincar com os patos e gansos soltos próximos aos lagos. Uma premiação exclusiva à categoria garantiu uma comemoração à parte aos atletas, que foram aplaudidos e ovacionados por todos os presentes na premiação.

Adriana Lopes Barreto
No início do ano, Adriana Lopes Barreto participou de uma prova de 100Km na Argentina

 

Classificação:
11 Km Feminino
Miriam Aparecida Paulino (00:48:36) - Corra Orientado Barueri
Andreia Sekine Miranda (00:52:33) - Planet Assessoria
Patricia Aparecida dos Santos (00:55:35) - Corra Orientado Barueri

11 Km Femino Master
Rita De Cassia Sversut Appezzato (00:58:19) - ATC
Maria De Fátima Miakotnykh (01:01:08) - MPR
Tania Monreal (01:01:24) – Avulso

11 Km Masculino
Damião Nunes De Souza (00:41:41) - Superação Esportiva
Sandro Rogerio Da Silva Cosmo (00:44:36) - Deus do Impossível
Henrique Afonso Rodrigues (00:45:13) - Esperia Dynafit Assessoria

11 Km Master
Van Johnson Iris Ribeiro (00:44:31) - Antílope
Adauto Fernandes Dos Santos (00:49:10) - Corra Orientado Barueri
Antonio Carlos Da Paixão Santo (00:52:08) - EC Tavares

PNE – Portadores de Necessidades Especiais
Antonio Luis Vilela (00:57:27)

Mais informações: www.tratorrace.com.br

Lilian Araujo
Por Lilian Araujo
02 Out 2012 - 17h01 | General |
publicidade
publicidade
publicidade
publicidade
Cadastro
Cadastre seu email e receba as noticias automaticamente no seu email diariamente
Redes Sociais