Dois novos campeões no topo do Mont-Megantic

O Canada Man/Woman Extreme Triathlon está de volta e foi além das expectativas. A quarta edição, realizada pela primeira vez no outono, trouxe a vitória de Sylvain Lafrance e Florence Lavoie-Deraspe.

O bi-campeão Jérôme Bresso não participou dessa vez, abrindo as portas para a coroação de Lafrance como novo Rei da Montanha, alcançando o topo do Mont Megantic após 10h30m32s de muito esforço desde o início da prova às 06h15 nas águas geladas do Lago Megantic. Em seguida chegaram Christian Vachon, de Magog (11:10:19) e Pascal Coudé, de Saguenay (11:26:41).

Lavoie-Deraspe foi uma grande surpresa, cruzando a linha de chegada como primeira mulher. A atleta de Sherbrook completou a prova em 11h36m59s , conquistando também a 7ª colocação geral e um pouco à frente de Lyne Bessette, que chegou em segundo lugar como em 2019, com o tempo de 11h53m07s. A terceira colocada foi a norte americana Alysha Krall com o tempo de 12h00m51s.

Esse ano o Canada Man/Woman Extreme Trathlon foi um pouco diferente: a natação teve 1.5 Km ao invés dos 3.8Km; as largadas aconteceram em pequenos grupos e o evento teve início um pouco mais tarde.

“Considerando os ajustes que fizemos nesta edição em razão do outono e das restrições sanitárias, os tempos finais não podem ser comparados com os outros anos,” disse o co-fundados e diretor de operações da Endurance Aventure, Jean-Thomas Boily. “De qualquer maneira, tivemos a oportunidade de acompanhar uma corrida impressionante com uma paisagem majestosa e podemos afirmar que essa foi a edição mais rápida do Canada Man/Woman Extreme Triathlon.”

O ano de Lafrance

A edição 2021 deu a Sylvain Lafrance a oportunidade esperada há tempos de alcançar o degrau mais alto do pódio. Após a segunda colocação em 2019 e 2018 e a quinta, em 2017, o atleta de Victoriaville foi o mais rápido e o primeiro a completar a prova na sua quarta participação. Ele foi o quarto atleta a sair da água e travou uma disputa com o francês Eric Bessemoulin na seção de ciclismo. Ambos trocaram posições à frente, mas o veterano se deu melhor e terminou o pedal apenas 10 segundos antes de seu adversário. Mas ele conseguiu aumentar a vantagem ao entrar no Parque Nacional Mont-Megantic e manteve o ritmo forte até o final.

“A corrida foi muito difícil esse ano,” explica Sylvain Lafrance. “Parte do terreno estava bastante acidentado (e muito técnico) e a chuva de ontem não ajudou. Mas de manhã, quando estávamos na água, não parecia muito frio. E me aqueci rápido na bicicleta. Eu tive uma grande equipe de apoio. Não precisei diminuir o ritmo ou parar. Cheguei ao final com a ajuda deles!”

Christian Vachon, na sua primeira participação, contou com a sua força na corrida a pé para conquistar o segundo degrau do pódio. O Magogois, conhecido pelos seus muitos desafios desportivos realizados para apoiar o sucesso educacional, conseguiu assim ficar entre os melhores. Ele aprendeu com sua experiência no GBC 500 em agosto passado, quando teve que parar e retomar a corrida alguns dias depois devido a uma lesão no joelho. Uma experiência que, no entanto, o ajudou em sua preparação para o CANADA MAN / WOMAN TRIATHLON.

“O ano passado foi muito difícil, pois passei pela perda de minha mãe e me machuquei durante o GBC 500”, admite Christian. “Estou muito surpreso por ter chegado na segunda posição! Eu não sou um bom nadador: eu bebi alguns copos de água esta manhã (risos)! Mal podia esperar para chegar à última parte da prova – a seção de corrida – porque é minha melhor modalidade, mas não me senti pressionado ou estressado por um sentimento de competição em qualquer momento durante o dia. Toda a aventura deste CANADA MAN / WOMAN é um fim de semana incrível com os amigos e é isso que vai ficar e ser lembrado nesta experiência.”

Uma corrida para três

Na competição feminina, as três primeiras atletas trocaram a liderança a todo momento. Florence Lavoie-Deraspe foi a mais rápida na natação (00:25:53). Ela caiu para a terceira posição após o percurso de bicicleta, atrás da bicampeã Bessette e da americana Krall, antes de voltar à liderança e se manter lá depois de ter feito a metade do percurso.

«O meu forte é nadar, por isso tudo foi muito bem desde o início. Poderíamos ter feito os 3.8Km de natação!”, disse a vencedora.

Primeira mulher da TR 2 (segunda zona de transição), Bessette, campeã de 2017 e 2018, ficou na terceira posição na montanha. Sua experiência nas subidas a ajudou a chegar à segunda posição, mas ela não conseguiu alcançar a primeira colocada. «Estava impaciente para alcançar à linha de chegada”, admite Lyne. “Joguei gato e rato o dia todo. Eu senti uma onda de cansaço em um ponto, mas é normal. As meninas eram muito fortes. Ela (a vencedora) corre muito bem. Eu não pude passar por ela.”

Partida ao amanhecer

Os atletas começaram a prova com um mergulho, entrando na água em grupos de quatro, a cada cinco segundos, na Estação Turística de Baie-des-Sables. Três voltas de 500m tiveram que ser completados em substituição aos 3,8 km usuais de natação. A temperatura da água (12 Celsius) não afetou a vontade dos nadadores! Mais de um terço deles fez a transição em menos de 30 minutos.

Entre eles, o único atleta local a participar foi Luc Vallerand. Competindo pela primeira vez nesta prova, o atleta do Frontenac chegou à meta com o tempo de 12:56:40, ocupando a 17ª posição no ranking masculino e a 21ª posição geral.

“Foi insano! Minhas pernas pareciam incrivelmente fortes na bicicleta e meu irmão correu comigo quando eu mais precisei,” disse o atleta. Disse ainda que treinou com uma vontade inacreditável nos últimos dois anos para cumprir este desafio. Ele está convencido de que esta aventura tem muitos efeitos positivos na democratização do triatlo, não apenas na área e na comunidade do Lago Megantic, mas também em toda a província de Quebec. “Graças à Endurance Aventure! Você torna tantas vidas diferentes e impactadas positivamente! É verdade para mim também. Este evento tem que continuar acontecendo nos arredores do Megantic!”

Mais informações: https://caxtri.com/

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *